Carro de Som faz cobrança da Prefeitura

Coluna MG 19jun

Carro de Som faz cobrança da Prefeitura
Carro de som do Sindicato em Divinópolis

Carro de som faz cobrança

Está circulando pelas vias públicas de Divinópolis um carro de som do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste de Minas Gerais – Sintram, em que um áudio cobra do prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo que ele cumpra a lei do gatilho e pare de negar o direito à recomposição salarial da categoria. “O prefeito Gleidson está cometendo essa grande injustiça com o servidor de Divinópolis, ao negar o direito a recomposição salarial. O servidor é quem leva o serviço público ao cidadão, e é quem está nesta pandemia, socorrendo a população. Merecemos respeito e o recebimento de nossos direitos!”, diz trecho da gravação. (Divinews – Divinópolis)

15 idosos, vacinados, morrem

Os boletins epidemiológicos têm apresentado óbitos relativos a idosos com mais de 60 anos na cidade de Uberaba. Somente nesta semana, 15 idosos vieram a óbito por causa da Covid-19. O boletim desta quarta-feira (16) informou que quatro destas pessoas eram de mulheres, com idades que variam de 67 a 89 anos, e um homem de 79 anos, que perderam a vida para a doença. Estas idades já são público-alvo da vacinação em Uberaba. A faixa etária de 80 anos tem sido vacinada desde abril deste ano e a de 60 ou mais, desde maio. A prefeitura explicou “que é importante saber que a vacina não impede a pessoa de contrair a Covid-19, mas sim, minimizar os efeitos da doença no paciente imunizado”. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Cis Caparaó elimina lixões

O presidente do CIS-Caparaó, Sérgio Lúcio Camilo, está buscando projetos para oferecer condições mais vantajosas para atender aos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal Multissetorial da Região do Entorno do Caparaó na gestão de resíduos sólidos.  A iniciativa tem objetivo de eliminar lixões e apoiar municípios em soluções sobre a destinação de resíduos sólidos e na reciclagem de materiais. (Diário de Manhuaçu)

Alcana voltará a produzir

O Grupo Alcon recebeu a posse do parque industrial da extinta Alcana, em Nanuque, que foi desativada pela holding comandada pelo Grupo Infinity Bio-Energy entre 2005 a 2013 – em funcionamento. A desativação da empresa motivou inúmeros processos promovidos por credores que acabaram por pavimentar um ambiente para levar a usina à leilão judicial. Em plena expansão no campo da indústria voltada ao agronegócio e geração de energia, o Grupo Alcon, tomou a iniciativa de participar do processo de arrematação. Com o fim do leilão e por ter oferecido o melhor lance, a diretoria iniciou um estudo para elaborar um programa para a revitalização do parque industrial da Alcana para a produção de açúcar e álcool. (Jornal Em Tempo – Nanuque)

Abusos de idoso tem campanha

O Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa foi oficialmente reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011, após solicitação da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (INPEA), que estabeleceu a comemoração em junho de 2006. Em Teófilo Otoni, a prefeitura e organizações se uniram e realizaram na semana que passou, uma vasta programação para marcar a data. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

Fase final das oficinas do PJ

Nesta semana, alunos de Poços e Itaú de Minas participaram de mais uma atividade remota do Parlamento Jovem. Os coordenadores dos projetos nas duas cidades, Tais Ferreira e Wallison Parreira, promoveram uma Gincana com o tema Recursos Hídricos e Saneamento Básico, ocasião em que os estudantes responderam perguntas durante oito rodadas. O encontro marcou a fase final da formação temática, que contará agora com apenas mais uma oficina. O jogo teve como o objetivo explorar o tema do PJ neste ano, que é Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de uma maneira mais leve e divertida. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)

Furnas tem protocolo com Alago

Furna e a Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago) assinaram, na semana que passou um protocolo para compatibilizar o uso e ocupação de áreas no entorno do reservatório da Usina de Furnas (MG) com a legislação e os programas ambientais estabelecidos para o empreendimento. Entre outras finalidades, o protocolo prevê cooperação técnica para a criação de um consórcio de municípios, que centralizará os pedidos de regularização de construções em áreas sob a concessão de Furnas e preservação permanente (APPs). (Nova Imprensa – Formiga)

UFJF terá Inovação em Valadares

A Universidade Federal de Juiz de Fora Campus Governador Valadares (UFJF-GV), em sua 37ª reunião ordinária do Conselho Gestor, oficializou a criação do Setor de Inovação, Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia. O Campus de Valadares já contava com iniciativa nessa temática, o Grupo de Trabalho de Inovação, Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, que foi criado em maio de 2018 e promovia a cultura de inovação e empreendedorismo na UFJF-GV. A partir daí surgiu a proposta de criação do setor que, com a aprovação, passou a ser responsável por dar continuidade às atividades já desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)