26 de Outubro

Uberaba entre as melhores para empreender

Estudo da consultoria Urban System, exclusivo para a Revista Exame, trouxe Uberaba entre as melhores cidades do Brasil, com mais de 100 mil habitantes, para investir em negócios. No ranking que tem 100 cidades, Uberaba ocupa 49ª posição – tendo subido 24 posições, em relação a 2017, estando à frente de capitais e cidades, como: João Pessoa (PB), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Uberlândia (MG), Blumenau (SC), Três Lagoas (MS), Franca (SP), entre outras. Uberaba, com a Sala do Empreendedor, citada na matéria, já abre empresas em 12 minutos. (Jornal de Uberaba)

Inhapim promove casamento coletivo

Dentro do espírito da Semana Nacional de Conciliação, que há 13 anos reúne as cortes de todo o País em torno do propósito de fomentar a paz social e ocorrerá no período de 5 a 9 de novembro, as comarcas de Governador Valadares e Inhapim estão atuando na defesa da cidadania por meio de casamentos coletivos de pessoas que não têm meios para formalizar sua união. Em Inhapim, o evento prevê celebração religiosa, produção para as noivas e fotógrafo para eternizar o momento. Já são 32 inscritos, sendo 27 para o casamento civil e cinco para a cerimônia religiosa. (Diário de Caratinga)

Parceria para garantir a decoração natalina

A Prefeitura de Montes Claros vai realizar parceria com algumas empresas para a ornamentação natalina de espaços públicos da cidade. A medida já foi oficializada através de decreto assinado pelo prefeito Humberto Souto autorizando temporariamente o uso de diversos logradouros públicos por empresas que demonstraram interesse. A iniciativa já havia sido adotada em 2017, porém em apenas um espaço físico. Devido ao sucesso do ano passado, o projeto foi ampliado e irá incluir as praças Coronel Ribeiro, Jatobás, Pio XII (Catedral), Beato Francisco Coll e Doutor Chaves (Matriz), além da Lagoa do Interlagos e do Trevo da Sion. (Jornal de Notícias – Montes Claros)

UFSJ lança edital do concurso de Presépios

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Federal de São João del-Rei (Proex/UFSJ) publicou recentemente o edital para a 13ª edição do seu Concurso de Presépios. O edital estabelece o regulamento para inscrição das propostas artísticas. As inscrições das propostas para este ano poderão ser realizadas entre os dias 16 de novembro e 4 de dezembro. Qualquer pessoa física, nacional ou estrangeira, com idade igual ou superior a 15 anos, pode participar e concorrer a uma das duas categorias do concurso. (Sete Dias – Sete Lagoas)

Escola na Câmara mirim em Brasília

Nos dias 25 e 26 de outubro, alunos da Escola do Legislativo de Varginha esteviveram representando a cidade no Câmara Mirim 2018 em Brasília. O Câmara Mirim é uma ação educativa promovida pelo Plenarinho que simula a atividade legislativa, desde a elaboração do projeto até a votação em comissões da Câmara e no Plenário. Estudantes do ensino fundamental fazem o papel de deputados mirins e apresentam, debatem e votam três projetos de lei selecionados entre os que foram enviados pelos estudantes. Este é o maior evento de Câmaras Mirins realizado no país e receberá participantes de instituições de 20 cidades de todo o Brasil. (Gazeta de Varginha)

Araguari sedia 1º Simpósio de Piscicultura

Em uma cidade envolta por represas, o potencial de piscicultura é pouco aproveitado em Araguari. Isso é o que o secretário de Agricultura, Abastecimento e Agronegócios, Paulo Sérgio Guimarães de Brito, afirmo. Tendo isso em mente, a secretaria, junto à Associação dos Engenheiros de Araguari (AEA) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea MG) organizaram o 1º Simpósio de Piscicultura da região. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

Prefeitura realiza Conferência Municipal

A Prefeitura de Divinópolis realizou na quinta-feira, 25, a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds), em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Cmdca), teve como tema a “Proteção integral, Diversidade e Enfrentamento da Violência”. Entidades sociais, organizações não governamentais, entidades de assistência social e crianças e adolescentes participaram da Conferência. (Gazeta do Oeste – Divinópolis)

JF perde prazo para Minas Comunica II

Juiz de Fora passa a contar com cinco novos distritos: Caeté de Minas, Humaitá de Minas, Monte Verde de Minas, Penido e Valadares. Nesta quinta-feira, 25, a Prefeitura sancionou a lei que eleva os antigos povoados à condição de distritos, mas perdeu o prazo para incluí-los no Programa Minas Comunica II, do Governo estadual, que busca ampliar o sinal de comunicação e internet 3G a distritos mineiros. A expectativa, agora, é que exista uma terceira edição do programa, que possa beneficiar outros cem distritos mineiros, inclusive os novos de Juiz de Fora. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)