Coluna MG 14 de agosto

Expoleste ficou definida para maio de 2022
As reuniões da diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares voltaram a ser realizadas de forma presencial (Diário do Rio Doce)

Expoleste ficou definida para maio de 2022

Depois de um ano e seis meses, as reuniões da diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares voltaram a ser realizadas de forma presencial. O retorno aconteceu graças à classificação do município no nível de alerta baixo contra a covid-19. Jackson Lemos, presidente da ACEGV, revelou que há muito trabalho a ser feito para retomar o ânimo da economia de Valadares. Ele também destacou as potencialidades do comércio, o trabalho da entidade e listou os eventos previstos para os próximos meses, para fomentar a economia local. Destaques para o Natal Iluminado, que está previsto para retornar neste ano, e a Expoleste, que já tem data marcada em 2022. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Postos furtados em Teófilo Otoni

O coordenador da Atenção Básica de Saúde de Teófilo Otoni, Joaniz Lopes, informou a ocorrência de furtos em postos de saúde de Teófilo Otoni, principalmente na região Sul, a Unidade Básica de Saúde Manoel Pimenta e a Unidade Básica de Referência Vila Verônica, nos últimos 20 dias foram três casos. Segundo ele, pessoas entraram nestas unidades, furtaram  medicamentos,  equipamentos, materiais de limpeza, materiais médico-hospitalares, e infelizmente, algumas vezes, a população vai deparar com uma unidade desta fechada ou com atendimento parcial em  parte do dia, pois o município terá que repor os materiais. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

Cesta básica aumenta em Divinópolis

A cesta básica voltou a mexer no bolso do divinopolitano. Em julho, segundo levantamento realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômico Sociais (NEPES) da Faculdade Una Divinópolis, o custo médio do grupo de alimentos que compõe a cesta básica apresentou um aumento de 3,83% em relação a junho, passando a custar R$454,86, ante R$ 438,08 em junho. De acordo com o professor Wagner Ferreira de Almeida, responsável pela pesquisa, entre os itens que demonstraram maior variação estão o café (40,02%), a banana (38,62%), a batata inglesa (25,99%) e o tomate (8,18%). (Divinews  - Divinópolis)

Prefeitura regulamenta concessão

A prefeitura de Araguari publicou, nesta semana, via Correio Oficial, o Decreto nº 186 de 9 de agosto de 2021, que regulamenta a concessão de sepulturas e jazigos em cemitérios em Araguari. A previsão legal para a prática já existe, e consta na Lei nº 6.214, de 2 de outubro de 2019. Entretanto, a legislação em questão carecia de normas regulamentadoras, que deveriam ser criadas dentro da própria competência municipal. Com o decreto, a regulamentação está feita. De acordo com a regulamentação, será permitido o sepultamento de parentes do falecido até o 4º grau, por consanguinidade ou por afinidade, bem como de cônjuge ou companheiro(a). (Gazeta do Triângulo – Araguari)

Comissão visita escola em Sabará

O Projeto Somar, do Governo do Estado, que prevê a gestão escolar compartilhada com a iniciativa privada, será implementado inicialmente em três unidades-piloto. Uma delas é a Escola Estadual Coronel Adelino Castelo Branco, em Sabará , recebe a visita da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A atividade foi solicitada pela presidente da comissão, deputada Beatriz Cerqueira, que pretende conhecer o projeto político-pedagógico da escola e dialogar com a comunidade escolar, que será diretamente afetada pelo projeto do governo. (Folha de Sabará)

Tribunal do Trabalho proíbe acúmulo de funções

O Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT) reformou uma sentença da 40ª Vara do Trabalho, que admitiu o acúmulo das funções motorista/cobrador e condenou a empresa Santa Rita Transporte Urbano e Rodoviário Ltda. (Saritur) a suspender a prática, em convergência com a tese apresentada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-MG). A decisão foi proferida em relação à capital Belo Horizonte. No Vale do Aço, a situação chegou a ocorrer, mas num caso esporádico, segundo a empresa. Reafirmando a tese apresentada pelo MPT, o TRT classificou o acúmulo das atividades de motorista/cobrador como descumprimento de Lei Municipal (8.224/2001) e do Decreto Estadual 44.603/07, sendo, portanto, afronta ao interesse público. (Diário do Aço – Ipatinga)

CMU aprova bônus para médicos

Médicos plantonistas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Uberaba serão beneficiados com bônus a ser acrescido ao valor do plantão. O projeto, de autoria do Executivo, foi aprovado na Câmara Municipal esta semana. O abono é uma forma de evitar o desfalque no quadro de pessoal devido à perda de profissionais para cidades vizinhas. Com a aprovação de três emendas ao texto, foi aprovado um abono de R$200 por plantão trabalhado para médicos que derem de cinco a oito plantões. A partir de nove plantões, o bônus será de R$400 por plantão trabalhado. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Faça o download do arquivo: