19 de Outubro

Novo golpe no comércio de Montes Claros

O comércio em Montes Claros está às voltas com mais uma fraude, agora com boletos/duplicatas, causado dores de cabeça e prejuízos financeiros aos empresários. A informação é de que diversas pessoas foram vítimas do golpe na cidade, especialmente no comércio. Preocupada com a situação, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) alerta a população, sobretudo os comerciantes, para que fiquem atentos ao receberem boletos oferecendo lhes vantagens para quitá-los. Presidente da CDL, o empresário Ernandes Ferreira externou apreensão com a situação, que considera grave, frisando que os fraudadores têm acesso aos documentos das empresas, os alteram e mandam através de e-mails de domínio fraudulentos (Jornal de Notícias – Montes Claros)

Queijo do Serro ganha marca própria

No próximo dia 24 de outubro, o Sebrae Minas, em parceria com a Associação dos Produtores Artesanais de Queijo do Serro (Apaqs) realiza, na cidade do Serro, região Central de Minas, o lançamento da marca Região do Serro, o selo que garante a qualidade do legítimo queijo artesanal. Trata-se da valorização da região a partir do produto, um dos grandes representantes da gastronomia mineira, conhecido desde a época da Coroa Portuguesa. A iguaria é registrada como Patrimônio Cultural e Imaterial Brasileiro e certificada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) com o selo Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência (IP), que garante sua origem. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

Semana lixo zero acontece em Uberlândia

É possível viver uma semana sem gerar lixo? Há quem diga que sim. A Semana Lixo Zero Uberlândia começa oficialmente hoje, 20, e contará com palestras e oficinas direcionadas à sustentabilidade, gestão de resíduos, consumo e reciclagem. Todas as atividades são gratuitas e as inscrições podem ser feitas pela internet, por meio do site www.ecolabora.com.br. As vagas são limitadas. A Semana Lixo Zero vai até o dia 27 de outubro. A ação acontecerá em mais de 60 cidades brasileiras e é a primeira vez que Uberlândia irá participar. (Diário de Uberlândia)

PMU parcela repasses às creches

Para regularizar repasses às 27 creches conveniadas ao município, a Prefeitura de Uberaba propôs parcelamento de valor em atraso e do saldo restante para este ano. A proposta foi apresentada ontem às instituições, que aprovaram a renegociação. Na reunião, a diretora de Planejamento, Gestão e Finanças da Secretaria de Educação, Elis Regina de Oliveira, justificou que os problemas no pagamento às creches se devem à falta de repasse de recursos do Fundeb pelo Estado. Segundo as informações da pasta, R$2.314.025,39 estão pendentes: R$213.133 restantes da quarta parcela do convênio e R$2.100.892,29 devidos da quinta parcela. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Concurso de café elege os 10 melhores

Já estão definidos pelo júri internacional do Cup of Excellence – Brazil 2018 os dez melhores cafés brasileiros do tipo arábica cereja descascado (preparados por via úmida). Nesta categoria, a "Pulped Naturals", o concurso recebeu 37 amostras na fase final, avaliadas por 29 juízes - a maioria deles internacionais - que estão no Brasil para as avaliações do concurso. O top 10 e os demais vencedores serão anunciados no domingo, 21 de outubro. A partir de agora, o júri internacional passa a avaliar as amostras de 40 cafés especiais da categoria "Naturals" (preparo via seca), determinando, também neste domingo, 21, o top 10 e os demais vencedores. (A Folha Regional – Muzambinho)

PMIF Muaythai acontece neste sábado

Neste sábado, 20, o Ginásio Rodrigão, em Muriaé, será palco de lutas profissionais de muaythai. O ginásio receberá atletas de todo país para a segunda edição do PMIF Muaythai Brasil. Com entrada gratuita, o evento acontecerá a partir das 18h e contará em sua programação com oito lutas. Desses confrontos, um será feminino e sete serão masculinos, disputados por atletas de Minas e de outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Rondônia. Além disso, haverá uma defesa e uma disputa de cinturão. Muriaé será representada pelo atleta Gabriel Castro (Thai Fighters). (Jornal de Muriaé)

Câmara devolve dinheiro para Prefeitura

Há dois meses e meio do final do ano, a Câmara de São Lourenço já realizou a devolução de R$ 65 mil para o Poder Executivo. Até o início desta semana, dois repasses haviam sido feitos, um de R$ 50 mil e outro de R$ 15 mil. Os recursos foram revertidos para pagamentos de exames diversos, como cateterismo, cintilografia cardíaca e ressonância magnética, entre outros. Além disso, foram comprados cinco aparelhos de eletrocardiograma para unidades de saúde. (O Popular Net – São Lourenço)