COLUNA MG

20 de Abril

Rede de Notícias Sindijori MG

UBS avaliada em R$ 1 milhão está sem funcionar
O prédio de uma Unidade Básica de Saúde do distrito de Milagre, em Monte Santo de Minas, está pronto, mas fechado e sem funcionar. Por causa do abandono, materiais estão se perdendo e até sendo furtados. A obra, do governo do Estado, tem valor estimado em mais de R$ 1 milhão. Os próprios moradores dizem que é um desperdício de dinheiro público e que o distrito não precisa de uma unidade de saúde com essa estrutura. Segundo os moradores, a unidade de saúde começou a ser construída em outubro de 2014 e deveria ter sido entregue em junho de 2015. A construção, então, se estendeu até o ano passado, quando foi abandonada de vez. O que chama a atenção é a estrutura do prédio, programada para atender 300 pacientes por dia, enquanto a demanda do distrito é de 40. O prédio tem dois andares e 18 salas. Tem ainda um elevador. Toda a estrutura e parte do acabamento estão prontas como pisos e aberturas. (Correio do Sul)

Cadastro biométrico tem baixa adesão
Pouco mais de 10% dos eleitores de Uberlândia procuraram o cartório eleitoral até o momento para fazer o cadastramento biométrico obrigatório. Cerca de 430 mil de um total de 480 mil pessoas ainda devem ir até o cartório na cidade. O prazo para o cadastramento termina em 9 de fevereiro de 2018. Quem não fizer a biometria terá o título de eleitor cancelado. O serviço só é oferecido mediante agendamento pelo telefone 148 ou pelo site www.tre-mg.jus.br/eleitor/biometria. Para ser atendido, é necessário apresentar um documento oficial de identidade com foto e comprovante de endereço recente. O passaporte não é válido. Para quem irá emitir o título pela primeira vez também não é válida a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os homens entre 18 e 45 anos também precisam ter em mãos o comprovante de quitação do serviço militar. (Diário do Comércio)

Saúde apura falhas em pedidos de internações
Após pente-fino nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), a Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba identificou falhas no processo para solicitação de vagas em hospitais e anunciou a atualização no protocolo de atendimento para tentar agilizar a transferência de pacientes. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, a equipe técnica realizou um levantamento nas últimas semanas e verificou os problemas principalmente em relação às informações repassadas para a solicitação da vaga hospitalar. Além disso, o titular da pasta confirma que também foram observados casos de internações hospitalares solicitadas sem necessidade, o que sobrecarrega o sistema e pode acarretar na demora de atendimento de pacientes mais urgentes. Para tanto, Iraci afirmou que o protocolo atualizado tem como objetivo melhorar a informação aos órgãos de regulação e aos hospitais, para maior agilidade na assistência. (Jornal da Manhã)

SAAE cancela contrato com a Conserbras
O diretor presidente do SAAE de São Lourenço (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Henrique Ramon Poli de Almeida, prestou esclarecimentos aos vereadores em relação ao cancelamento do contrato com a Conserbrás, que executava os serviços de coleta de lixo e limpeza da cidade. Segundo ele, a parceria deveria seguir até o início de dezembro deste ano, mas foi interrompida no dia 27 de março devido ao não cumprimento por parte da empresa de cláusulas previstas, principalmente no que se refere a questões operacionais. O diretor de Relações Institucionais, André Ricardo Barroso, e o Engenheiro Civil da autarquia, Frederico Ferreira de Vasconcelos, também estiveram presentes na Câmara. Em substituição à Conserbras, as empresas Plural, de São João de Meriti, no Rio de Janeiro, e Carri, de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, passaram a fazer a coleta de lixo, a varrição e a capina das ruas em São Lourenço. (O Popular)

Convênio para custear futsal não foi aprovado
A previsão de que na segunda-feira, 17, haveria o possível desfecho da Câmara para autorizar a assinatura de convênio entre o município de São Sebastião do Paraíso com a Associação Esportiva Paraíso Futsal S/C, e através dela custear viagens da equipe de futsal da Intelli, não se concretizou. Mais uma vez o assunto foi debatido, mas não se chegou a consenso. O pedido de vistas feito pelo presidente Marcelo Morais, e a emenda modificativa apresentada por ele e pelo vereador José Luiz das Graças acabou adiando a votação do projeto em plenário. O presidente, no entanto, sugeriu que algumas questões precisam ser repensadas e priorizadas, e sem citar nomes mencionou que questionamentos se a Câmara não vai ajudar o futsal que representa Paraíso são feitos. (Jornal do Sudoeste)

Temporada de Teatro recebe espetáculo de palhaços 
De Mala às Artes é um espetáculo de palhaços produzido a partir das histórias de Pedro Malasartes, o astuto e justiceiro personagem conhecido no mundo inteiro por zombar dos poderosos, dos muquiranas e dos presunçosos. O espetáculo que acontece neste sábado, 20, em Sete Lagoas, é inspirado livre e matreiramente em pessoas e artistas que escreveram, poetizaram, cantaram, contaram, aumentaram um ponto e divulgaram a vida de Pedro Malasartes.  A Companhia Circunstância é formada por artistas que têm em comum a entrega à "arte de palhaços" e seu repertório conta com espetáculos, intervenções e oficinas realizadas em Minas Gerais e em outros estados. Desde 2004 o grupo com sede no bairro Sagrada Família, em Belo Horizonte, vem atuando em ruas, praças e eventos. Fazem parte do elenco os artistas Diogo Dias, Luciano Antinarelli, Evandro Heringer, Dagmar Bedê e Miguel Safe. A criação e direção é de Rodrigo Robleño. (Sete Dias)

