COLUNA MG

18 de Janeiro

Rede de Notícias Sindijori MG

Norte lidera o ranking da dengue

O Norte de Minas lidera o ranking dos 20 municípios com maiores incidências de casos de dengue no Estado. Em Montes Claros, sujismundos continuam desovando lixo em qualquer local, inclusive na zona rural, em flagrante desrespeito à saúde e ao meio ambiente. Com 13.726 habitantes, Mirabela, da Unidade Regional de Saúde (URS) de Januária, lidera o ranking, com 159 casos e a alta incidência de 1.1158,39%. Em todo o ano passado, foram oito óbitos por dengue. Em apenas duas semanas de 2019, entre casos confirmados e em investigação, 1.571 casos prováveis da doença já foram contabilizados pela SES-MG. (Jornal de Notícias – Montes Claros)

 

Sete Lagoas pode receber linha férrea

Estão avançadas as negociações para que Sete Lagoas receba uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e uma linha férrea ligando o município ao porto de São Mateus, litoral norte capixaba. A linha passaria por Confins e outras cidades como Barra de São Francisco, Governador Valadares e Santa Rita do Itabira, e transportaria cargas como petróleo e gás, rochas ornamentais e celulose, grãos e armazenagem de veículos, além de outros produtos. Há também a possibilidade do transporte de passageiros. Nas cidades afetadas teve início a mobilização de prefeitos, presidentes de câmaras e deputados da região, que ligará o complexo portuário de São Mateus a Sete Lagoas, com uma extensão de 560km. (Jornal Sete Dias – Sete Lagoas)

 

Abastecimento de água é tema de estudo

Com o intuito de evitar que a crise hídrica enfrentada pela população de Paracatu, recentemente, se repita, o Sebrae Minas, a Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (Irriganor), com apoio da Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu (Adesp), Prefeitura Municipal e diversos parceiros, se uniram para realizar um estudo de disponibilidade hídrica e de uso e ocupação do solo da bacia do Ribeirão Santa Izabel, que abastece a cidade. Uma equipe formada por geógrafos e geólogos responsáveis pela fase inicial de análise do Zoneamento Ambiental Produtivo (ZAP), como é denominado o estudo, já realizou alguns trabalhos de campo para verificar a situação do ribeirão. (Jornal Paracatu News)

 

Projeto Nossa Energia chega a Muriaé

Levando muita informação e diversão para a população, o projeto Nossa Energia retoma suas atividades. A primeira cidade a receber o caminhão da Energisa em 2019 será Muriaé. A Prefeitura Municipal de Muriaé também estará presente com uma série de serviços: instruções de cadastro único, aferição de pressão arterial e orientações para combate à Dengue. Haverá ainda camas elásticas, brincadeiras e muito mais. O evento será neste sábado, 19, das 9h às 11h. (Gazeta de Muriaé)

 

Igam altera prazo para cadastro

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) alterou, excepcionalmente para o exercício de 2018, a data para declaração da situação dos empreendimentos no que diz respeito à captação em corpos d’água de Minas Gerais, confome Portaria Igam nº 01/2019. O usuário de recursos hídricos deverá informar no Sistema de Cadastro de Usuários de Recursos Hídricos (Siscad) – até dia 31 de março de 2019 – a previsão de vazões a serem medidas no ano corrente de 2019, bem como as vazões efetivamente medidas em 2017. (Jornal das Montanhas – Munhuaçu)

 

Leopoldina é destaque na OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - Obmep é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Até o ano de 2017 o público-alvo da Obmep era composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. (Jornal Leopoldinense)

 

Samu Ipatinga atendeu 60% dos acidentes

Referência em urgência e emergência na cidade e na Região do Vale do Aço, o Samu de Ipatinga contabilizou em 2018 um número expressivo de atendimentos, além de conquistar importantes recursos para melhorar sua atuação no município. No ano passado, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência recebeu mais de 42 mil chamadas telefônicas. Desse total, 9.948 ligações se converteram em atendimentos a diversos tipos de ocorrências, com destaque para o socorro a envolvidos em acidentes de trânsito – 60% do total. (Diário do Aço – Ipatinga)

 

Prefeitura faz obras contra inundações

O Saae de Lagoa da Prata irá iniciar nos próximos dias de janeiro mais duas obras na cidade para conter os problemas das chuvas. Uma delas será na Avenida Isabel de Castro, no trecho que segue da Embaré para a Apae, com a duplicação da manilha que canaliza o Córrego Chico Silveira, o que irá dobrar a capacidade de escoamento de águas pluviais. A outra que também vai começar neste mês é na Rua Rede dos Ferroviários, realizando trabalhos de canalização das águas escoadas das partes mais altas dos bairros Santa Helena e Maria Fernanda I. (Jornal Cidade – Lagoa da Prata)

© 2017 Folha da Manhã - Criado com o  Wix.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now