COLUNA MG

01 de Fevereiro

Rede de Notícias Sindijori MG

Notificações de dengue continuam aumentando

O último levantamento realizado pela reportagem do Jornal do Sudoeste, na segunda-feira, 28, apontou que em São Sebastião do Paraíso já foram notificados ao setor de Vigilância em Saúde 326 casos suspeitos de dengue em Paraíso. Desde a segunda-feira passada, 21, uma caminhonete realizando o fumacê, a fim de reduzir o número dos agentes transmissor da doença, tem feito cobertura de toda a região crítica da cidade, entre elas São Judas, São Sebastião, Vila Santa Maria e Santa Tereza. (Jornal Sudoeste - São Sebastião do Paraíso)

Cultura Inglesa Araxá recebe visita

O ano letivo de 2019 começa de forma muito especial para a Cultura Inglesa Araxá. Esta semana a escola recebeu mais uma vez a visita de representantes de Cambridge Assessment English com o objetivo de renovar a parceira de muito êxito entre as instituições e traçar metas para este novo ano. A Cultura Inglesa Araxá alcançou 100% de aprovação no mais alto nível dos Exames de Cambridge, o C2 Proficiency (CPE). (Diário de Araxá)

Governo de Arcos anuncia suspensão

O Governo de Minas Gerais não está cumprindo as suas responsabilidades com relação aos municípios mineiros, principalmente no que se refere aos repasses financeiros, que são um direito constitucional das prefeituras. Importante ressaltar que a dívida do Estado com o município de Arcos, já ultrapassa a marca de R$16,2 milhões de reais. Essa atitude ilegal afeta a vida de milhões de cidadãos em todo o estado, pois pressiona os recursos dos municípios e compromete a oferta de serviços públicos, que estão entre os direitos da população, como saúde, educação, transportes e outros. Após difíceis avaliações, o Prefeito Municipal, Denilson Teixeira, publicou nessa sexta-feira, 1, um decreto, suspendendo, temporariamente alguns serviços, até que o Governo do Estado regularize - ou pelo menos melhore - a difícil situação fiscal atual. (Correio Centro Oeste - Arcos)

1ª Caminhada da Visibilidade Trans acontece

Nesse próximo domingo, 3, a partir das 9h, será realizada a 1ª Caminhada da Visibilidade Trans em Contagem. A concentração acontecerá na Praça da Glória, no bairro Eldorado, e, depois, os participantes seguirão pela avenida João César de Oliveira até as imediações do Centro de Consultas Especializadas Iria Diniz, na mesma região.
“Este ato em defesa dos direitos de trans e travestis é um marco importante na história de Contagem, principalmente para a comunidade LGBT como um todo, porque visa não só à conquista de direitos, mas à garantia dos já existentes”, disse o superintendente da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, Marco Diniz. (Diário de Contagem)

Mãe dá a luz dentro da viatura

A central de regulação do Samu recebeu um chamado às 2h44 dessa sexta-feira, 1, para atendimento de um acidente de carro na Rua Fernando Otávio, bairro Nossa Senhora de Lourdes, em Pará de Minas. O carro bateu em um poste.
Ao chegar no local a equipe encontrou duas vítimas, a primeira, um homem, de 30 anos estava consciente, orientado. Negando perda da consciência
O mesmo relatou que não usava cinto de segurança, vindo a bater a cabeça contra o para-brisa, sendo avaliado no local, sem sinais de fraturas, foi encaminhado à UPA pelo SAMU. A outra vítima, uma mulher de 31 anos foi retirada do veículo pelo SAMU e Corpo de Bombeiros, sendo a mesma gestante 39 semanas, durante o atendimento, a mãe deu a luz dentro da viatura do Corpo de Bombeiros, sendo realizado o parto pelo Sgto Oliveira, Sd Nunes e Sd Salomão.Criança e mãe passam bem.
O bebê é uma menina, nasceu com 3360 kg. A mãe estava com um corte na cabeça na região occipital, consciente, orientada, sem sinais de fratura, foi conduzida ao Hospital Nossa Senhora da Conceição juntamente com a recém nascida. (Gazeta do Oeste - Divinópolis)

Professores contratados não receberam

Os professores contratados pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) que atuaram no ano letivo de 2018 estão sem receber rescisão. Na última quarta-feira, 30, a Administração divulgou a data de pagamento dos servidores municipais, referente a janeiro, e do Adicional Anual de Incentivo ao Magistério (AAIM) para o dia 7 de fevereiro, quinto dia útil do mês. De acordo com o Sindicato dos Professores de Juiz de Fora (Sinpro-JF), o anúncio causou indignação entre a categoria por não incluir o comunicado de acerto dos contratados. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Setor de Zoonoses deve realizar 500 castrações

A Secretaria Municipal de Saúde e o setor de Zoonoses de Lagoa da Prata informaram que as castrações de cães e gatos no município foram retomadas. Serão realizados 500 procedimentos durante todo o ano de 2019 e a prioridade é para os animais que estão no canil municipal. Depois deles, serão castrados os animais que se encontram em situação de rua, dando sempre preferência às fêmeas. Também têm prioridade os cães adotados no canil municipal, e, para isso, os seus tutores devem entrar em contato com o Setor De Zoonoses para o agendamento. Somente após estas castrações é que será possível realizar o procedimento em animais que possuem tutores, dando preferência a cães de famílias de baixa renda, em conformidade com laudo da Assistência Social da Secretaria Municipal de Saúde. (Jornal Cidade - Lagoa da Prata)

Câmara de Juiz de Fora envia doações

Na manhã dessa quarta-feira, 30, um caminhão de doações sai de Juiz de Fora com o objetivo de atender às pessoas que ficaram desabrigadas em Brumadinho (MG), após o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão na última sexta-feira, 25. Os donativos serão recebidos pela Defesa Civil, que irá decidir seu destino. Desde o sábado, a Câmara Municipal de Juiz de Fora vinha recebendo doações de produtos de limpeza e higiene pessoal, alimentos não perecíveis, ração e água. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Famílias têm suas casas reconstruídas

Seis famílias que residem na zona rural de Mariana e Barra Longa, municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, tiveram as suas casas reconstruídas pela Fundação Renova. As chaves dos imóveis foram entregues no fim de 2018 aos moradores das comunidades de Ponte do Gama, Borba e Paracatu de Cima, em Mariana, e do distrito de Barretos, que pertence a Barra Longa. As residências originais, atingidas pela lama, foram reconstruídas dentro dos próprios terrenos impactados, de acordo com as normas e padrões técnicos de engenharia, inclusive com instalações elétricas e hidrossanitárias adequadas. As edificações fazem parte da modalidade de atendimento de reparação do direito à moradia. (Jornal Ponto Final - Mariana)

© 2017 Folha da Manhã - Criado com o  Wix.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now