Frigorífico inaugurado em Teófilo Otoni

O prefeito Daniel Sucupira e o representante do Frigorífico Oliveira, que investiu cerca de R$ 6 milhões no empreendimento (Divulgação)

Frigorífico inaugurado em Teófilo Otoni

Um dos projetos mais visados pelo governo do prefeito Daniel Sucupira neste ano foi oficialmente inaugurado em Teófilo Otoni. Trata-se de um frigorífico que já está gerando emprego, renda e desenvolvimento. A cerimônia de inauguração do novo empreendimento, agora Frigorífico Oliveira, reuniu nas instalações da empresa (antigo Boi da Terra) a equipe do governo municipal, parlamentares, vereadores, representantes de instituições parceiras, diretores e colaboradores do frigorífico. Desde o fechamento do Boi da Terra havia o compromisso firmado da administração municipal que se concretiza agora, contando com mais de 80 trabalhadores, investimento de R$ 6 milhões e capacidade de abate de cerca de 280 bovinos. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

Churrasco em protesto contra Bradesco

A exemplo de várias cidades que têm tradição no agronegócio, como Ribeirão Preto e Araguaína, Uberaba vai se engajar no movimento de repúdio à campanha do banco Bradesco contra o consumo de proteína animal. Na segunda-feira, os produtores rurais vão assar e distribuir churrasco gratuitamente para a população, a partir do meio dia, em frente à agência do Banco Bradesco, na avenida Leopoldino de Oliveira. Na outra ponta da resposta ao Bradesco, os pecuaristas e as entidades de classe que os representam estão conclamando os correntistas ligados ao agronegócio para encerrar conta no banco. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Clima afeta cafeicultura mineira

As condições climáticas irregulares durante o ciclo de produção do café em 2021 fizeram com que Minas Gerais registrasse muitas perdas. Com o tempo mais seco e temperaturas mais altas e a incidência de geadas em algumas regiões, o potencial produtivo, que já seria menor pela bienalidade negativa, foi ainda mais afetado. No ano, o Estado colheu um volume total de 22,1 milhões de sacas de 60 quilos do grão, retração significativa de 36,1% sobre a safra anterior e 9,8% inferior a 2019, última safra sob o efeito da bienalidade negativa. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)

Prefeitura investiga atestados

A Prefeitura de Montes Claros abriu o procedimento administrativo para apuração e adoção de providências sobre a apresentação de atestados médicos falsos por servidores públicos municipais lotados na Secretaria Municipal de Defesa Social, conforme ato assinado pelo procurador-geral do município Otávio Batista Rocha Machado e pelo secretário municipal de Defesa Social, Anderson de Vasconcelos Chaves que não explicaram os detalhes do caso. A secretaria, além dos funcionários administrativos, ainda tem a Guarda Municipal, Procon e MCTrans. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Comércio comemora as vendas

O movimento intenso no comércio de Juiz de Fora começou com as vendas de Natal e se estendeu durante a última semana. A troca de presentes e as compras para a virada do ano ajudaram a impulsionar a perspectiva de crescimento no faturamento deste ano. Segundo dados apurados no município, durante o Natal foi registrado crescimento nas vendas na ordem de 10%, em comparação com o ano passado. O percentual acompanha a tendência nacional, visto que, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as vendas do varejo cresceram 11,1% no Natal deste ano em comparação com 2020. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Número de novas empresas cresce

O Monitoramento Econômico de Divinópolis, que tem como base os dados do Ministério da Economia, aponta saldo positivo de 277 novas empresas na cidade, no mês de novembro de 2021. O acompanhamento, realizado mensalmente pelo Instituto Vitaltec a pedido da CDL Divinópolis, mostra que no novembro existiam 33.510 empresas ativas. Sendo constituídas 513 e extintas 236. Após esboçar uma pequena reação no número de empresas abertas entre maio e junho, em novembro, houve a quinta queda consecutiva no total de empresas constituídas no município. Em relação ao mês de outubro, houve uma variação de 5% negativo. (Divinews – Divinópolis)