31 de Julho

1. Balança fecha semestre com superávit
    Segundo dados do Ministério da Economia, a balança comercial de Uberlândia fechou o primeiro semestre de 2020 com um superávit de US$ 404 milhões. O desempenho foi quase o dobro do resultado obtido no mesmo período de 2019, quando o saldo foi de cerca de US$ 227 milhões, indicando um incremento de 78%. De janeiro a junho, a cidade importou US$ 85 milhões em produtos. O crescimento de 26% sobre as compras feitas no exterior no primeiro semestre de 2019, período em que ficou em US$ 68 milhões, aumentou em 2,2% a participação de Uberlândia nas importações de Minas Gerais. (Diário de Uberlândia)

2. Ações terão repasse de R$260 mil
    Os municípios e o Distrito Federal vão receber recursos do Ministério da Saúde para financiar as ações de segurança sanitária a serem adotadas nas escolas públicas de educação básica na retomada das aulas presenciais, por meio do Programa de Trabalho – Enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional Decorrente do Coronavírus. Para as escolas de Poços o repasse vai ser de R$262.230,00. (Jornal Mantiqueira- Poços de Caldas)

3. Ministério cria Centros de Covid
    Por meio da Portaria Do Ministério da Saúde, foram repassados recursos financeiros para custeio do atendimento de pacientes com suspeita de terem contraído a Covid-19 em centros de atendimento temporários, instalados em 21 municípios do Norte de Minas, sendo que três estão em cidades da região: Josenópolis, Montezuma, Novorizonte e Rio Pardo de Minas. Para isso, cada cidade recebeu R$ 240 mil, que devem ser usados para manter os centros funcionando entre os meses de junho e setembro. (Folha Regional- Taiobeiras)

4. Itabirito é a 10º mais bem pontuada
    Itabirito figura como o 10° município mais bem pontuado no ranking 2019/2021 do ICMS Cultural em Minas Gerais. A cidade alcançou o índice de 26,88 na escala provisória do exercício de 2021. Isso garante mais recursos para o Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural, o Fumpac. “Essa é uma grande conquista para o segmento em Itabirito e mostra uma administração sólida e de excelência. Em tese, teremos mais recursos para aplicar na cultura de Itabirito”, destaca Júnia Melillo, secretária de Cultura e Turismo. (Jornal O Liberal Net- Itabirito)

5. Museu Municipal lança selos postais
    A Fundação Cultural de Varginha promoveu o lançamento de quatro selos postais em comemoração aos 20 anos de criação do Museu Municipal. O evento aconteceu na atual sede, Centro e foi restrito às autoridades convidadas para evitar aglomeração de pessoas. O público pode acompanhar online pelas redes sociais. Os quatro selos personalizados foram produzidos pelos Correios e idealizados e adquiridos pela Fundação Cultural de Varginha exclusivamente para a ocasião. (Correio do Sul- Varginha)

6. Criada a Associação do Parque Tecnológico
    Por meio de videoconferência, foi instituída a Associação Parque Tecnológico de Uberaba, visando à independência das ações de interação com empresas, academia e governo para eficiência e qualidade nos serviços oferecidos pelo Parque Tecnológico de Uberaba, o que vai conferir agilidade nas decisões administrativas e técnicas em prol do desenvolvimento de Uberaba, segundo relatou a sua gestora, Raquel Resende. Conforme ela, a criação da associação foi planejada em conjunto com a Fundação Certi e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedec) para consolidar o propósito do Parque Tecnológico. (Jornal de Uberaba)

7. Serviço domiciliar será inaugurado
    Na próxima semana, a Secretaria de Saúde de Formiga vai inaugurar o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD). Vão ser disponibilizados dois números de telefone para que pessoas que suspeitem estar infectadas pelo novo coronavírus entre em contato e sejam orientadas a como proceder. As informações foram repassadas durante coletiva com a imprensa na tarde dessa quarta-feira, 29, com o secretário de Saúde, Leandro Pimentel e com a médica infectologista, Raquel Vaz. (Nova Imprensa- Formiga)

8. Estudo prevê mais de 5 mil casos
    Nova nota técnica divulgada pelo grupo de modelagem epidemiológica da Covid-19, formado por pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), prevê que no dia 11 de agosto Juiz de Fora pode ultrapassar a marca de cinco mil casos confirmados para a Covid-19. Além disso, conforme o documento, dados da 30ª semana epidemiológica (19 a 25 de julho), apontam que o período foi o terceiro em número de mortes desde o início da pandemia na cidade. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora)