18 de Maio

Retomada de empregos em Sete Lagoas

Apesar de ainda tímidos, aos poucos alguns números indicam uma pequena retomada na economia do país. E essa tendência começou a chegar ao mercado de Sete Lagoas após um longo período de retração. Pesquisa do Núcleo de Estudos Econômicos e Sociais (Nees), do Unifemm, indicam um aumento no número de vagas de empregos na cidade. Em março, o município registrou um saldo positivo de 247 novos contratados. Somente neste primeiro trimestre de 2018 o saldo é de 625 empregos gerados. Em março, as contratações somaram 1.609 vagas, número superior às 1.362 demissões no mesmo período. (Boca do Povo – Sete Lagoas)

HC-UFU suspende cirurgias

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) está com estoque baixo do tipo sanguíneo O+ e os procedimentos eletivos que precisam da reserva dessa tipagem estão suspensos até que a situação normalize. Segundo a assessoria de imprensa da unidade, são realizadas apenas cirurgias de urgência e emergência no momento. Ainda segundo a assessoria, o estoque de O+ encontra-se em níveis críticos. O hospital ainda informou que a situação é reflexo de uma queda nos estoques de todo o estado de Minas Gerais. Também por falta de estoque, a unidade chegou a suspender todas as cirurgias eletivas na última terça-feira. (Diário de Uberlândia)

Passe Livre funciona em novo espaço

O Espaço Cidadão da Rua Halfeld de Juiz de Fora, que realiza encaminhamentos de documentos, levantamentos de débitos e cálculos de impostos municipais, receberá mais um serviço. A partir da próxima segunda-feira, 21, o Passe Livre, que antes era oferecido na Rua São Sebastião, passa a ser oferecido na unidade que fica na esquina da Avenida Rio Branco, 2.234, no Centro. Segundo a PJF, a mudança pretende aprimorar o atendimento garantindo mais acessibilidade, devido à circulação de ônibus na região central, além de ampliar o horário de atendimento, uma vez que o serviço era realizado três vezes por semana. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Sebrae realiza seminário para mulheres

Para mostrar o avanço da participação feminina no mundo dos negócios, o Sebrae Minas realiza, no dia 23 de maio, o 4º Seminário Mulheres Empreendedoras, em Além Paraíba. A ação tem parceria da ACEAP e ocorre no Sindicato Rural de Além Paraíba, das 13h30 às 16h. A inscrição gratuita deve ser feita no site do Sebrae Minas. O seminário tem por objetivo inspirar e fomentar o empreendedorismo feminino, dando às empreendedoras da região a oportunidade de trocarem experiências, conhecer cases de sucesso e ter acesso a informações voltadas para o empreendedorismo feminino. (Leopoldinense)

Campanha vai a BR contra a pedofilia

Quarto estado em pontos de exploração sexual de crianças e adolescentes, Minas registra, por dia, pelo menos nove casos de pedofilia. Parte deles se dá à beira de rodovias, em postos de combustíveis e casas de shows onde meninos e meninas são aliciados por viajantes. Na tentativa de frear essa violência, uma campanha de conscientização junto a motoristas aconteceu ontem, 18, no posto do Anel Rodoviário Norte, na BR–135, em Montes Claros. A escolha da data não foi por acaso. Ontem, foi Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes. Crimes que chocam por vários fatores, mas sobretudo pela covardia e por serem, muitas vezes, cometidos por pessoas consideradas “acima de qualquer suspeita”. (O Norte de Minas – Montes Claros)

Plurianual passa pelo Legislativo

Foi aprovado pela Câmara Municipal de Uberaba (CMU) o Projeto de Lei (PL) 147/18, que trata da revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPA) para o ano de 2019. O atual PPA, que passou pelo crivo dos vereadores no ano passado, é válido de 2018 a 2021. Para o período estão previstos R$5,6 bilhões entre receitas e despesas, o que dá uma média de R$1,4 bilhão por ano. De acordo com a justificativa do PL 147, assinada pelo prefeito Paulo Piau (MDB) e o secretário de Governo, Antônio Sebastião Oliveira, o PPA orienta a elaboração das Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e das Leis Orçamentárias Anuais (LOA) para um quadriênio. (Jornal da Manhã – Uberaba)

“Encontro Fugaz” estreia em Barroso

Barroso será palco da estreia nacional de “Encontro Teatral”. Durante o primeiro fim de semana de junho (sábado e domingo), o espetáculo estará em cartaz no Teatro Municipal de Barroso. Encontro Fugaz é um desafio teatral, com texto e direção de Orlando Orube e atuação de Sílvia Mello e Anderson Rail, o público não encontrará um teatro com sequências lógicas ou técnicas de atuação e composição específicas. A peça realizada sem patrocínio das Leis de Incentivo à Cultura, contou com recursos próprios da MBYÁ e Parceria Cultural de empresários da cidade. (Primeira Página – Barroso)

SIMA doa 10 mil litros de óleo para entidades

Por mais um ano o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Extração de Metais Básicos e Minerais Não-Metálicos, Indústrias Químicas e de Fertilizantes de Araxá, Tapira, São Roque de Minas, Perdizes, Delfinópolis, Cássia, Fortaleza de Minas e Ibiá (SIMA) realizou a arrecadação de óleo de cozinha para ser doado a entidades assistenciais de Araxá. A ação fez parte do programa de orientação e transmissão de declarações de Imposto de Renda Pessoa Física, realizado desde 2013. Durante os meses de março e abril, o sindicato atendeu aos trabalhadores associados e não associados transmitindo as declarações e recebendo em troca óleo, arrecadando um total de 5.862 litros. (Diário de Araxá)