COLUNA MG

22 de Agosto

Rede de Notícias Sindijori MG

Uberaba é a única a contar com BRT

Em todo o mundo, mais de 32,8 milhões de pessoas são beneficiadas diariamente por mais de 400 corredores dedicados ao Sistema BRT/Vetor (Bus Rapid Transit - Ônibus de Trânsito Rápido). No Brasil, até janeiro de 2018, 18 estados e 29 cidades somam 90 projetos com 1.457,4km de extensão. Desse total de empreendimentos, 24 estão em operação, 22 em obras e 44 em fase de projetos que priorizam o transporte urbano por ônibus em sistemas BRT. Uberaba é destaque por ser a única cidade com menos de 500 mil habitantes a contar com esse tipo de sistema de transporte coletivo, o que garante planejamento para seu crescimento quanto à mobilidade urbana. Dados da WRI Brasil pontuam Uberaba como uma das cidades de maior relevância, atendendo mais de 22% de toda a população local. (Jornal da Manhã – Uberaba)

 

Mais de mil mulheres pediram proteção

De 1º de janeiro a 1º de agosto de 2018 foram distribuídos na 2ª Vara Criminal de Juiz de Fora 1.056 pedidos de medidas protetivas referentes à Lei Maria da Penha. Significa que, a cada dia, cinco solicitações desta natureza são feitas, todas elas em função da violência doméstica. Destas, metade tem as medidas aplicadas pelo juiz, como afastamento do agressor do lar, impossibilidade de chegar perto da vítima, impossibilidade de manter contato telefônico ou qualquer meio de comunicação. Os outros 50% consistem na desistência da vítima durante audiência de mediação em função do entendimento entre as partes. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

 

Museu do Zebu assina convênios

O Museu do Zebu assinou dois importantes convênios para abertura de novas oportunidades de estudo, conservação e divulgação da história da zebuinocultura brasileira. Os acordos foram assinados com as universidades de Uberaba: Uniube e Fazu. Com a Uniube, a parceria tem relação direta com o programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati), objetivando o fomento de ações articuladas mediante cooperação mútua, criando oportunidades de vivência e convivência aos idosos. Além disso, o projeto da Uniune “História Viva”, que produz vídeos-depoimentos de personalidades de Uberaba, englobará relatos de personagens da história do Zebu. (Jornal da Manhã – Uberaba)

 

Mutirão de consultas em Araguari

No último sábado, 18, o Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (Imepac) inaugurou as atividades do consultório oftalmológico do Centro Ambulatorial Dr. Romes Nader. O intuito principal é atender a demanda do município tendo em vista que inúmeras pessoas estão na fila de espera há anos. No caso de Pedro Martins Borges, com 70 anos de idade, a última consulta dele com o oftalmologista foi há mais de 10 anos, em Brasília. Em entrevista, ele fez questão de agradecer a instituição de ensino pela oportunidade. Investimentos feitos pelo Imepac e novidades que beneficiarão ainda mais os araguarinos foram destacados pelo diretor executivo da instituição de ensino, José Júlio Lafayette. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

 

MOC registra mortes por leishmaniose

Montes Claros já registrou 71 casos de leishmaniose visceral – com três mortes – e 21 casos de leishmaniose tegumentar neste ano em moradores da cidade. Os números são considerados preocupantes e podem ser o anúncio de uma epidemia se for levada em conta a quantidade de animais infectados – dos 9 mil cães examinados pela Zoonose, 1.347 (cerca de 15%) estariam com a doença. O número de mortes foi confirmado pelo Hospital Universitário Clemente de Faria, mantido pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A unidade é referência para atendimento a leishmaniose visceral e tegumentar, possuindo ambulatório para tratamento dos pacientes diagnosticados com a doença na região. (O Norte de Minas – Montes Claros)

 

Fundarte homenageia muriaeenses

A Prefeitura de Muriaé, por meio da Fundarte, realizou, na última sexta-feira, 17, a cerimônia de premiação e reconhecimento a iniciativas de preservação, valorização e divulgação do patrimônio histórico e cultural, com a entrega do "Prêmio Maria Bernadete Andrade Silva, de Incentivo ao Patrimônio Cultural de Muriaé". No sábado, 18, houve realização de palestras, mesa redonda e apresentações de trabalhos científicos. A iniciativa prestigiou muriaeenses que zelam pela conservação e proteção dos bens culturais da cidade. O prêmio recebe, este ano, o nome de Maria Bernadete Andrade Silva. (Gazeta de Muriaé)

 

FIPP 2018 encerra com balanço positivo

Bastou um passeio pelos estandes do Centro de Convenções – Expominas, nos cinco dias da Feira Internacional de Pedras Preciosas (FIPP) para confirmar a excelência em cada detalhe de quem faz este evento, capitaneado pela GEMS Exporters Association (GEA) em parceria com a ACCOMPEDRAS. Durante todos os dias, o público que circulava pelo Expominas se misturava a pessoas de várias partes do país e até de outras nacionalidades. Nos estandes e corredores da Feira, na praça de alimentação e nos espaços alternativos o movimento de pessoas foi constante. (Diário de Teófilo Otoni)

Baixe o arquivo >>

© 2017 Folha da Manhã - Criado com o  Wix.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now