FUNDAÇÃO

Data de Fundação: 21/09/91

O Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais- SINDIJORI - é uma entidade civil, sem fins lucrativos, e tem por base territorial o Estado de Minas Gerais. É filiado à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

O SINDIJORI, atualmente, é constituído por 400 empresas jornalísticas e mantém sua sede em Belo Horizonte, no Centro de Lideranças Empresarias da Fiemg.

De acordo com seus estatutos, o SINDIJORI é constituído de empresas jornalísticas editoras de jornais e revistas de circulação diária, semanal, quinzenal e mensal, com circulação mínima de dois anos. Missão Promover o fortalecimento dos jornais e revistas do Estado de Minas Gerais, em consonância com o Código de Ética da entidade e a defesa da liberdade de imprensa.

1991

Ano

Fundado

Jornalísticas

Posse da

Nova Diretoria

SOBRE

A nova diretoria do Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais (Sindjori) tomou posse no dia 26/09/2016, na sede da FIEMG, em Belo Horizonte. O presidente eleito, Rodrigo Silva Fernandes, do jornal Gazeta de Varginha, falou sobre a importância da imprensa no interior do estado para a população. “Começamos hoje um importante capítulo na imprensa mineira do interior, que ainda tem um potencial a ser explorado pela iniciativa privada e pelo governo. Nosso país de dimensões continentais tem características múltiplas e diferenciadas. E a mídia do interior consegue atender e representar essa diversidade”, disse.

Olavo Machado Junior disse que os eventos de posse de diretoria de sindicato são os eventos mais importantes da FIEMG, pois “os sindicados são a base do trabalho da entidade”. O presidente do Sistema FIEMG também avaliou que a imprensa do interior tem um potencial ainda por ser explorado, que ela tem um efeito multiplicador da informação que a mídia da capital não tem. Machado Junior ofereceu o apoio da entidade ao novo presidente do Sindijori. “Rodrigo, você tem em mim um parceiro para que possamos fazer um estado melhor”, afirmou.

Diretoria:

Presidente: Rodrigo Silva Fernandes (Jornal Gazeta de Varginha)

Vice-Presidente: Carlos Antônio Alonso Parreira (Jornal Folha da Manhã – Passos)

Diretora Administrativa: Gláucia Helena Melo (Jornal Folha de Sabará)

Diretor Financeiro: Marcos Vinícius Valim Madeira (Jornal Folha de Varginha)

Diretores Adjuntos: Edelson Borges da Silva (Jornal Folha Machadense),

Esio Nogueira de Menezes (Jornal Folha Patense - Patos de Minas)

Conselho Fiscal - efetivos: Luiz Antônio Maia (Jornal Três - Três Corações),  Vagner Donizetti Alves (Jornal A Folha Regional – Muzambinho), Paulo Roberto Coelho da Rocha (Jornal Nova Imprensa - Formiga)

Conselho Fiscal - suplente: Flávio Henrique Senra Fernandes (Jornal Além Paraíba)

Delegado Efetivo junto à FIEMG: Rodrigo Silva Fernandes (Jornal Gazeta de Varginha), Paulo Roberto Coelho da Rocha (Jornal Nova Imprensa – Formiga)

Delegado Suplente junto à FIEMG: Gláucia Helena Melo (Jornal Folha de Sabará), Vagner Donizetti Alves (Jornal A Folha Regional – Muzambinho)

Rodrigo Silva Fernandes

Na foto, da direita para a esquerda: Diretores-adjuntos: Esio Nogueira de Menezes (Jornal Folha Patense - Patos de Minas), Edelson Borges da Silva (Jornal Folha Machadense); Diretor Financeiro: Marcos Vinícius Valim Madeira (Jornal Folha de Varginha); Alexandre Wagner (ex-presidente do Sindijori); Olavo Machado (presidente da FIEMG); Presidente: Rodrigo Silva Fernandes (Jornal Gazeta de Varginha); Marcos Gimenez (secretário de Estado de Comunicação Social); vice-presidente do Sindijori, Carlos Antônio Alonso Parreira (Jornal Folha da Manhã – Passos); Conselho Fiscal Vagner Donizetti Alves (Jornal A Folha Regional – Muzambinho), Diretora Administrativa: Gláucia Helena Melo (Jornal Folha de Sabará); Conselho Fiscal Luiz Antônio Maia (Jornal Três - Três Corações)Sindijori

OBJETIVOS

Defender a liberdade de imprensa e buscar a apuração de ameaças, ataques e crimes contra as empresas jornalísticas.Seu primeiro serviço

Difundir notícias de interesse da imprensa mineira.

Estimular a competitividade do setor

Promover a capacitação gerencial e profissional

Promover as parcerias convenientes à reorganização do mercado

Realizar pesquisas e estudos de mercado