Coluna MG 28 Outubro

Governo lança Programa de Concessões Rodoviárias
Nova consulta pública para outros quatro lotes do Programa de Concessões Rodoviárias foi lançada pelo Governo de Minas (Divulgação)

Governo lança Programa de Concessões Rodoviárias

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), abriu consulta pública para o processo de concessão de outros quatro lotes do Programa de Concessão Rodoviárias. O projeto foi estruturado com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os quatro lotes somam, aproximadamente, 1.500 quilômetros de extensão. As vias estão localizadas entre Varginha e Furnas (432,8 km), São João Del Rei (452 km), Lagoa da Prata e Itapecerica (442,9 km), e entre Arcos e Patos de Minas (231,3 km). (Diário do Comércio – Belo Horizonte)

Prefeitura lança sistema digital

A prefeitura de Araguari realizou o lançamento do sistema de Alvará Eletrônico de Construção. O evento, que também fez alusão aos 300 dias de governo, ocorreu em um encontro com empresários no auditório do Sicoob Aracoop, e contou com a presença do prefeito Renato Carvalho, secretários municipais, representantes da empresa Sonner, que é responsável pelo sistema. Na oportunidade, o secretário Municipal de Planejamento, Dickson dos Santos, explicou aos empresários presentes que o Alvará de Construção Online foi criado para facilitar a vida de quem quer investir na construção civil e diminuir burocracias e prazos que, de acordo com o secretário, acabam demorando muito. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

Convocação para vacinação

A Prefeitura de Caratinga iniciou a convocação da população para segunda dose e dose de reforço da vacina que imuniza contra a covid-19. A partir desta quinta-feira, 28, profissionais da área da saúde e imunossuprimidos que tomaram a segunda dose da vacina contra o novo coronavírus até dia 30 de abril, poderão tomar a dose de reforço. Para isso, o público-alvo deverá ir até as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e apresentar cartão de vacina e documento de identidade. E as pessoas que tomaram a primeira dose da vacina Pfizer até o dia 31 de agosto estão convocadas, para tomar a segunda dose a partir de hoje. É indispensável apresentação do documento de identidade e do cartão de vacina onde consta o registro da primeira dose. (Diário de Caratinga)

Aplicação de AstraZeneca suspensa

A aplicação da segunda dose da AstraZeneca será suspensa novamente em Uberaba a partir desta quinta-feira, 28. Em nota, a prefeitura disse que a paralisação ocorre devido à falta do estoque do imunizante. Depois de quase duas semanas suspensa, a aplicação do imunizante da Fiocruz havia sido restabelecida, com a chegada de um carregamento de 3.230 doses da AstraZeneca. No entanto, a quantidade foi suficiente apenas para um dia. O envio de novas remessas da AstraZeneca tem demorado desde o fim de setembro em função de atrasos na entrega por parte do laboratório, o que emperrou a aplicação de segunda dose do imunizante em diversos municípios brasileiros. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Creches têm déficit de vagas

As creches mantidas com recursos municipais de Juiz de Fora possuem uma demanda reprimida de 912 vagas. O número diz respeito a levantamento feito, já no segundo semestre de 2021, pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Os dados foram apresentados durante audiência pública realizada na Câmara Municipal, nesta semana, pela secretária de Educação da PJF, Nádia Ribas. O número de crianças na fila de espera pode ser ainda maior, uma vez que foi aberto no último dia 04, e segue até o próximo dia 19, o cadastramento para vagas que serão disponibilizadas em 2022 nas creches parceiras do município. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Ipatinga paga servidores

A administração de Ipatinga divulgou que realizou nesta quarta-feira, 27, o pagamento do reajuste de 3% relativo a setembro, além de recomposição salarial aos seus servidores da ativa e também inativos, retroativo ao período dos meses de janeiro a agosto. O prefeito Gustavo Nunes adiantou que os salários relativos ao mês de outubro serão quitados integralmente nesta quinta-feira, 28, Dia do Servidor Público, também com o reajuste de 3%. Conforme já foi negociado, a partir de janeiro de 2022 os vencimentos sofrerão um segundo ajuste, de 1,5%, totalizando 4,5% de recomposição aos servidores no ano de 2021, conforme acordado. (Diário do Aço – Ipatinga)

TJMG autoriza acordos

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, autorizou que a Assessoria de Precatórios  precedesse à publicação de editais de acordo para pagamento de precatórios de Pouso Alegre e mais 31 municípios mineiros. Conforme salientou o presidente, essa decisão coaduna com os objetivos da Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ainda dá aos credores a possibilidade de antecipar o recebimento de seus créditos mediante a concessão de deságio, o que pode representar significativa economia aos municípios, especialmente em tempos de restrição econômica. (Diário Regional – Pouso Alegre)