Aberta consulta para concessão do Parque de Ibitipoca

Coluna MG 03 Janeiro

Aberta consulta para concessão do Parque de Ibitipoca
Parque integra lista de 26 unidades de conservação que serão concedidas à iniciativa privada para exploração da atividade turística (Foto: Leonardo Costa/Tribuna de Minas)

Começa a concessão do Ibitipoca

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) publicou a abertura da consulta pública para conhecimento e análise da minuta do edital e de seus anexos referentes ao futuro processo de licitação, na modalidade concorrência, para concessão do Parque Estadual de Ibitipoca, situado em Conceição do Ibitipoca, distrito de Lima Duarte, a cerca de 90 quilômetros de Juiz de Fora. O parque está na lista de 26 unidades de conservação do país que serão concedidas à iniciativa privada. O IEF também liberou a consulta para o Parque Estadual do Itacolomi, que fica nas cidades mineiras de Ouro Preto e Mariana. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Nanuque rejeita taxa de manejo

Os vereadores de Nanuque participaram de sessão extraordinária e rejeitaram o Projeto de Lei nº 044/2021, que: “Institui taxa pela utilização efetiva ou parcial do serviço público de manejo de resíduos sólidos urbanos e dá outra providência”. Projeto de autoria do Executivo Municipal, obedece a Lei Federal, para adequação dos municípios, que busca organizar e regular a forma com que o país lida com os resíduos. Para o secretário da Mesa Diretora, vereador Carmilto Carrieiros, a Taxa poderia ser comparada ao IPVA, onde nós pagamos e o mesmo não é aplicado em sua devida finalidade. (Jornal Em Tempo – Nanuque)

Secretaria assume Sesc de Muriaé

A gestão do antigo Sesc de Muriaé está agora sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. A passagem de comando da unidade, que antes estava vinculada à Secretaria Municipal de Administração, foi oficializada pelo prefeito José Braz. A ideia é que, a partir de janeiro, o local possa voltar a ser utilizado pela população de Muriaé de diferentes maneiras - por exemplo, como local de eventos culturais, área de lazer ou competições esportivas. De acordo com o prefeito, a ideia é que a unidade possa ser administrado tal qual uma empresa - ou seja, que além de ser autosustentável, não provoque prejuízos financeiros para o município. (Gazeta de Muriaé)

Locomotiva impedida de circular

Após a Locomotiva a Vapor 51 ter circulado em Além Paraíba no dia 21 de dezembro levando o Papai Noel até o Vassourão, a empresa VLI, que detém a concessão do trecho da via férrea no município, acionou a justiça e conseguiu uma liminar concedida pela Juíza de Plantão, e a Locomotiva 51 não poderá mais trafegar nos trilhos da VLI. A assessoria de imprensa da prefeitura informou que o prefeito Miguel Belmiro Júnior e o vice José Márcio Fernandes ficaram indignados e afirmaram que lutarão em todas as esferas, jurídicas, administrativas e políticas para reverter o que consideraram um absurdo. (Além  Parahyba)

Auxílio liberado em Formiga

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, por meio da Gestão do Cadastro Único, informa que neste mês de janeiro/2022 houve novas liberações do benefício Auxilio Brasil (antigo bolsa família) no valor de R$400, para 536 novas famílias. Ao todo, o município de Formiga possui 2.477 famílias beneficiarias do Auxílio Brasil. (Nova Imprensa – Formiga)

Itaúna terá complexo de tênis

Com aprovação da Câmara de Itaúna, foi autorizada a concessão do direito real de uso do terreno de 12.888,20 m², situado ao lado da Praça de Esportes do Bairro de Lourdes, para a Federação Mineira de Tênis (FMT), por um período inicial de 10 anos. O terreno, avaliado em torno de R$ 5 milhões, receberá investimento da FMT, em parceria com empresários itaunenses, para a construção de um complexo esportivo dedicado à prática de tênis. (Folha do Povo – Itaúna)

Ação de acolhimento aos moradores

A Polícia Militar e a equipe do Serviço de Abordagem Social realizaram operação conjunta no último final de semana, em pontos de aglomeração da área central, junto a pessoas em situação de rua em Poços de Caldas. Na oportunidade, foi disponibilizado acolhimento nas casas de passagem conveniadas junto à Secretaria Municipal de Promoção Social. As pessoas abordadas são classificadas como pessoas em situação de rua, a Secretaria de Promoção Social é acionada para oferecer os diversos serviços disponíveis no município, entre eles o Centro POP, casas de passagem e abrigos institucionais. (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)

Faça o download da coluna: