Coluna MG 17 Agosto

Codau descarta racionamento em Uberaba
Manobras durante as madrugadas garantem reservatórios cheios ao amanhecer e evitam o desabastecimento (Jornal da Manhã)

Codau descarta racionamento em Uberaba

O presidente da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), José Waldir de Sousa Filho, garantiu que não haverá medidas mais drásticas de racionamento, que é a suspensão de distribuição de água por mais de 24 horas. De acordo com Sousa Filho, o rio Uberaba abriu a semana com a vazão na casa dos 2 mil litros/segundo, já contando com a contribuição dos cerca de 400 litros/segundo da transposição do rio Claro. Para o presidente da Codau, é um volume que permite abastecer a cidade, porém as manobras de fechamento de Centros de Reservação (CR) serão mantidas durante a madrugada. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Inhapim promove Semana da Juventude

A prefeitura de Inhapim, por meio das secretarias de Assistência Social, Esporte, Lazer e Turismo e Secretaria de Educação/Departamento de Cultura promoveram a Semana Municipal da Juventude, com o tema: “Protagonizar a Juventude é Fortalecer o Futuro”, que ocorreu entre os dias 9 a 12 de agosto na Praça de Esportes João Felisberto Pereira. O evento reuniu ações de promoção ao acesso à cidadania, convivência comunitária, prática de esportes, bem como de desenvolvimento da autonomia dos jovens no município. (Diário de Caratinga)

Abertura de Processo Seletivo

A administração de Ipatinga divulgou que abriu novo Processo Seletivo Simplificado para a contratação de profissionais para atender no Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP). Para participar do certame, é preciso ter concluído o Ensino Médio e comprovar experiência em atenção a pessoas em situação de rua e/ou trajetória de vida em situação de rua. Os detalhes podem ser conferidos no edital nº 08/2021, de responsabilidade da Secretaria de Assistência Social, publicado na última sexta-feira, 13. As inscrições serão recebidas até as 12h do próximo dia 23, exclusivamente via internet, pelo site da Prefeitura de Ipatinga. (Diário do Aço – Ipatinga)

Chuva causa danos em JF

Uma forte pancada de chuva atingiu vários pontos de Juiz de Fora na noite desta segunda-feira, 16. A precipitação foi acompanhada de granizo e rajadas de vento, que chegaram a 62km/h no Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora. Muitos bairros da Zona Norte foram afetados, como no Bairro Industrial, onde a mureta do Córrego Humaitá, na Avenida Lúcio Bittencourt, foi abaixo devido a forte pressão da água. Já na Avenida JK, no Jóquei Clube, um casal e uma criança ficaram ilhados em um carro, sendo necessário resgate do Corpo de Bombeiros. Próximo dali, no Jardim Natal, uma moradora ficou presa em casa após o desprendimento das telhas de um galpão, que atingiu a rede elétrica, na Rua Geraldo Vilela. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Programa social auxilia famílias

O Programa Periferia Viva, trabalho social voluntário que conta com positiva parceria envolvendo as Pastorais da Criança e Carcerária (Paróquia São Lourenço), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Manhuaçu (STTR) e Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), além de apoiadores; tem ajudado diversas famílias necessitadas na cidade, com a doação de kits de alimentos da agricultura familiar. No último final de semana, as doações atenderam moradores dos bairros Santa Luzia e São Francisco de Assis. Provenientes da agricultura familiar, os alimentos são produzidos sem agrotóxicos e são naturalmente nutritivos, contribuindo para a saúde dos beneficiários. (Diário de Manhuaçu)

Pirapora recebe concentradores de oxigênio

O Programa Melhor em Casa - Serviço de Atendimento Domiciliar (Sad) recebeu, neste mês, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, cinco concentradores de oxigênio, doados pelo Ministério da Saúde. Estes aparelhos serão importantes na redução da ocupação de leitos hospitalares. O Sad, assiste pacientes que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde. Ainda, o município aderiu ao Programa Titula Brasil do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Inauguração de CMEI

Mais uma obra foi inaugurada pela prefeitura de Nova Serrana. Desta vez, trata-se do Cmei Francisco Pedro dos Santos (Chico Bentinho), instalado entre os bairros Romeu Duarte e Jeferson Batista. A unidade conta com fraldário, sala de amamentação, lavanderia, cozinha, sala de professores, pátio coberto para refeições, jardins, playground, hortas e banheiros com acessibilidade. Mais de 120 crianças serão atendidas em tempo integral no Cmei. A obra foi custeada pelo município, um investimento de aproximadamente R$3 milhões, sendo R$1 milhão da aquisição do terreno e R$2 milhões da construção do prédio. (O Popular – Nova Serrana)

Sindicato fiscaliza escolas

Membros da diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais de Governador Valadares (Sinsem-GV), visitaram as escolas da rede municipal, para vistoriar o cumprimento de protocolos sanitários, para conter a disseminação do novo coronavírus. As aulas presenciais estão previstas para serem retomadas até o final do mês de agosto, em data ainda não definida pela Prefeitura Municipal. A vistoria ocorreu na Escola Municipal Vereador Hamilton Teodoro, no bairro Jardim do Trevo. A presidente, Sandra Perpétuo, também participou da fiscalização. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Faça o download: