Varginha recebe melhorias na iluminação pública

Coluna MG 23 Julho

Varginha recebe melhorias na iluminação pública
Melhoria na iluminação em Varginha terá reflexo no valor do IPTU (Divulgação)

Varginha melhora a iluminação

O governo municipal instalou 18 mil novas luminárias de LED na rede de iluminação pública de Varginha. Com este investimento a cidade ficará mais iluminada e principalmente segura. Além disso, a tecnologia de LED que está substituindo as antigas lâmpadas de mercúrio ou incandescentes, são mais econômicas e reduzem o gasto público com iluminação pública. O prefeito Verdi Melo já anunciou que vai reduzir a taxa de iluminação pública, que vem cobrada junto da conta de energia da Cemig. (Gazeta de Varginha)

Caratinga divulga Bolsa Atleta

A prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte divulgou o resultado final do processo seletivo referente ao Edital 2021 do Programa Bolsa Atleta. A medida foi instituída por lei municipal, com o objetivo de selecionar atletas, técnicos e equipes envolvidos nas práticas de esportes de alto rendimento, em diversas modalidades esportivas, ofertando bolsas para o fomento visando participações em eventos esportivos. O Programa a nível municipal não tem nenhuma relação com os programas de mesmo nome a nível estadual e federal, sendo os recursos disponibilizados do próprio município. (Diário de Caratinga)

Prefeitura repassa verbas

Com o objetivo de garantir a integração social com os idosos, a Prefeitura de Araxá promoveu o repasse de verbas para nove projetos sociais voltados à terceira idade. Com total de R$ 2.593.152,53, o recurso é oriundo de renúncia fiscal da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM). O Estatuto do Idoso prevê que os direitos sociais dessa classe precisam ser assegurados ao criar condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. (O Planalto – Araxá)

Ipatinga tem vistoria eletrônica

A partir desta semana, as vistorias de veículo em Ipatinga serão feitas de forma eletrônica e por meio de agendamento no site do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). Conforme o delegado regional em Ipatinga, Thiago Alves Henriques, o serviço funciona desta forma, depois de uma fase de testes que durou 15 dias. Conforme o delegado, o Sistema de Vistoria Eletrônica de Veículos da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), além de substituir o uso de papel, diminui a possibilidade de fraudes e erros, dando mais segurança aos proprietários de veículos que buscam pelos serviços do Detran-MG. (Diário do Aço - Ipatinga)

Câmara vai pedir esclarecimentos

A Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito, Meio Ambiente e Acessibilidade da Câmara Municipal de Juiz de Fora anunciou que irá cobrar esclarecimentos à prefeitura sobre a circulação de ônibus com idade superior ao estabelecido em contrato firmado entre o município e as empresas concessionárias. O edital de licitação de n° 005/2014, publicado em 19 de maio de 2015, em seu item 14.4, inciso XXVII, estabelece como responsabilidade da concessionária manter a idade média da frota de cinco anos, não sendo admitido o uso de veículos com mais de dez. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Documentário destaca mulheres trans

Um documentário ganhou as telinhas da população de Manhuaçu. Nomeado com o título “o céu é trans”, o produto audiovisual conta a história de duas mulheres da cidade, enquanto dialoga com a forma que a mídia na pós-modernidade lida com a situação e a vida de pessoas transexuais. Engajado há algum tempo com pautas sociais, ele fez questão de salientar que o trabalho independente traz consigo uma grande equipe técnica de outras pessoas que também moram em Manhuaçu, e que sem elas o mesmo não seria possível. (Diário de Manhuaçu)

Balde Cheio apresenta resultados

Desde que o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Balde Cheio chegou para os pecuaristas de São Francisco, Porteirinha e Bocaiuva, a rotina de trabalho e a forma de gerir o negócio mudaram. Ao todo, mais de 100 criadores foram atendidos por dois anos, recebendo visitas e orientações de cinco técnicos e treinamentos para a atividade desenvolvida na propriedade. Os resultados que os pecuaristas tiveram serão apresentados em solenidades e, entre as principais mudanças nas propriedades está o controle de informações, recurso que ajuda o produtor a se organizar e mensurar o valor do seu trabalho. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Poços vai retomar ensino presencial

As aulas em Poços de Caldas nas instituições públicas (estaduais e municipais) e privadas estão autorizadas a retornarem às atividades presenciais a partir do dia 2 de agosto. Com base na diminuição dos números relacionados à pandemia no município e considerando o papel essencial da educação, o Comitê Extraordinário Covid-19 regulamentou as medidas de saúde e segurança que deverão obrigatoriamente ser adotadas para implementação do sistema híbrido de ensino. Todos os espaços físicos das unidades terão protocolos de saúde e segurança com demarcações. (Jornal da Mantiqueira – Poços de Caldas)

Para baixar a coluna, clique aqui: