02 de Janeiro

Vereadores gastam R$ 160 mil em diárias

Um levantamento feito pelo jornal Folha da Mata sobre as despesas com diárias dos vereadores de Viçosa mostra como e onde eles gastaram cerca de R$ 165 mil em 2018. No roteiro percorrido pelos parlamentares, entre janeiro e dezembro, foram 165 viagens e um gasto total com diárias de R$ 164.427. A Câmara de Viçosa gastou 2,75% do valor total do seu orçamento, estimado em cerca de R$ 7 milhões, com diárias em 12 meses. O destino mais visitado pelos vereadores foi Belo Horizonte, onde 146 viagens foram realizadas. (Folha da Mata- Viçosa)

Hospital fecha seu pronto-atendimento

Em razão da diminuição de repasses anunciados pela Prefeitura de Uberaba, Hospital da Criança pode encerrar o pronto-atendimento. A informação é da presidente, a médica Ana Paula Bossi Ribeiro Ferreira. Ela explica que em reunião recente com secretário de Saúde, Iraci Neto, foi informada que, a partir de janeiro, haverá o corte de 50% no repasse que gira em torno de R$ 150 mil por mês, em razão da crise financeira que passa o governo municipal. Este corte vai acarretar no fechamento do pronto-atendimento, visto que hoje o hospital já trabalha com déficit. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Saturada e com obras, BR-381tem tragédias

Desde a abertura da temporada de viagens de fim de ano e férias, vários acidentes têm sido registrados no trecho entre Belo Horizonte e o Vale do Açoda BR 381, dentre eles alguns fatais. A coincidência do aumento do fluxo de veículos com o período chuvoso tem sido uma combinação perigosa na rodovia, que tem vários trechos em obras. Para quem tem esperanças de ver a rodovia duplicada, uma má notícia nesse fim de ano. De um total de R$ 400 milhões esperados para as obras em 2019, estão assegurados orçamento menos da metade desse valor. (Diário do Aço – Ipatinga)

Câmara de Valadares devolve R$ 1 mi

Foi anunciada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Paulinho Costa (PDT), a devolução de R$ 1,289 milhão aos cofres do município de Governador Valadares. A verba faz parte da sobra de caixa do Poder Legislativo durante o ano de 2018. Do valor total a ser destinado, R$ 679 mil vão para a Prefeitura, R$ 607 mil para o Instituto de Previdência Municipal de Governador Valadares (Iprem-GV), R$ 20 mil serão aplicados na reforma da sede da Delegacia de Trânsito, no bairro São Paulo, e os demais R$ 30 mil para a reforma do IML, no bairro Floresta. (Diário do Vale do Rio Doce - Governador Valadares)

Transporte fica sem reajuste para 2019

Uma ação inédita nos últimos anos em Divinópolis: na virada de ano não houve o tradicional reajuste da tarifa do transporte coletivo. A decisão foi do Prefeito de Divinópolis, Galileu Teixeira Machado, que, após analisar as planilhas de custos elaboradas pelo Conselho Municipal de Trânsito (Comutran) e do sindicato das empresas de transporte, resolveu manter o mesmo valor da tarifa. O prefeito revelou o valor do vale transporte apresentado pelo Comutran de R$ 4,19 e R$ 4,41 sugerido pelo sindicato, mas decidiu manter o valor em R$ 4,05. (Jornal Agora – Divinópolis)

IPTU 2019 é reajustado em 4,05%

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) divulgou, no último sábado, 29, decreto que reajusta o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para 2019. Conforme já havia sido antecipado pela Tribuna, o imposto será corrigido com base na recomposição inflacionária acumulada no período de dezembro de 2017 a novembro de 2018, que, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), corresponde a 4,05%. O mesmo índice vai incidir sobre a Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos (TCRS). (Tribuna de Mina - Juiz de Fora)

Índice de HIV cresce em Capinópolis

Em Capinópolis, diferente de outras cidades da região, o HIV avançou no grupo de pessoas acima de 50 anos — os dados são da Secretaria de Saúde do Município, que acusa um número crescente de registros. Segundo a Secretária de Saúde do Município, Sandra Barbosa, “as pessoas, hoje, perderam o medo do HIV e da Aids. Pouco se fala da doença, porém, é uma doença que não parou com a disseminação, ela continua com o contágio muito alto, principalmente na população da terceira idade. Desde que faça sexo desprevenido, a pessoa pode contrair o HIV”, afirmou. (Diário do Ponta – Ituiutaba)

"Olhar refletido" segue em cartaz no GH

A exposição "Olhar refletido", do artista Fernando Pacheco, está em cartaz no Grande Hotel Muriahe. A mostra, que apresenta quadros que retratam o universo humano em diferentes focos, permanecerá aberta à visitação de segunda a sexta-feira, entre 12h e 18h, até 15 de fevereiro. Os quadros do renomado pintor têm o objetivo de demonstrar a arte de viver, a sexualidade, espiritualidade e a existencialidade. A exposição é composta de 40 trabalhos em médios e grandes formatos, entre pinturas a óleo e acrílica sobre tela. (Gazeta de Muriaé)