Municípios da MG 050 recebem R$7,7 mi de imposto

Coluna MG 28 Janeiro

Municípios da MG 050 recebem R$7,7 mi de imposto
Valor é repassado mensalmente, dividido entre as cidades proporcionalmente, conforme a participação de limite territorial da rodovia pedageada(Divulgação)

Rede de Notícias do Sindijor MG

Municípios recebem R$7,7 mi de imposto

Os 22 municípios que estão às margens do Sistema MG-050/BR-491/BR-265 receberam, no ano de 2021, o repasse de cerca de R$ 7,7 milhões da AB Nascentes das Gerais. O valor é referente Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) que incide sob o valor das tarifas nas 7 praças de pedágio. São contempladas com o repasse as cidades de Juatuba, Mateus Leme, Itaúna, Igaratinga, Carmo do Cajuru, São Gonçalo do Pará, Divinópolis, São Sebastião do Oeste, Pedra do Indaiá, Formiga, Pains, Córrego Fundo, Pimenta, Piumhi, Capitólio, São João Batista do Glória, Alpinópolis, Passos, Itaú de Minas, Pratápolis, Fortaleza de Minas e São Sebastião do Paraíso. (Folha da Manhã – Passos)

Sebrae integrará a ExpoCigra Fiemg

Confirmada a participação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) como realizador da 10ª ExpoCigra Fiemg (Feira Multissetorial do Vale do Rio Grande), juntamente com o Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande (Cigra) e com a Fiemg Regional Vale do Rio Grande. A perspectiva é trabalhar em toda a região, que compreende 20 municípios que fazem parte da área da Fiemg Vale do Rio Grande, de forma integrada, levando qualificação e promovendo resultados diretos para os trades das 14 cadeias produtivas envolvidas na feira, que será realizada em novembro. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Greve na construção civil

A assinatura de uma nova Convenção Coletiva de Trabalho para os empregados que atuam na construção civil de Belo Horizonte e região metropolitana está pendente. Com data-base em novembro, o documento ainda não foi pactuado entre as partes por impasses existentes no pleito da categoria e do sindicato patronal. Por esse motivo, neste mês, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Belo Horizonte e Região (Stic-BH), mais conhecido como Marreta, convocou uma greve que ainda perdura e não tem previsão de acabar, como informa o presidente da entidade, Afonso José do Rosário. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)

Retorno não será obrigatório

Com o objetivo de assegurar a continuidade do processo de ensino e aprendizagem aos alunos da rede municipal de ensino, as aulas presenciais terão seu retorno no dia 7 de fevereiro, em Formiga. A Prefeitura explicou que, por causa das condições epidemiológicas provocadas pela variante “ômicron”, o retorno não será obrigatório. Na próxima semana, reuniões pedagógicas serão realizadas nas Escolas e nos Centros de Educação Infantil para estudo, revisão dos protocolos sanitários e para preparação das salas de aula. (Jornal Nova Imprensa – Formiga)

Curso de Operações com Cães

Quebrar os preconceitos é o primeiro desafio das mulheres que querem conseguir um lugar nos grupamentos especiais das polícias. Ser qualificada e dominar as técnicas do grupo de atuação é fundamental para serem respeitadas e conseguirem trabalhar de forma igualitária com os homens. No Grupo de Operações com Cães (GOC), do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), as mulheres representam 1,27% da tropa. E elas estão na sexta turma do curso “Operações com Cães em Ambientes Carcerários”, cuja qualificação abrange os policiais do estado que trabalham nos mais de 50 canis de unidades prisionais. (Diário do Rio Doce  - Governador Valadares)

Curso profissionalizante gratuito

A evasão escolar decorrente da pandemia de covid-19, que teve um aumento de 171% no segundo semestre de 2021, em comparação ao mesmo período de 2019, já causa impactos também em Juiz de Fora. Enquanto, no Brasil, cerca de 244 mil crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos ficaram fora da escola, conforme relatório da organização Todos Pela Educação, com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), a Escola Estadual Clorindo Burnier também registrou queda no número de alunos matriculados: em dezembro de 2019, a instituição tinha 776 alunos. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Araxá paga rateio do Fundeb

A Prefeitura de Araxá vai realizar o pagamento do rateio de R$ 2.304.163,51 provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para 1.832 profissionais da Secretaria Municipal de Educação. O rateio beneficiará servidores efetivos e contratados que atuam em cargos técnicos, operacionais e administrativos (professores, ASGs, administrativo, dentre outros). O valor de até R$ 1.615,26 será pago a cada profissional proporcionalmente ao número de meses trabalhados durante o ano letivo de 2021. (Correio de Araxá)

Faça o download do arquivo: