14 de Fevereiro

Alago solicita cota mínima para Furnas

O aproveitamento do potencial turístico de cidades mineiras banhadas pelo Lago de Furnas foi assunto de reunião na noite de terça-feira, 12, em Brasília, entre o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e representantes da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), entidade que congrega os 39 municípios integrantes da região. Marcelo Álvaro se comprometeu a encaminhar pleitos apresentados por prefeitos, que incluem a criação de um plano diretor de uso do Lago, o fomento à estruturação de um roteiro específico na área e medidas que facilitem a atração de investimentos, como meios de hospedagem. (Folha da Manhã – Passos)

Prefeito de Sete Lagoas enfrenta ação

Com aprovação do Plenário da Câmara foi inserido na pauta de votações da Reunião Ordinária de terça-feira, 19, requerimento do vereador Milton Martins (PSC), para que seja proposta ação de cassação do atual prefeito de Sete Lagoas, Leone Maciel Fonseca. No documento, Milton Martins alega que, ao realizar contratações a partir de 2 de janeiro o prefeito teria descumprido o decreto 6.007 de 21 de Novembro de 2018 que decretou situação de calamidade financeira no município. (Boca do Povo – Sete Lagoas)

Nexa desmontará barragem inativa

Inativa desde 2007 após o esgotamento da capacidade de armazenamento de 870 mil metros cúbicos, a Barragem dos Peixes, localizada às margens da BR-267, próxima à planta industrial da Nexa Resources, no Bairro Igrejinha, em Juiz de Fora, será descomissionada. A empresa, contudo, não informou ainda o cronograma do processo. Sem aproveitar a polpa de jarosita acumulada pela estrutura, a metalúrgica planeja a descaracterização do barramento por meio de plantação de “cobertura vegetal de pequeno porte”. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

IPTU de Poços teve atualização de 9,69%

Os 88.881 carnês para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2019 começam a ser distribuídos pelos Correios na próxima semana. Segundo a Prefeitura, o IPTU 2019 teve somente a atualização monetária de 9,69% pelo índice de correção IGP-M. (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)

LP tem alta taxa de incidência da dengue

As cidades que integram a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, somam 2.240 casos prováveis de dengue em 2019. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e foram atualizados na segunda-feira, 11. Lagoa da Prata, que no último levantamento teve uma taxa de incidência considerada média, é a única cidade da região cuja taxa de incidência é considerada alta pela SES-MG. A cidade, que tem 51.204 habitantes, já registrou 198 casos suspeitos de dengue em 2019. (Jornal Cidade – Lagoa da Prata)

Associação pode encerrar atividades

O Presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Comarca de Leopoldina, Décio Rocha Abreu, publicará na edição nº 374, de 16 de fevereiro de 2019, do Jornal Leopoldinense, um edital de convocação dos seus cerca de 180 associados que pagam em dia suas mensalidades, para tomarem uma decisão trágica: o término das atividades da Associação dos Aposentados. Antes eles tomarão conhecimento da atual situação financeira da entidade que foi fundada em dois de agosto de 1992, portanto, há 26 anos tendo sido seu primeiro presidente José Dário Sodré. (Jornal Leopoldinense)

Belisário se torna patrimônio hídrico

Para proteger o Parque Estadual Serra do Brigadeiro, assim como a Área de Proteção Ambiental Parque do Itajurú (APA Municipal Pico do Itajurú), da mineração, a Prefeitura de Muriaé se antecipou aos fatos e criou a Lei Municipal 5.763, para proteger a região de Muriaé (Belisário) do extrativismo mineral e da extinção das nascentes. A posição foi tomada para atender a população do distrito, que organizou um movimento de repulsa. Após a criação da lei, 100 quilômetros quadrados, cerca de 10 mil hectares, no entorno de Belisário foi transformado em Patrimônio Hídrico. (Gazeta de Muriaé)

Araxá empresta de cadeiras de rodas

O empréstimo de cadeiras de rodas para idosos, feito pelo Rotary Clube Araxá, conta com apoio da Prefeitura Municipal de Araxá, através da Secretaria de Ação e Promoção Social. Com recursos do Fundo Municipal do Idoso, o Clube de Serviços adquiriu cadeiras de rodas e de banho, destinadas exclusivamente a pessoas com mais de 60 anos. O empréstimo é feito em regime de comodato, sem nenhum custo para as famílias. (Diário de Araxá)

Prefeitura abre seletivo para estagiários

A Prefeitura de Divinópolis realiza o processo seletivo para formação de cadastro de reserva para eventual contratação de estagiários extracurriculares dos cursos superiores de licenciatura e bacharelado. A aprovação do candidato no processo seletivo não implicará na obrigatoriedade de sua contratação, e o direito de preencher as vagas de acordo com a necessidade e a disponibilidade financeira cabe à Secretaria Municipal de Administração, Orçamento e Informação. (Gazeta do Oeste – Divinópolis).