Taxa de desemprego recua em Minas Gerais

Coluna MG 26 Fevereiro

Taxa de desemprego recua em Minas Gerais
Força de trabalho em Minas Gerais atingiu 11,34 milhões de pessoas no quarto trimestre do ano passado, segundo o IBGE (Reprodução)

Força de trabalho em Minas Gerais atingiu 11,34 milhões de pessoas no quarto trimestre do ano passado, segundo o IBGE (Reprodução)

COLUNA MG

Rede de Notícias do Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

 

 

Taxa de desemprego recua em MG

A taxa de desocupação de Minas Gerais encerrou o último trimestre do ano passado em 9,4%, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado do Estado foi inferior ao registrado no País, que chegou a 11,1%, e representa queda de 1,3 ponto percentual em relação ao trimestre anterior e de 3 pontos percentuais sobre a mesma época de 2020. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)

 

Municípios retomam o turismo

O Lago de Furnas atingiu a maior cheia desde junho de 2016. Com a melhoria no reservatório, representantes de 14 cidades ao redor e de outros municípios do Sul de Minas se reuniram para definir estratégias para a volta do turismo. Dados oficiais do Operador Nacional do Sistema Elétrico mostram que o Lago de Furnas chegou ao volume útil de 78,83%, o nível está a 764,9 metros acima do nível do mar. Com o reservatório mais cheio, as cidades já têm se articulado para a retomada do turismo na região. “A intenção é integrar, não existe turismo de um município só”, disse a presidente do Circuito do Lago de Furnas, Thayse Castro. (Gazeta de Varginha)

 

Sem festas, movimento no terminal cai

Com a ausência dos desfiles de Carnaval em Uberlândia e o cancelamento das festas nas cidades da região, a procura por passagens de ônibus no Terminal Rodoviário do município para o feriado deste ano teve uma queda de 50%. Segundo o responsável, destinos que antes eram muito requisitados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Goiânia e Caldas Novas, além das cidades da região. Para se ter ideia, em 2019 e 2020, o número de carros extras para atender os foliões foi superior a 170. Já neste ano, o índice não deve ultrapassar 50 veículos. (Diário de Uberlândia)

 

Projeto do cerrado em Sete Lagoas

            Sete Lagoas é contemplada com projeto de desenvolvimento rural sustentável no Cerrado, com financiamento internacional que será executado em 16 municípios do Cerrado mineiro. A Emater-MG foi a vencedora de uma concorrência pública para prestar assistência técnica em um projeto de desenvolvimento rural sustentável no Cerrado, com financiamento internacional. As ações serão executadas em 45 unidades demonstrativas, em propriedades de 16 municípios de Minas Gerais. O contrato de prestação de serviços, no valor de R$ 349 mil, tem duração de 12 meses, podendo ser prorrogado. (Jornal Sete Dias – Sete Lagoas)

 

Araxá continua em calamidade

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou o segundo Projeto de Resolução do ano relativo à prorrogação do estado de calamidade pública, em decorrência da pandemia, em municípios mineiros. Desta vez, dez cidades foram contempladas, entre elas, Araxá, no Alto Paranaíba. O decreto flexibiliza termos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Dessa forma, enquanto perdurar a situação de calamidade, ficam suspensos prazos e disposições referentes a despesas com pessoal e aquisição de insumos e equipamentos médicos.  (Correio de Araxá)

 

Itabirito adere à campanha global

Reafirmando o compromisso com a gestão ambiental, Itabirito oficializou no dia 7 de fevereiro, a associação ao ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e a adesão à campanha Race to Zero. A assinatura do termo de cooperação climática aconteceu durante o Simpósio Rio Itabirito Vivo, evento que integrou a programação das Ações Centenárias, no auditório do IFMG. O termo foi assinado pelo prefeito Orlando Caldeira (Cidadania) e pelo secretário-executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, em ato acompanhado virtualmente pelo cônsul do Reino Unido em Belo Horizonte, Lucas Brown. (Edição do Brasil – Belo Horizonte)

 

Patrocínio quer posto da Hemominas

Uma comitiva de patrocinenses esteve em audiência com  o corpo técnico, arquiteta, gerente de supervisão e médica do Hemominas, em Belo Horizonte. O objetivo foi apresentar as condições estruturais do novo Pronto Socorro de modo viabilizar a instalação do Posto Avançado de Coleta de Sangue de Patrocínio. Para atender a grande demanda de sangue na cidade e região. Em estudo foi sugerido a hipótese de utilizar o 3º andar (2.194 m²) do Novo Pronto Socorro de Patrocínio e o Hemominas ocupará 500 m². O restante será destinado a instalação da Policlínica e hoje onde é a Policlínica será transformada em uma UPA.  (Jornal de Patrocínio)

Faça o download do arquivo:

Arquivos