26 de Julho

Trânsito monitorado por mais câmeras

Juiz de Fora terá mais quatro pontos de monitoramento de trânsito feito com câmeras. A expansão faz parte do processo de chamamento público para fornecimento do serviço, cujo resultado final foi divulgado na edição desta quarta-feira, 25, do Atos do Governo. A intenção da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) era expandir o projeto para mais 15 pontos da cidade, totalizando 27 áreas monitoradas. No entanto, somente quatro localidades interessaram as empresas agora conveniadas, por meio de uma parceria. Elas serão responsáveis pela instalação e manutenção dos dispositivos. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Projeto Startup Universitário já tem equipe

Inovar e fomentar o empreendedorismo em Montes Claros é uma das tarefas a serem cumpridas pelos acadêmicos Gilbert Uriel Braga, estudante do 4º período de medicina, Larissa Hiramatsu Gomes, do 8° período de engenharia civil, e Karen Pinheiro Couto, do 5º período de jornalismo. Eles foram escolhidos para o projeto Startup Universitário. Durante um ano, os bolsistas irão desenvolver eventos de empreendedorismo, programas de inovação tecnológica, cursos, programas de apoio a startups, dentre outras ações voltadas para os acadêmicos das Faculdades Integradas do Norte de Minas (Funorte) e para toda a cidade de Montes Claros. (O Norte de Minas – Montes Claros)

Empossado presidente regional da Fiemg

O presidente da regional Centro-Oeste da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Paulo César Costa, foi empossado na noite de quarta-feira, 25. Durante a tarde, Paulo concedeu entrevista coletiva, junto com o presidente da Fiemg, Flavio Roscoe, e o diretor da regional Centro-Oeste, Marcelo Marcos Ribeiro.O presidente regional criticou a situação da MG-050, do Hospital Público Regional Divino Espírito Santo, e do aeroporto de Divinópolis. Paulo contou que se reuniu na semana passada com os deputados federais Jaime Martins e Domingos Sávio e o deputado estadual Fabiano Tolentino. A pauta foram as obras paradas do hospital público. Paulo reforçou ainda que as obras também paradas da MG-050 impedem o desenvolvimento pleno de Divinópolis (Jornal Agora – Divinópolis)

Apenas 20% da Cosip é arrecadado

A Prefeitura de Uberaba conseguiu arrecadar apenas 20% do valor total lançado para a Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip) 2018. De R$2,2 milhões projetados para arrecadação este ano, apenas R$445,4 mil entraram nos cofres municipais. Os dados são da Secretaria Municipal de Finanças. Conforme o relatório final da pasta, 12.824 guias da Cosip foram emitidas este ano, mas apenas 2.448 foram pagas pelos proprietários de terrenos. O número corresponde a 19,09% da quantidade de imóveis sujeitos à cobrança da taxa. A Prefeitura pode tentar recorrer ao protesto de títulos para receber parte da quantia de R$1,7 milhão não pagos da Cosip e diminuir o índice de inadimplência. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Parte do prédio de escola é demolida

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 25, a demolição de parte da Escola Estadual Alda Mota Batista, localizada na rua Imperatriz Leopoldina, no bairro Tubalina. O local, alvo de incêndio no último dia 16, sofria risco de desabamento. O trabalho foi feito pela Prefeitura de Uberlândia com a ajuda de um trator. As estruturas demolidas foram aquelas que apresentavam mais riscos, como as paredes que faziam fachada com as ruas Imperatriz Leopoldina e Guerra Junqueira. Mesmo com boa parte da escola atingida pelo incêndio, estes setores eram os mais propensos a chances de acidentes com pedestres e motoristas que passam pelo local. (Diário de Uberlândia)

Poços realiza ação de prevenção a Hepatites

O atendimento para diagnóstico e orientação está disponível o ano todo, nas Unidades Básicas de Saúde e no Programa Municipal DST/AIDS que também oferece o tratamento contra as Hepatites Virais. Com o objetivo de chamar atenção para a importância da prevenção e também do diagnóstico, equipes de saúde vão realizar ações de conscientização nesta sexta, 27, em dois pontos da cidade. A data escolhida foi essa porque 28 de julho, sábado, é o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. As hepatites B e C são consideradas IFTs - Infecções Sexualmente Transmissíveis. Ambas podem ser controladas por meio de medicamentos. (A Folha Regional – Muzambinho)

Estação recebe Exposição de Orquídeas

Começa nesta sexta-feira, 3, a VIII Exposição Nacional de Orquídeas de Varginha. O evento prossegue no sábado e no domingo na Estação Ferroviária. Participarão cerca de 40 expositores de 20 cidades de Minas Gerais e São Paulo, como São José dos Campos, Divinópolis e Belo Horizonte. A realização é do Círculo Orquidófilo de Varginha, com apoio da Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural e da Secretaria de Turismo e Comércio. No sábado e domingo, serão doadas cerca de 600 mudas de orquídeas. (Gazeta de Varginha)