Coluna MG 03 Maio

Nanuque está com nome sujo
Município de Nanuque está impedido de assinar convênios com os governos Estadual e Federal (Reprodução)

Nanuque está com nome sujo

Por falta de regularidade fiscal o governo do prefeito Gilson Coleta poderá viver dias tenebrosos se a administração pública não realizar as providências para limpar o nome do município. A falta de informações à órgãos do estado e da União, torna o município inapto para assinar convênios. No Tribunal de Contas do Estado, a contabilidade municipal não havia enviado o relatório de dezembro de 2022. Na esfera federal a situação não é muito diferente. Em consulta, a situação de Nanuque junto ao CAUC é irregular. Consta a falta de regularidade com o Cadin e  encaminhamento de Contas anuais, fato que impede o município de receber emendas e assinar convênios, porém, emendas impositivas podem ser enviadas aos cofres públicos. (Em Tempo – Nanuque)

Torresmofest em Varginha

O maior Festival de Torresmo do Brasil, o Torresmofest, pioneiro e considerado o maior festival gastronômico do país, está de volta a Varginha, entre os dias 4 e 7 de maio, das 12 às 22 horas, no Via Café Garden Shopping com entrada gratuita para o evento. Serão vendidos diversos pratos preparados com carne suína, além de trucks com gastronomia variada, chope artesanal e shows ao vivo. A expectativa da organização do evento é que sejam consumidas aproximadamente 15 toneladas de proteínas de carne nos quatro dias de evento. O festival conta com 25 expositores, entre trucks e barracas. (Blog do Madeira – Varginha)

Faculdade abre espaço de coworking

O Centro Universitário Una publicou edital que convida estudantes em formação, alunos egressos e toda a comunidade a participar do Programa Vivência Residentes Ânima Lab, em Uberlândia. O objetivo da iniciativa é proporcionar a empresas e profissionais liberais a oportunidade de hospedagem temporária nas instalações do Ânima Lab, um espaço de coworking da unidade acadêmica que visa incentivar a inovação e o empreendedorismo da cidade. O edital disponibiliza vagas para seis equipes, sendo duas formadas pela comunidade em geral, outras duas por profissionais formados na Una e mais duas por estudantes em formação na instituição. (Jornal Diário de Uberlândia – Uberlândia)

Atendimento pediátrico em Uberaba ampliado

Por meio da Secretaria de Saúde (SMS), a Prefeitura de Uberaba está trabalhando para ampliar o atendimento pediátrico no Município. De acordo com informações da secretária de Saúde, Valdilene Rocha, equipe técnica da Pasta e de engenharia seguem estruturando o Pronto Atendimento para o público infantil, que deverá ser ofertado no Hospital Regional ou Unidades Básicas de Saúde e Matriciais. Os recursos investidos para ampliação aos atendimentos serão de até R$ 800 mil, destinados à pediatria, por meio de emenda parlamentar do ex-deputado estadual Heli Grilo, captada por intermédio do vereador Ismar Marão. (Jornal de Uberaba – Uberaba)

Comércio prevê alta de 5%  nas vendas

Considerada a segunda melhor data para o comércio, o Dia das Mães deve impulsionar as vendas em Passos na próxima semana. Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Passos (SindPass), Gilson Madureira, a estimativa é de aumento de 5% em relação ao mesmo período do de 2022. Segundo ele, o Dia das Mães sempre salva o comércio. (Folha da Manhã – Passos)

Fanfarra volta em Prudente de Morais

Depois de décadas ausentes, Prudente de Morais vai voltar a ter a tão sonhada fanfarra. Fundada ex-prefeito José da Silveira Brandão, a saudosa fanfarra que animou e encantou toda população em apresentações pra lá de especiais está de volta. O anúncio foi feito pelo prefeito Jocimar Brandão. Segundo ele, trata-se de uma promessa de governo que está saindo do papel. “Adquirimos os instrumentos para reativação da fanfarra de Prudente de Morais, que sempre foi motivo de orgulho para todo prudentino e, se Deus quiser, estaremos com ela no desfile do dia 7 de setembro”, afirmou Brandão. (Jornal Sete Dias – Sete Alagoas)

Maio Amarelo em Pouso Alegre

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, realizou na manhã desta terça-feira, 2, a abertura do movimento Maio Amarelo, movimento internacional de mobilização e conscientização para a redução de acidentes e para um trânsito seguro. A 8ª edição da campanha em Pouso Alegre possui como tema “No Trânsito, Escolha a Vida”. Durante a ação foi realizada uma caminhada na Avenida Dr. Lisboa, uma importante via da cidade, até a Praça Senador José Bento. Em Pouso Alegre, somente no ano de 2022 foram registrados 3.051 acidentes de trânsito, que geraram 23 mortes. (Diário Regional – Pouso Alegre)