Secretaria realiza 1o Encontro de Educação
Na semana passada aconteceu o 1º Encontro de Educação Infantil em Guaranésia, reunindo todos os professores e monitores da rede pública municipal, além de professores de escolas particulares e estudantes do curso pós médio. Vários temas que focam a educação infantil como “Cuidados na Infância”, “Afetividade na Educação Infantil”, “Jogos e Brincadeiras”, “Contação de Histórias”, “Cuidar e educar” foram abordados durante o círculo de palestras e dinâmicas, objetivando não só o direcionamento da aprendizagem infantil, mas também boas práticas dentro do ambiente escolar. Na abertura do evento, compuseram a mesa de honra o prefeito Laércio Cintra Nogueira, o vice prefeito Diego de Castro, do Secretário Municipal de Educação Willians Gavioli e das diretoras Rosane Moraes Figueiredo, Maria do Carmo Miguel, Maria Aparecida de Oliveira Franco, Magda de Paula e Cristiana Ferreira. (A Folha Regional)

Anteprojeto de Lei Complementar é aprovado
Na última terça feira, 18, em Reunião Plenária da Câmara Municipal, foi aprovado por unanimidade o Anteprojeto de Lei Complementar 03/2017 de autoria do vereador Renato Gomes que dispõe sobre a Regularização de Desmembramento do Solo e de Edificações do Município de Sete Lagoas. Esta sugestão estabelece normas e condições para regularização de desmembramentos de lotes decorrentes de loteamentos legalmente licenciados no passado e situados em zona urbana municipal. A reedição da norma neste momento possibilitará que muitos imóveis fossem regularizados e que pudessem exercer todos os direitos garantidos as demais propriedades tais como ligação de água e energia elétrica individualizado e separação regular do terreno sem a necessidade de convenção de condomínio para lotes de tamanho superior permitida pela legislação federal. (Boca do Povo)

Prefeito visita instalações da rede municipal
Na terça-feira, 18, o prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo (PSDB) visitou diversas instalações e equipamentos que compõem a rede de atendimento da Secretaria Municipal de Promoção Social. Acompanhado da secretária da pasta, Luzia Martins, da diretora técnica, Valéria Castilho, e da coordenadora de Atenção Básica, Lívia Maria Andrade, ele conheceu de perto a estrutura e o funcionamento dos diversos serviços oferecidos na área de assistência social. A equipe de governo esteve nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) das regiões leste, oeste e central, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no Banco de Alimentos, em dois abrigos que atendem pessoas em situação de rua e no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), da zona Leste e no Restaurante Popular. (Jornal da Cidade)

Advogados da OAB fazem manifestação
Advogados do Estado de Minas Gerais participaram de uma manifestação na tarde desta quarta-feira, 19/04, pela liberação dos pagamentos dos Alvarás Judiciais cujos valores estão em posse do Estado. No mesmo momento em que acontecia a manifestação em Teófilo Otoni e todo estado, o presidente Seccional da OAB-MG, dr. Antônio Fabrício e o secretário Geral Chaulfunc estavam em Brasília despachando com o ministro Alexandre de Morais, no STF. Segundo o presidente da 28a Subseção da OAB, dr. Alan Kardec Francisco Souza, depois da edição da Lei Estadual 27.270, houve um bloqueio por parte dos numerários depositados nas ações judiciais que estão tramitando em cada comarca. (Diário do Mucuri)

Projeto pode facilitar ações para deficientes
Os vereadores aprovaram por unanimidade, na reunião da última terça-feira, 18, projeto de lei que cria o Cadastro Municipal das Pessoas com Deficiência de Qualquer Natureza, de autoria da vereadora Miriam Facchini. O texto, que segue agora para ser sancionado pelo prefeito Grego, tem a finalidade de centralizar as informações referentes às pessoas com deficiência em Muriaé, facilitando a realização de políticas públicas voltadas para elas. De acordo com o texto aprovado na Câmara, o cadastro deverá conter todas as informações necessárias para qualificar o tipo e o grau de deficiência, além de quantificar e localizar com precisão as pessoas participantes. A inscrição se dará de forma voluntária, a critério dos próprios interessados, e os dados informados serão utilizados exclusivamente para a formulação de políticas públicas. (Gazeta de Muriaé)

Pedro Leopoldo Rodeio Show será em junho
Uma das maiores festas de peão do Brasil, o Pedro Leopoldo Rodeio Show chega à sua 14a edição nos dias 9, 10, 14, 16 e 17 de junho reunindo um time de atrações de peso do sertanejo e da cena eletrônica. Na sexta-feira (9), Marília Mendonça, a dupla Maiara e Maraísa e o cantor Danillo Bottrel tomam conta do palco principal. No sábado (10) é a vez de Jorge e Mateus, Matheus e Kauan e a super atração eletrônica, o DJ Alok. Na quarta-feira (14), Wesley Safadão e as irmãs Simone e Simaria prometem agitar o palco principal no Parque de Exposições Assis Chateaubriand. Quem também se apresenta é a dupla de DJs Felguk. A sexta-feira (16) será comandada por Gusttavo Lima e Aviões do Forró. Já no sábado (17), último dia do evento, Henrique e Juliano e Zé Neto e Cristiano fecham com chave de ouro a programação do Pedro Leopoldo Rodeio Show 2017. (O Observador)

Baixe o arquivo >>

© 2017 Folha da Manhã - Criado com o  Wix.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now