Aquecimento trará perdas em safras na Canastra

Coluna MG 17 Fevereiro

Aquecimento trará perdas em safras na Canastra
Previsão é de que nos próximos anos a região da Canastra terá 5 semanas a mais de calor intenso (Reprodução)

Aquecimento trará perdas em safras

As mudanças climáticas devem aumentar os riscos de problemas nas safras de milho e soja e de incêndios catastróficos na região nas próximas décadas. A Avaliação de Risco Climático na Região da Canastra, financiada pelo Woodwell Climate Reserch Center, dos Estados Unidos, indica que o risco de perda na safra de milho deve chegar a 46% e os dias de calor intenso devem passar dos atuais quatro para cinco semanas e meia. Em relação à safra de soja, o risco de quebra deve variar entre 17 a 34% na região da Canastra. (Folha da Manhã – Passos)

Patos fará concessão do saneamento

A Prefeitura de Patos de Minas avança para efetivar a nova concessão dos serviços de abastecimento de água e de coleta, tratamento e disposição final de esgotos. Por isso publicou chamamento em que convida pessoas físicas e jurídicas a protocolarem o interesse em produzir estudos técnicos, econômico-financeiros e jurídicos relacionados à estruturação da eventual e futura concessão ou Parceria Público-Privada (PPP). O chamamento público vai até às 18 horas do dia 21 de março. (Folha Patense)

Alfenas recebeu evento da Faemg

Alfenas recebeu na semana que passou, no Sindicato dos Produtores Rurais, a edição do evento Sistema Faemg Senar em Campo. O encontro promovido pelo Sindicato Rural com apoio do Sistema foi preparado para reunir cerca de 400 produtores rurais, mulheres e jovens do campo, com destaque para participantes do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG . O evento visou estreitar a relação da entidade com os produtores rurais das cidades que compõem as regionais de Passos e Varginha. (Folha Machadense)

Nova empresa assume transporte

A nova empresa que vai assumir o transporte coletivo urbano em Varginha dia 20 é a Viação Real Ltda. Na segunda-feira de Carnaval, o funcionamento do transporte coletivo urbano será igual ao de sábado e na terça-feira de Carnaval, será igual a domingo. Já a partir de quarta-feira, os ônibus circularão normalmente.  A Divisão de Transporte Coletivo destaca que a Real vai atender a demanda que a Autotrans atendia com o compromisso de melhorar o atendimento. Os cartões de crédito eletrônico que forem adquiridos até o próximo dia 19 permanecerão com o valor  tarifário de R$ 4.20 até 19/03/2023. A partir do dia 20/03/2023 o valor será reajustado automaticamente para R$ 5.00. (Gazeta de Varginha)

Lei garante políticas públicas de saúde

Um projeto aprovado na Câmara Municipal de Uberlândia prevê garantias de tratamento humanizado e a criação de políticas públicas para a comunidade lgbtqiap+ na saúde pública em Uberlândia. A proposta, de autoria da vereadora Amanda Gondim  em parceria com a ex-parlamentar Dandara, agora deputada federal, prevê a criação de uma seção no Código Municipal de Saúde que determine a promoção de iniciativas para a redução de riscos e melhoria no atendimento na atenção primária para este público. (Diário de Uberlândia – Uberlândia) https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/33045/lei-aprovada-na-camara-de-uberlandia-preve-politicas-publicas-de-saude-para-a-populacao-lgbtqiap

Governo lança campanha no Carnaval

O Governo de Minas lançou campanha por sexo seguro no Carnaval. “É preciso curtir a folia com consciência, segurança e, principalmente, saúde. Agora que a pandemia de covid-19 está mais controlada, o momento é de descansar as máscaras e reforçar o uso de preservativos para prevenir as infecções sexualmente transmissíveis. Importante também que os mineiros fiquem atentos ao consumo excessivo de álcool, além de conscientização contra as drogas e resguardar os direitos humanos, da criança e dos adolescentes”, ressalta. (Sete Dias – Sete Lagoas)

Manifesto faz defesa da Serra do Curral

Mantendo a tradição de engajamento em temas relevantes, como ocorre em carnavais por todo o Brasil, mais de 50 blocos de Belo Horizonte assinaram um manifesto em defesa da Serra do Curral. A ação reflete uma série de atos em prol do patrimônio que ocorreram ao longo de 2022.“A Serra do Curral é um patrimônio do povo mineiro e brasileiro. O que tem ali é muito mais do que minério. São as águas que abastecem nossa região, são as espécies que ali vivem. É nossa paisagem e nossa cultura”, destaca o texto firmado pelos carnavalescos. (Sabará Notícias – Sabará)

Protesto faz defesa dos carrinhos de lanche

Os trabalhadores e proprietários dos carrinhos de lanche instalados nas proximidades do Palace Hotel, região conhecida como alameda dos lanches fizeram um protesto e uma assembleia em defesa da permanência dos carrinhos no centro de Poços de Caldas. A assembleia promovida pelo Movimento Popular em Defesa dos Carrinhos foi realizada no Coreto da Praça Pedro Sanches como forma de sensibilizar a população e autoridades sobre a importância dos carrinhos tanto para a economia e também para a cultura local, uma vez que já se tornaram uma tradição entre os moradores e visitantes. (Poços Com – Poços de Caldas)