Coluna MG 21 Julho

Vacina da dengue aplicada em Uberlândia
Com intervalo mínimo de três meses, imunizante deve ser aplicado em duas doses (Marcelo Camargo AgBR)

Principais destaques dos jornais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

Vacina da dengue aplicada em Uberlândia

A rede privada de saúde, em Uberlândia, iniciou a aplicação da nova vacina contra a dengue. O imunizante, denominado de Qdenga, está disponível em laboratórios e clínicas da cidade. Os preços variam de R$ 428 a R$ 530 (confira o detalhamento no fim da matéria). Neste primeiro momento, a vacina ainda não está disponível no Sistema Único de Saúde. Criada pelo laboratório japonês Takeda Pharma, a Qdenga é a segunda vacina a receber registro no país, mas é a primeira que pode ser aplicada em pessoas que nunca foram infectadas pelo vírus transmitido pelo Aedes aegypti. O imunizante é indicado para a faixa etária de 4 a 60 anos. (Diário de Uberlândia – Uberlândia)

Começa o Festival de Teatro em Lafaiete

Lafaiete é a capital do Teatro. Acontece até o dia 23 o Festival de Artes Cênicas (Face), com espetáculos diários, para todas as idades, em vários pontos da cidade. Os ingressos são vendidos a R$ 5 na hora das peças e quem preferir pode comprar o abadá por R$ 25, e ter a entrada liberada. Os pontos de venda são a Casa do Teatro, Museu Antônio Perdigão, Casa Grabriela Mendonça, Loja Decorartti e os integrantes da Casa do Teatro. Este ano, o Face homenageia a jornalista Gina Costa. (Correio da Cidade - Conselheiro Lafaiete)

Metabase cobra explicações da Vale

Após os tremores ocasionados por detonações na Mina Periquito, da Vale, na última quarta-feira, 19, o Sindicato Metabase de Itabira e Região informou que notificou a mineradora reivindicando esclarecimentos sobre a situação e os reflexos que isso pode gerar na comunidade. A entidade também destacou que o monitoramento de ações como desmonte de rochas não faz parte do seu escopo de atuação, mas que “toda e qualquer atividade que coloque em risco os trabalhadores e ou comunidade” é de seu interesse. (De Fato Online – Itabira)

Varginha entrega iluminação nas praças

Por solicitação do prefeito Vérdi Melo, a Secretaria de Planejamento de Varginha está concluindo essa semana a melhoria na iluminação de mais 05 importantes Praças da cidade,  “diante da necessidade de maior luminosidade nesses espaços, que possibilitarão maior segurança e conforto aos usuários”, segundo o prefeito. Segundo o coordenador do projeto, Pedro Gazzola, além da segurança aos usuários, as instalações físicas em diversas praças da cidade, iluminadas há mais de 30 anos, somada a uma adequada convivência pacífica com a preservação da arborização, exigem intervenções na luminosidade com projetos luminotécnicos, materiais adequados e luminárias de Led eficientes e econômicas. (O Debate – Varginha)

"Viva o Centro" em parceria com a Alemanha

Equipe da Secretaria de Planejamento de Uberaba apresenta, nesta sexta-feira, 21, o projeto “Viva o Centro” de requalificação da região, no Ministério das Cidades. Uberaba, com essa proposta, foi o único município mineiro classificado para integrar o projeto Desenvolvimento Urbano Sustentável, fruto de acordo de cooperação entre Brasil e Alemanha, em março passado. Rebatizado pelo Governo Federal de Projeto Cidade Presente – DUS tem como objetivo aprimorar as condições para o desenvolvimento urbano mais integrado e centrado ao cidadão. Durante esta quinta, 20, e sexta-feira, 21, acontecem oficinas presenciais para que as equipes dos municípios possam se aprofundar e desenvolver as propostas dos 12 projetos com metodologias interativas e de aprendizado. (Jornal de Uberaba)

Professora promove campanha

A professora Ana Maria Santos, do núcleo de balé da Escola Municipal Heitor Cláudio de Sales, em Pedro Leopoldo, está promovendo uma vakinha online com o objetivo de arrecadar fundos para ajudar seu aluno Brayan Gabriel, de 10 anos, a realizar o sonho de se tornar um dançarino profissional e ser aprovado na renomada Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Brayan, foi aprovado na seletiva estadual, em Belo Horizonte, e agora se prepara para a seletiva nacional, em Joinville (SC). Brayan iniciou suas aulas de balé em abril de 2022, na escola por meio do Projeto Educação com Arte da Secretaria Municipal de Educação. (Jornal Sete Dias – Sete Lagoas)

Trabalho Seguro ni IFMG de Sabará

O Programa Justiça e Cidadania do TRT-MG apresentou aos alunos do curso de Administração do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Sabará (IFMG) a temática do trabalho seguro. O desembargador Marcelo Pertence iniciou sua fala explicando os conceitos de competência e jurisdição no âmbito da Justiça do Trabalho. Sua exposição também trouxe a dimensão histórica do Direito do Trabalho desde as primeiras concepções do trabalho humano associado à escravidão, passando pelo surgimento do proletariado até o nascimento de uma consciência coletiva entre os trabalhadores. (Jornal Folha de Sabará – Sabará)

Arquivos