Coluna MG 02 Março

Hospital de Pouso Alegre amplia hemodiálise
São cinco pontos extras de atendimento, o que vai permitir que serviço seja ampliado para mais de 30 pessoas (Diário Regional)

Hospital de Pouso Alegre amplia hemodiálise

O Hospital Samuel Libânio ampliou o serviço de tratamento para hemodiálise em Pouso Alegre. São cinco pontos extras de atendimento, o que vai permitir que mais de 30 pessoas sejam atendidas. A unidade também contratou mais um médico nefrologista e seis técnicos em enfermagem. O tratamento, atualmente, é feito em três sessões semanais. Com o reforço, o número de turno vai reduzir. Antes eram quatro turnos por causa da demanda que estava alta, mas agora serão oferecidos três para os pacientes. (Jornal Diário Pouso Alegre) https://jornaldiarioregional.com.br/2023/03/01/hospital-amplia-capacidade-de-atendimento-para-pacientes-de-hemodialise-em-pouso-alegre-mg/

Câmara debate vagas nas escolas

O direito à educação é previsto na Constituição, com a seguinte dimensão: A educação é direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. No plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Araguari, aconteceu uma audiência pública para tratar sobre o preceito constitucional do direito à vaga na escola pública. A reunião foi idealizada pelas vereadoras Eunice Mendes e Deda Lima. (Gazeta do Triângulo - Araguari)

Instituto promove cidadania

O Instituto Aprendiz, com sede em Barbacena, atua há 30 anos com educação, e tem por objetivo formar cidadãos íntegros e preparados para a vida. Em 2021, em parceria com a BIT Araxá, o Instituto Aprendiz promoveu uma parceria com o Conselho Comunitário de Segurança Pública. Foram disponibilizadas 15 vagas para reeducandos oriundos do sistema prisional que realizaram seus estudos do Ensino Fundamental e Médio via EJA (Educação de Jovens e Adultos), na modalidade à distância. (Correio de Araxá Araxá) https://www.correiodearaxa.com.br/noticia/categoria/2/cidade/link/7345/instituto-aprendiz-promove-cidadania-com-educacao-de-jovens-e-adultos

Frutal inaugura abrigo para crianças

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, participou da inauguração das novas instalações do Abrigo Gabriel Luiz Ribeiro, da Comarca de Frutal, no Triângulo Mineiro. O espaço poderá acolher até 20 crianças e adolescentes em situação de risco, desde recém-nascidos até jovens com 18 anos de idade. A obra foi custeada com recursos oriundos de penas pecuniárias e também com o apoio financeiro da sociedade civil. (Jornal de Uberaba)

Polícia de Ipatinga recebe viaturas

O 12º Departamento de Polícia Civil de Ipatinga recebeu oito viaturas novas, provenientes de um convênio firmado entre a Polícia Civil de Minas Gerais e o Senado Federal. As viaturas serão distribuídas entre as seis Unidades Regionais do Departamento, contemplando Ipatinga, Caratinga, Itabira, João Monlevade, Ponte Nova e Manhuaçu. O recebimento de novas viaturas na área do 12º Departamento de Polícia Civil de Ipatinga também se deu devido a ações de controle e renovação de frota, sendo que no período de doze meses foram recebidas 33 viaturas novas, as quais foram distribuídas às Delegacias Regionais. (Diário de Caratinga Caratinga)

Transporte sanitário de pacientes tem regras

Um projeto de lei de autoria do vereador Antônio Aguiar pretende autorizar a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) a disponibilizar transporte sanitário para pacientes que necessitam de serviços de quimioterapia, radioterapia, hemodiálise, fisioterapia, consultas e exames especializados e revisão de cirurgia a ser realizado por ambulâncias ou outros veículos autorizados. A proposição iniciou tramitação na Câmara Municipal no último dia 7 e segue trâmite na Câmara Municipal. (Tribuna de Minas Juiz de Fora)

Municípios fazem ações de prevenção

O mês de fevereiro foi marcado pelo carnaval e festividades. A folia esteve presente também nos eventos pré e pós carnaval e a descontração fez parte da rotina até mesmo daquelas pessoas que preferem se reunir com grupos menores. Mas, o clima de festividade não pode deixar de lado a conscientização e prevenção à saúde, especialmente no que tange às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). As ISTs são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. (A Folha Regional Muzambinho) https://afolharegional.com.br/noticias/municipios-da-regional-de-alfenas-diversificam-acoes-de-prevencao-a-ists/