Gratuidade no transporte aprovada em Juiz de Fora

Coluna MG 04 Setembro

Gratuidade no transporte aprovada em Juiz de Fora
Gratuidade nos coletivos em Juiz de Fora foi proposta pelos 18 vereadores da cidade (Reprodução)

Gratuidade no transporte aprovada em JF

O projeto de lei que visa garantir a gratuidade no transporte coletivo urbano de Juiz de Fora aos domingos e feriados para toda a população, assinado por 18 vereadores, foi aprovado pela Câmara Municipal. Para ser implementado, o texto precisa ser sancionado pela prefeita Margarida Salomão. A proposta foi aprovada após três discussões na Casa e inclui todas as linhas de ônibus da cidade. Conforme os vereadores, a proposição colabora para que pessoas de baixa renda, que são mais afetadas pelos custos do transporte, possam acessar diferentes pontos da cidade, como atividades culturais, de lazer e de convivência familiar. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Sine renova parceria com o Uniaraxá

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Araxá renovou a parceria com a Clínica de Psicologia do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) para este segundo semestre, e ampliou os serviços oferecidos para a população e empresas. Os novos serviços oferecidos são o processo seletivo mais técnico em três etapas, que vai de entrevista a treinamento do trabalhador na empresa, ampliação da consultoria sobre as vagas disponíveis e treinamento de líderes. O coordenador do Sine Araxá, Luís Flávio de Melo, afirma que essa ampliação tem como objetivo capacitar os trabalhadores e auxiliar as empresas nos processos seletivos. (Correio de Araxá – Araxá)

Caeté conta com serviço aeromédico

Caeté acaba de ser beneficiada com mais uma política pública de saúde. O vice-prefeito Alberto Pires, acompanhado do secretário de Saúde, Alisson Marques, do diretor técnico da Santa Casa, Franz Ribeiro, e do coordenador do SAMU de Caeté, Wellington Ferreira, esteve no estádio Municipal, na tarde dessa quarta-feira, recepcionando a equipe do Samu de Contagem e da Polícia Rodoviária Federal. Após a Prefeitura adquirir duas novas ambulâncias, sendo uma delas uma Unidade de Suporte Avançado, a chegada desses profissionais se deu para que fosse anunciado que o SAMU fecha uma grande acordo de cooperação com a Polícia Rodoviária Federal, oferecendo o serviço aeromédico. (Jornal Opinião – Caeté)

Arcos passa a ter CEPs por logradouro

Desde sexta-feira (1º), a área urbana do distrito sede do município de Arcos contará com CEPs específicos para seus logradouros. Ou seja, cada avenida, praça, rua e travessa passam a ter um CEP individual. Os novos CEPS serão codificados na faixa entre 35598-000 a 35601-898, substituindo o CEP geral (35588-000), que vinha sendo utilizado para todos os logradouros. A nova codificação facilita a localização de endereços, beneficiando moradores e empresas que prestam serviços na cidade. O sistema ainda permite que o CEP seja usado como referência de garantia de confirmação de endereço, prática comum entre empresas de diversos segmentos. (Correio do Cenro Oeste – Arcos)

Setembro tem Festival de Gastronomia

O 1º Festival Abrasel de Gastronomia de Valadares foi lançado nessa quinta-feira, 31. O Circuito Gastronômico, que acontecerá durante todo o mês de setembro deste ano, contará com a participação de 54 estabelecimentos. A iniciativa, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Vale do Rio Doce, conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT). Dessa forma, cada estabelecimento apresentará de um a no máximo três pratos. Uma comitiva técnica formada por cheffs, e pelo voto popular, irá avaliar as comidas. O público poderá votar através do QRCode do cardápio único que terá em todos os estabelecimentos. Os critérios serão: apresentação, sabor e inovação. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Passagem mais baixa em Itabira

O usuário do transporte público coletivo de Itabira conta agora com 20 novos ônibus para garantir o direito ao acesso com segurança e conforto durante as viagens. Os veículos foram entregues pela Prefeitura e empresa Viação Itabira (Vita) e já começam a circular nos bairros nesta semana. Os ônibus novos possuem três portas, sendo duas para embarque e desembarque de passageiros; têm capacidade para 37 pessoas sentadas e 38 em pé; elevadores semiautomáticos com travas que impedem o movimento dos veículos durante o uso; freios de portas que proporcionam segurança dos passageiros, entre outros. (Itabira Notícias)

Os desafios e as oportunidades da mineração

O Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra) e a NMC Sustentabilidade Integrativa promoveram a palestra ESG na prática: Desafios e oportunidades para a mineração. O evento faz parte do programa Mineração de Minas – Portadora de Futuro que conta, nesta edição, com a parceria da FIEMG, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Com transmissão gratuita pelo YouTube da Federação, a palestra foi conduzida pelos presidentes do Sindiextra, Luís Márcio e da NMC, Antônio Nahas, que convidaram o gerente de Normalização Nacional da ABNT, Cláudio Guerreiro e o country manager da Jacobina Mineração e Comércio – JMC, Sandro Magalhães, junto da gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA), Enilda de Paula. (Rede Sindijori