Uberlândia inaugura hoje o Complexo Produtor de Água

Coluna MG 30 Agosto

Uberlândia inaugura hoje o Complexo Produtor de Água
Complexo garantirá o abastecimento de água até 2060, para 3 milhões de pessoas (Divulgação)

Uberlândia tem Complexo Produtor de Água

No aniversário de 133 anos de Uberlândia, o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, inaugura nesta terça-feira o Complexo Produtor de Água Deputado Luiz Humberto Carneiro – Sistema Capim Branco. O evento deve contar com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Executada pela Prefeitura, a obra recebeu investimentos de R$ 332,7 milhões e é considerada uma das maiores do País financiada com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) – R$ 287,9 milhões de empréstimo por meio da Caixa e R$ 44,7 milhões de contrapartida do município. (MG Turismo – Belo Horizonte)

Agropecuária fecha vagas em Araguari

Os índices mais recentes apresentados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged - , referentes ao mês de julho de 2021, e apontam uma melhora na economia em Araguari. O mês de julho, com 1.050 admissões e 990 demissões, totalizou saldo positivo de 60 novos empregos no município. Observando os números alusivos aos setores de atividades econômicas na cidade, a agropecuária apresentou, pelo terceiro mês consecutivo, um saldo negativo crítico com 15 admissões e 192 desligamentos, resultando em saldo negativo de 177. O comércio, afetado pela pandemia de Covid-19, continua se recuperando e acabou ficando com saldo positivo (Gazeta do Triângulo – Araguari)

Vale do Aço acumula patrimônio de R$13 mi

O perfil sociodemográfico da elite financeira do Vale do Aço foi mapeado pelo geógrafo William Passos, por meio do Observatório das Metropolizações. Utilizando dados das declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2019 (ano fiscal 2018), da Receita Federal e com dados cedidos pelo economista e professor da Fundação Getúlio Vargas Marcelo Neri, foi possível identificar quanto a camada rica injeta na região, que acumula patrimônio líquido de mais de R$ 13 bilhões. Conforme o estudo, o patrimônio é de R$13.340.383.367,93 em 2019 e injetou, mensalmente, R$551.078.570,93 na economia. (Diário do Aço – Ipatinga)

Retomada de aulas será híbrida

Juiz de Fora ainda não tem uma data para o retorno das aulas presenciais. Assim, o calendário segue indefinido tanto para a rede pública como também para as escolas privadas. Recentemente, em uma audiência pública realizada na Câmara Municipal, representantes da prefeitura sinalizaram que o retorno poderia acontecer em setembro. Tal cenário ainda é colocado como possibilidade pela secretária de Educação, Nádia Ribas. A representante da pasta ressaltou que o início da aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 nos trabalhadores de educação deve ser iniciada a partir do próximo dia 04, caso não haja nenhum imprevisto. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Amams capacita Comdecs

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), realizou uma capacitação com os Coordenadores Municipais de Defesa Civil do Norte de Minas, os orientando sobre como preencherem os critérios da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais para receberem os kits de Defesa Civil e, ainda, as cisternas/caixas d’água que serão distribuídas para as comunidades rurais com abastecimento humano de água potável. O evento foi organizado pelo coordenador do Departamento de Relações Institucionais da Amams, Sérgio Nassau que atua com as Coordenadorias Municipais do setor. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Divinópolis reconhece erro

Pelo menos cinco pessoas tomaram a segunda dose da vacina contra a covid-19 de laboratórios diferentesda primeira aplicação em Divinópolis. O erro foi admitido em nota pela prefeitura e,no esclarecimento, a diretoria afirma que medidas para tentar evitar a troca de fabricantes dos imunizantes são tomadas. Ainda, que toda equipe de vacinação passa por treinamento e capacitação para trabalhar frente as particularidades de cada laboratório. A cidade aplicou cerca de 217 mil doses até o momento. (O Popular – Nova Serrana)

Campanha arrecada itens

A campanha "Criança Feliz: Para abrir um sorriso, abra seu coração", da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) e da Tv Integração, arrecada livros de história infantil, brinquedos pedagógicos, lápis de cor, giz de cera e fraldas, que serão destinadas às crianças em situação de vulnerabilidade social. A ação integra a programação inédita ao Mês da Primeira Infância. A doação pode ser entregue até 20 de setembro, em um dos pontos de coleta. São eles: Prefeitura de Uberaba, sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, Tv Integração, Aladin Papelaria e Presentes, Arco-Íris Papelaria e Presentes, Bretas (no Shopping Uberaba), Colégio Nossa Senhora das Dores, Vacinar Clínica de Vacinação ou Vira Mundo Brinquedos. (Jornal da Manhã - Uberaba)

Diretoras participam de workshop

A Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Governador Valadares está ministrando um workshop para o Departamento de Saúde e Segurança do Servidor, com o objetivo preparar os gestores das escolas para receber os alunos que retornarão às aulas presenciais no próximo dia 01. A capacitação está sendo realizada no Polo da UAB e, por causa da pandemia, o workshop foi dividido em duas turmas. Uma turma participou do workshop nesta segunda-feira, 30, enquanto foi realizada na semana passada. O secretário Municipal de Educação, José Geraldo Prata, esteve na abertura do evento e ressaltou que o retorno às aulas presenciais será marcado por vários desafios. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Faça o download do arquivo: