Ação popular pede a rescisão do contrato de gestão da rodoviária de Uberaba

Coluna MG 27 Julho

Ação popular pede a rescisão do contrato de gestão da rodoviária de Uberaba
Terminal Rodoviário de Uberaba tem a gestão concedida a empresa que não teria quitado, inclusive, a outorga ao município (Jornal da Manhã)

Ação pede rescisão de contrato

Em Uberaba, ação popular questiona concessão do terminal rodoviário e solicita ao Judiciário a rescisão do contrato com a administradora do local. A representação contesta aditivos concedidos no prazo de validade do contrato e, também, cobra o pagamento retroativo de, aproximadamente, mais de R$500 mil em outorga prevista inicialmente no contrato, além de requerer a prestação de contas da concessionária. Com a segunda extensão do contrato, a denúncia relata que a concessionária também teve uma indenização de R$522.021,87 para compensar e quitar o valor que deveria ser pago mensalmente a partir de 2014 até agora. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Obra para fim de alagamentos

A Prefeitura Municipal de Araguari anunciou que vai realizar obras de drenagem no bairro Madrid, a fim de diminuir os alagamentos, sendo que a Ordem de Serviço já foi assinada. No bairro, em época de chuvas fortes, intensas e duradouras, algumas ruas ficam completamente submersas, com aparência de represas, tornando-se intransitáveis, representando risco para quem passa pelo local, para moradores, além do risco de transmissão de doenças. Para a realização da melhoria, devem ser lançados aproximadamente 500 metros de tubos e “grelhões” para captação, além de aprimorar o bolsão, que é destino final da rede. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

Inaugurada sala de mamografia

O prefeito de Araxá, Robson Magela, inaugurou a sala de mamografia da Unidade Integrada de Saúde (Unisa). Até então, a Secretaria Municipal de Saúde dependia de parcerias com entidades do terceiro setor para a realização desses exames, uma vez que a prefeitura não tinha um mamógrafo próprio. O agendamento dos exames pode ser realizado, exclusivamente, de forma virtual. Para marcar o exame, a paciente deve enviar foto do CPF, RG, comprovante de residência, cartão do SUS e solicitação do exame por médico ou enfermeiro. (O Planalto – Araxá)

Projeto para novo posto médico-legal

A 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Ipatinga informou que os projetos e documentação técnica necessária para a construção do novo Posto Médico-Legal já foram devidamente aprovados pela Prefeitura Municipal e Vigilância Sanitária. Com a aprovação dos projetos, passa-se agora à fase de empenho de recursos e elaboração do edital de licitação para construção do novo PML. O IML funciona na entrada do cemitério parque Senhora da Paz, no bairro Veneza II e enfrenta uma série de situações precárias. (Diário do Aço - Ipatinga)

Workshop Lgbtqia+

A Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas promoveu, no auditório da Escola Municipal de Música Geraldo Martins, o Workshop Lgbtqia+. O objetivo foi discutir políticas públicas e apresentar propostas, voltadas à esta população, a serem incorporadas ao Plano Plurianual do Município. O evento teve na abertura o artista circense Wendell Guilherme, que apresentou o monólogo “Vasto Limbo”, de sua autoria. Em seguida, a enfermeira Ana Clara Meytre, Referência Técnica da Secretaria Municipal de Saúde, deu detalhes sobre como se dá a elaboração do Plano Plurianual do Município, e de que modo a população pode auxiliar nas propostas a serem abrangidas por ele. (Jornal Pará de Minas)

Economia com a iluminação pública

Uma economia de 39,3% de energia elétrica já foi registrada em Uberlândia com a substituição de 52.929 luminárias por tecnologia LED. A gestão da parte municipal da iluminação pública e o trabalho de troca por lâmpadas com mais eficiência, durabilidade e economia é realizada por meio da Parceria Público-Privado entre a Prefeitura e a empresa licitada Engie. Cerca de 60% dos quase 90 mil pontos de luz cadastrados para a modernização foram concluídos. O projeto entregará até 2022, a modernização de todo o parque elétrico da cidade com qualidade superior de iluminação pública. (Jornal 10 – Uberlândia)

Parceria com Comitê Paralímpico

Os esportes estão cada vez mais acessíveis a todos os tipos de atletas. Em Governador Valadares, a Prefeitura Municipal tem se empenhado para facilitar o acesso aos espaços públicos, incluindo a Praça de Esportes, que passou por reformas de adaptação, a fim de facilitar a locomoção até os vestiários, quadras e campos. Em nota, oExecutivo anunciou ter firmado parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), para capacitar os professores, a fim de atender melhor os esportistas que têm algum tipo de deficiência. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Associações valadarenses têm apoio

Certificação de Qualidade dos Produtos foi oferecida a cinco associações de agricultura familiar de Governador Valadares. Receberam o Selo Nacional da Agricultura Familiar, certificação concedida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Associação dos Agricultores Familiares dos Córregos Unidos (distrito de Brejaubinha), Associação dos Produtores Rurais do Bananal do Melquíades, Associação dos Produtores Rurais Solo Forte e Região (Penha do Cassiano), Associação dos Produtores Rurais de Cassimiro (região de Xonin de Cima) e Associação Comunitária da 3ª Idade dos Córregos Unidos (Córrego dos Prazeres). (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Faça o download: