15 de Outubro

Região sai mais forte das urnas

Embora a campanha pela valorização do voto não tenha apresentado os resultados esperados, o Norte de Minas conseguiu, com dificuldade, reforçar sua representação política na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados, nas eleições de 7 de outubro. Foram eleitos deputados federais, o estadual Paulo Guedes, do PT, quarto mais votado da bancada mineira e o delegado de Polícia Federal, Marcelo Freitas, do PSL, que se candidatou pela primeira vez. Única representante da região na Câmara dos Deputados, a deputada Raquel Muniz, do PSD, não se reelegeu. A previsão inicial de que o Norte de Minas pudesse eleger de três a quatro federais, em função de seu expressivo colégio eleitoral, não se confirmou. (Jornal de Notícias – Montes Claros)

Procon fiscalizou lojas de brinquedos

O Procon/SL em parceria com o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), fiscalizaram no dia 27 de setembro lojas de brinquedos do município. Durante a operação, intensificada nesta época do ano em virtude do Dia das Crianças, os servidores do Procon/SL acompanharam todo o trabalho dos técnicos do Instituto para que, posteriormente, possam auxiliar o Ipem-MG nesse tipo de ação fiscalizatória, para assim garantir melhores condições de segurança aos consumidores e empreendedores da região. (Boca do Povo – Sete Lagoas)

Comarca tem R$ 798 mil para projetos

A Vara de Execuções Criminais da Comarca de Poços de Caldas divulgou edital para cadastrar instituições, públicas ou privadas, sem fins lucrativos, com finalidade social, a fim de receberem recursos provenientes de prestações pecuniárias. Existe a disponibilidade financeira, em conta corrente, de R$ 798.567,96 para a destinação a financiamento de projetos apresentados por entidades públicas ou privadas, com finalidade social. Para se enquadrar a entidade deve ter caráter social e atividades de cidadania, de preferência que promovam melhoria do sistema prisional, ressocialização, desencarceramento e acolhimento de egressos do sistema penitenciário de Poços de Caldas, bem como propiciem a melhoria da segurança pública. (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)

Regional realiza rastreamento em parque

A Gerência Regional de Saúde realizou na última quarta-feira, 10, um trabalho de arrasto no Parque Aquático Municipal Adriano Carlos de Oliveira. A ação consiste em uma varredura na área de pastagem do local para coleta de carrapatos. As amostras foram enviadas para a Fundação Ezequiel Dias, onde serão analisadas as espécies que circulam no parque. O Parque Aquático foi interditado há quase dois meses, medida preventiva adotada pela Administração após a Vigilância Epidemiológica verificar a presença de capivaras e uma infestação de carrapatos no local, inclusive o carrapato estrela. (Correio Centro Oeste – Arcos)

Escritor araguarino abre espaço cultural

Uma vida de dedicação ao trabalho; assim pode ser sintetizada a biografia do escritor araguarino Edmar César Alves. Com o intuito de expor um pouco da história pessoal e profissional construída ao longo das décadas, em atuação na imprensa e no Batalhão Mauá, foi desenvolvendo um acervo histórico e informativo, com livros publicados, documentos históricos, objetos culturais, painéis, quadros, publicações jornalísticas e outros. Desta forma, foi criado o ‘Espaço Cultural Helena Ferreira’, em homenagem à mãe. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

Pesquisa estuda redução de metástases

Os laboratórios ainda parecem ser, no nosso imaginário, lugares distantes, que não são familiares ou conhecidos da maioria dos cidadãos. A preocupação em aproximar a população desse espaço é uma das prioridades da doutora e professora do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Jacy Gameiro. Ela começou a trabalhar com o câncer de mama em 2010, quando chegou à UFJF. Até aquele momento, a pesquisadora lidava com a imunologia em outras abordagens. Foi por meio do trabalho de uma aluna, que tinha feito especialização em tumor de mama, no Rio de Janeiro, que o tema chegou às mãos de Jacy. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Funepu inaugura brinquedoteca em UPA

A Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu) inaugurou um espaço voltado aos pacientes que precisam permanecer na ala pediátrica na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque do Mirante. Intuito é adequar o ambiente e torná-lo mais humanizado. Uma brinquedoteca foi criada a partir de móveis e brinquedos doados pelos próprios colaboradores das UPAs. O espaço conta não só com brinquedos, mas também com materiais pedagógicos e lúdicos. José Eduardo revela, ainda, que o acesso à brinquedoteca será permitido durante todo o dia e que a utilização se estende aos acompanhantes das crianças internadas, proporcionado maior interação entre familiares e colaboradores da UPA. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Empresa é contratada para emitir laudos

Uma publicação feita no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, revelou que o Consórcio Intermunicipal União da Mata (Cisum) homologou o resultado de pregão presencial e contratou a Telepacs Diagnóstico por Imagem Ltda. com sede em Uberlândia, para a emissão de laudos de mamografia destinados às pacientes atendidas pelo Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), localizado no centro de Leopoldina, que é administrado pelo Consórcio. O objetivo é atender a demanda das Secretarias Municipais de Saúde dos 12 Municípios consorciados. (Leopoldinense)