Coluna MG 27 Maio

Minas, potência em geração de energia limpa
Usina de Cristália, uma das três construídas pelo Sistema Ocemg no Norte do Estado (Divulgação HCC Energia Solar)

Minas, potência em geração de energia limpa

Nesta segunda-feira (29), comemora-se o Dia Mundial da Energia. Criada em Portugal, mais precisamente no ano de 1981, a data marca a celebração de um dos bens mais valiosos da humanidade. Nesse sentido, Minas Gerais sempre foi uma potência brasileira, a começar com a geração por geração da hidrelétricas. Mas a força mineira na produção de energia limpa não para por aí. Em abril, por exemplo, conforme dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Minas foi a primeira unidade da Federação a ultrapassar 5 gigawatts (GW) de energia solar fotovoltaica em operação. O resultado ocorreu em função de consideráveis investimentos nos últimos anos. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)

Varginha zera lista de creches

A Prefeitura Municipal de Varginha tem consolidado o investimento na área da Educação. Entre as ações empreendidas, no dia 24, em uma reunião no Theatro Capitólio, foram convocados os responsáveis das crianças cadastradas em 2022 e que ainda não haviam sido atendidas no ano letivo de 2023. A reunião teve como objetivo ofertar vagas na rede privada de ensino, visto que os CEMEIs da rede municipal estão atendendo a demanda do município em sua capacidade máxima, totalizando aproximadamente 5.000 alunos matriculados na Educação Infantil. (Gazeta de Varginha – Varginha)

Inatel será Centro de Tecnologia

O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), de Santa Rita do Sapucaí (MG), foi selecionado para se tornar um Centro de Competência em Tecnologia e Infraestrutura de Conectividade 5G e 6G. O anúncio foi feito pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), no dia 24 de maio, em Brasília. O modelo é inédito no Brasil e o Centro receberá investimentos de R$ 60 milhões, que vão ser aplicados em um período de 42 meses em uma série de ações que combinam ampliação e fortalecimento de competência científica e tecnológica em PD&I; formação e capacitação de recursos humanos; associação tecnológica (modelo membership) e atração e criação de startups. (Diário Regional – Pouso Alegre)

Balneário recebe visita do projeto

Diversas turmas das escolas municipais de Poços de Caldas visitam o Balneário Dr. Mário Mourão neste mês de maio como parte do Projeto Jovens Mineiros Sustentáveis em parceria com a secretaria de Estado de Meio Ambiente. Fundado em 1896, o Balneário Doutor Mário Mourão é um dos estabelecimentos termais mais antigos do país. A água utilizada nos banhos sai diretamente da fonte a uma temperatura de 39 graus e chega nas banheiras entre 37 e 38 graus. Os benefícios para quem se banha em suas águas são inúmeros: ação sedativa, descongestionante, relaxante, analgésica e vasodilatora. A Escola Municipal Doutor Pedro Afonso Junqueira e Doutor Haroldo Affonso Junqueira conheceram a história do local um dos mais importantes atrativos turísticos da cidade. (Mantiqueira Online – Poços de Caldas) https://www.jornalmantiqueira.com.br/2023/05/26/balneario-doutor-mario-mourao-recebe-visita-do-projeto-jovens-mineiros-sustentaveis/

Vale do Aço tem 86 mil doses de vacina

Na Região Metropolitana do Vale do Aço mais de 86 mil doses da vacina contra a influenza (gripe) foram aplicadas neste ano. Os dados são do sistema LocalizaSUS, do Ministério da Saúde. O imunizante é considerado importante porque reduz a incidência da doença e evita que outras pessoas tenham a gripe. Em Minas Gerais, desde o 12 de maio há a recomendação da Secretaria de Estado de Saúde (SES) para a ampliação da oferta do imunizante a toda a população não vacinada a partir de 6 meses de idade. Até o momento, o quantitativo de doses aplicadas é de 3.536.893 em Minas. Conforme os dados do LocalizaSUS, a RMVA soma 86.533 doses aplicadas da vacina contra a gripe. Desse total, 33.426 são de Ipatinga, 37.716 de Coronel Fabriciano, 10.702 de Timóteo e 4.689 de Santana do Paraíso. (Diário do Aço – Ipatinga)

11° Fliaraxá apresenta estrutura inédita

O 11º Festival Literário de Araxá – Fliaraxá – que acontecerá entre os dias 5 e 9 de julho, promete ser uma experiência inesquecível para os amantes dos livros e da cultura. Colocando em evidência o tema “Educação, Literatura e Patrimônio”, essa edição traz uma série de novidades, começando pelo local escolhido para abrigar a programação presencial: o no Estádio Municipal Fausto Alvim, no centro do município. Com uma área coberta de 2.420 m², o evento contará com uma estrutura diversificada, com palco para atrações musicais, área de gastronomia e três auditórios onde ocorrerão debates com escritores. Juntos, os auditórios atenderão a um público de 500 pessoas. (Correio de Araxá)