Verba do Governo vai atender venezuelanos em Montes Claros

Coluna MG 13JUL

Verba do Governo vai atender venezuelanos em Montes Claros
No ano de 2020, um grupo de mais de 100 venezuelanos, da etnia Warao, chegou a Montes Claros (Gazeta Norte Mineira)

Verba para atender venezuelanos

O Governo Federal disponibilizou R$360 mil para Montes Claros atender aos venezuelanos que estão residindo na cidade. Através da portaria 641, de 9 de julho, repassou de forma emergencial os recursos federais para a execução de ações socioassistenciais no município. O Ministério da Cidadania informou que a medida foi adotada em atendimento às situações de risco pessoal e social, em especial às situações de rompimento de vínculos comunitários, o que exige soluções protetivas mais flexíveis, bem como de serviços socioassistenciais em promoção de apoio e proteção à população atingida pelas situações de migração. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Servidores vão contar com plano de saúde

O prefeito Bruno Morato reuniu-se com representantes da Unimed Vale do Aço, em Coronel Fabriciano, para reativar a parceria entre a cooperativa e a Prefeitura de Santana do Paraíso. Pelo contrato acertado entre as partes, o governo irá oferecer plano de saúde aos servidores públicos do município e seus dependentes, informou o Executivo. De acordo com o secretário municipal de Administração, Reinaldo Luiz, o acordo conta com bases. “A data de início do contrato é 1º de julho de 2021. O modelo se baseia na livre adesão, ou seja, não se trata de obrigatoriedade”, disse. (Diário do Aço – Ipatinga)

JF avança para onda amarela

Após quatro semanas consecutivas na faixa laranja, o município de Juiz de Fora avança para a faixa amarela do programa Juiz de Fora pela Vida – programa municipal que estabelece regras e protocolos para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus na cidade e também para o funcionamento do setor produtivo, como comércio e serviços. A decisão foi informada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), após avaliação semanal do Fórum em Defesa da Vida. Nesta fase, cenário é classificado de “risco baixo” para a covid-19, o que, conforme os indicadores epidemiológicos analisados, permite o avanço. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Parlamentar defende análise de águas

A Lei Municipal nº 9.411/2020 dispõe sobre a realização de análise das águas e dos reservatórios das escolas e Centros de Educação Infantil municipais. A matéria foi aprovada pela Câmara no ano passado e decorre de um Anteprojeto de Lei do vereador Marcelo Heitor, atual presidente da Casa. O parlamentar apresentou, nesta semana, um Requerimento solicitando informações da Prefeitura sobre o cumprimento da norma, tendo em vista a importância de medidas de proteção à saúde dos alunos e comunidade escolar. De acordo com a legislação, a coleta de amostras para análise das águas deve ser feita quadrimestralmente, em parceria com o Departamento Municipal de Água e Esgoto. (Jornal da Mantiqueira – Poços de Caldas)

Portaria confirma aulas presenciais

A Prefeitura Municipal de Uberaba publicou uma portaria que oficializa o cronograma para retorno gradual das aulas presenciais a partir do próximo mês. Pelo calendário, alunos e professores devem retornar no início do mês de agosto. A portaria estabelece a retomada das atividades presenciais na rede municipal em três fases, com intervalo de 15 dias entre cada etapa. Na primeira semana de agosto, o plano de retorno presencial inclui somente as turmas de Pré-II (Educação Infantil), de 5º ano do Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) 1º e 2º segmentos. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Araxá adere ao Circuito Turístico

Uma cidade histórica, rica em belezas naturais e famosa pelas águas termais. Araxá se destaca pelas águas terapêuticas, gastronomia típica e natureza inconfundível que atrai visitantes de todas as partes do país. Para aprimorar o cenário turístico na cidade, o prefeito Robson Magela assinou o termo associativo do Município de Araxá ao Circuito Turístico Nascentes das Gerais e Canastra. A adesão permite à cidade receber recursos estaduais e federais para aplicação no turismo. Além de Araxá, os municípios associados ao circuito são: Alpinópolis, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Claraval, Delfinópolis, Guapé, Ibiraci, Itaú de Minas, Passos, Pratápolis, São João Batista do Glória, São José da Barra, Piumhi, São Roque de Minas, Ilicínea, Tapira e Vargem Bonita. (Correio de Araxá)

Alunos recebem kits

Cerca de 70 mil estudantes da rede municipal de ensino vão receber os kits de materiais e uniformes escolares em Uberlândia. O conjunto de materiais disponíveis nos kits variam para cada faixa etária e a etapa de educação. Eles são oferecidos para estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Programa Municipal de Alfabetização de Jovens e Adultos (Pmaja) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). De acordo com a Prefeitura, o investimento de R$ 2,55 milhões foi feito através da Quota Municipal do Salário Educação (QMSE). No entanto, os uniformes haviam sido adquiridos em 2019, para distribuição em 2020. Mas, por conta da pandemia da covid-19, não houve a entrega, sendo eles distribuídos em 2021. (Jornal 10 – Uberlândia)

Faça o download do arquivo abaixo: