23 de Novembro

Sete Lagoas decreta calamidade financeira

A dívida do Governo do Estado de Minas Gerais com Sete Lagoas chegou a R$ 112.771.942,83, um confisco sem precedentes da história da cidade. Com isso, o prefeito Leone Maciel assinou 21, um decreto que impõe estado de calamidade financeira no Município. A decisão administrativa estabelece diversas medidas de contenção de gastos por um prazo de 180 dias. Com o agravamento da falta de transferências de recursos obrigatórios houve o atraso do pagamento de 51% dos servidores municipais que na quinta-feira, realizaram um forte protesto contra o governo estadual. (Boca do Povo – Sete Lagoas)

Funasa faz orientações no Mucuri e Rio Doce

Uma equipe da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) realizou reunião técnica em Teófilo Otoni, durante dois dias, com representantes de municípios dos vales do Mucuri, Jequitinhonha e Rio Doce. A chefe dos serviços de convênios, Regina Celi Diniz explica que a reunião tem o objetivo de esclarecer aos técnicos dos municípios, tanto os administrativos quanto os técnicos de engenharia e de saúde ambiental, como é que funcionam os convênios que os municípios celebraram com a Funasa. Regina destaca que a Funasa repassa o recurso e os municípios executam. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

Mais de 2.900 escolhem de novos diretores

Na semana que passou foi realizada a consulta pública à comunidade escolar para a escolha de diretores e vice-diretores das unidades escolares de Ensino Fundamental e Médio de Poços de Caldas. O processo aconteceu em 24 das 25 escolas municipais e contou com a participação de 2.934 pessoas que escolheram os gestores que deverão ser nomeados para o exercício 2019/ 2022. (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)

Cursos de qualificação chegam a Muriaé

Os moradores de mais dois distritos de Muriaé podem ter acesso facilitado a cursos online oferecidos pela Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais (Uaitec Lab). Alunos da Escola Estadual Temístocles Eutrópio, em Boa Família, e da Escola Estadual Coronel Francisco Gomes Campos, em Itamuri, foram capacitados como monitores, podendo auxiliar outras pessoas na utilização da plataforma virtual da instituição. (Gazeta de Muriaé)

Atendimentos no Pronto-Socorro são suspensos

Os atendimentos no Pronto-Socorro do Hospital São José, em Uberaba, estão suspensos desde o fim da noite de quarta-feira, 22. Médicos plantonistas reclamam de atrasos no pagamento. No início do mês, funcionários do hospital também protestaram por causa de atrasos de salários. Na tarde de quarta-feira, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Hospitais e Casas de Saúde de Uberaba (Sindisaúde), Juny Júnior Guimarães, e representantes do departamento jurídico do sindicato se reuniram com o proprietário do hospital, Alciomar Marques. No entanto, segundo Juny Júnior, não houve avanços. (Jornal de Uberaba)

Piau anuncia a revitalização de mata

Prefeitura realiza inauguração de Sítio Histórico e Cultural Memorial Chico Xavier e auditório do local. O evento foi realizado na manhã da última quinta-feira, 22, e, durante a solenidade, em pronunciamento, o prefeito Paulo Piau anunciou investimento na Mata do Carrinho, que fica ao lado do Memorial Chico Xavier. De acordo com a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Anne Roy Nóbrega, trata-se de mais um sítio que compõe o “Geopark Uberaba – Terra de Gigantes”. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Alvorada Cultural traz luz à acessibilidade

Este sábado, 24, é dia de muita festa para as crianças e jovens que participam do Alvorada Cultural. Familiares e amigos devem comparecer em peso para conferir os shows que marcam o encerramento das atividades neste ano de 2018. Ao todo, mais de 500 crianças dos projetos sociais ligados ao Alvorada Cultural já se apresentaram pelo tradicional palco montado no Clube Cesag. Esta é a 11ª edição do evento que já recebeu mais de 60 atrações. (Diário de Uberlândia)

Castramóvel inicia atendimentos em Ermida

A Prefeitura de Divinópolis inicia, na próxima segunda-feira, 26, castrações de cães e gatos na unidade de castramóvel. O equipamento estará ao lado da Unidade de Saúde de Santo Antônio dos Campos (Ermida) e atenderá a demanda da região. De acordo com o veterinário da Secretária Municipal de Saúde (Semusa), Alex Borges serão 40 vagas distribuídas nos cinco dias. “Os agentes de saúde fizeram o levantamento na região e agendaram os primeiros atendimentos”, explicou. Podem ser castrados cães e gatos, machos e fêmeas. (Gazeta do Oeste – Divinópolis)

Secretaria de Agricultura intensifica trabalhos

Lado a lado com os produtores rurais para que esses valorosos trabalhadores possam vencer suas dificuldades e seguir sua jornada diária plantando, colhendo e produzindo alimentos, a Secretaria Municipal de Agricultura de Leopoldina continua executando melhorias em várias estradas rurais por todo o seu extenso município. Mesmo com as chuvas caindo em toda a região, a equipe viária responsável pela manutenção e conservação das estradas, não tem cruzado os braços, trabalhando firme nas intervenções para garantir o trânsito para a comunidade rural. (Jornal Leopoldinense)

São Lourenço realiza Festival de Artes Cênicas

O XIV Festival Artes Cênicas promovido pela Diretoria de Cultura, junto com a Secretaria de Educação teve início na segunda-feira, 19, com a apresentação da Escola Cemei Noêmia Goulart, com a peça “O menino maluquinho”. O festival já está em sua décima quarta edição e conta com a participação de 489 crianças das escolas municipais e instituições, que irão se apresentar até o próximo dia 30. O tema proposto para as peças este ano foi “Minas Gerais” e serão ao todo 14 instituições que participarão com apresentações teatrais. (O Popular Net – São Lourenço)