Coluna MG 08 Setembro

Erosão na BR-458 continua sem reparo
A expectativa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes é iniciar os reparos na cratera na rodovia no próximo mês (Reprodução DA)

Principais destaques dos jornais integrantes da Rede Sindijori MG

Erosão na BR-458 continua sem reparo

Uma erosão que se formou em janeiro do ano passado, na margem direita do Km 133, da BR-458, entre Caratinga e Ipaba, continua sem reparo. Localizada perto do posto Beira Rio, entre a entrada para a Lagoa Silvana e o trevo de acesso a Ipaba e a cratera já atingiu a base da pista de rolamento. A situação preocupa porque o trecho pode ser interditado com a expansão da cratera. E apesar da notória urgência por uma intervenção, o problema ainda não foi resolvido, pelo contrário, só aumenta, literalmente, pois o buraco está cada vez maior. (Diário do Aço – Ipatinga)

Empréstimo milionário aprovado para JF

O Ministério do Planejamento aprovou definitivamente, nesta quarta-feira (6), o empréstimo milionário para obras de drenagem em Juiz de Fora. O anúncio da aprovação foi feito pela prefeita Margarida Salomão em vídeo divulgado nas redes sociais. Conforme a chefe do Executivo, a tramitação continua agora com a Secretaria do Tesouro Nacional e, posteriormente, vai ao Senado, para que haja permissão legislativa de liberação do recurso. O investimento total nas intervenções de macrodrenagem no município são da ordem de R$ 420 milhões. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Divinópolis recebe Minas Business

Divinópolis é a 3ª cidade de Minas Gerais a receber o Minas Business Connection, a primeira plataforma do Brasil em comércio exterior, lançada por um estado, que visa conectar empresas mineiras com o mercado internacional por meio de um conteúdo qualificado, calendário de eventos e possibilidade de acessar perfis de compras internacionais. O lançamento ocorreu na sede da Fiemg Regional Centro-Oeste e contou com a presença de autoridades municipais, lideranças empresariais e empresários. (Portal G37 – Divinópolis)

Inhapim promove Festa do Inhame

Será encerrada neste sábado, 9 de setembro, a tradicional Festa do Inhame de Inhapim, que este ano chegou a sua 35ª edição. O evento foi criado para reverenciar o pequeno produtor rural, a agricultura familiar e toda a comunidade. A festa, que começou no dia 2, teve a solenidade de inauguração do Parque de Exposições Municipal Onofre Elias dos Santos, no dia da Independência, com uma extensa programação cívico-militar. A partir daí, uma série de shows prometem animar os visitantes com atrações  e a premiação dos vencedores dos concursos de maior cabeça de inhame e de pratos doces e salgados a base de inhame. (Jornal Classivale)

Norte recebe MP Itinerante

Com uma vasta programação que visou aproximar a população dos seus direitos, o "dia de cidadania" em vários municípios dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri aconteceu entre os dias 29 e 31 de agosto e contou com reuniões públicas, atendimentos e orientações das Promotorias de Justiça e da Ouvidoria do Ministério Público de Minas Gerais, além dos serviços ofertados pelos parceiros. Neste mês, o MPI estará na comarca de Januária, Bonito de Minas, Cônego Marinho e Pedras de Maria da Cruz, no Norte de Minas. No Vale, participaram o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de Minas Gerais (Recivil), Cemig, Copasa e Copanor, Emater, OAB, Defensoria Pública e pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc Itinerante). (Novo Jornal de Notícias – Montes Claros)

www.novojornaldenotícias.com.br

Gustavo Chalfun agraciado com medalha

No próximo dia 12, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais, Gustavo Chalfun, recebe do Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, a medalha Presidente Juscelino Kubitcheck , em solenidade realizada em Diamantina, cidade natal do ex-presidente JK. A honraria é destinada à personalidades e entidades pelo mérito cívico na prestação de serviços de relevância à coletividade de Diamantina, Minas Gerais e do Brasil. Para o presidente da CAAMG, a outorga reforça ainda mais o trabalho que vem desenvolvendo pela advocacia e pela sociedade mineira. (Rede Sindijori MG)

Lafaiete receberá novo monumento

Quem passa no Centro, em Lafaiete, já deve ter notado que algo novo está surgindo no alto avenida Prefeito Telésforo Cândido de Resende. E o suspense está a um passo de ser quebrado: no dia 22 de setembro, será inaugurado o monumento "Da terra brotam coisas". A imponente escultura, viabilizada pela Gerdau, por meio do projeto "Arte em Aço", destaca-se como um tributo à história local. O monumento é fruto de um edital lançado há dois anos, que contemplou artistas por meio de uma parceria com a siderúrgica. (Jornal Correio Online – Conselheiro Lafaiete)