Coluna MG 01 Novembro

Aumenta o volume da represa de Furnas
O aumento do nível já é um alívio para quem vive da agricultura familiar, piscicultura e do turismo (Reprodução)

Rede de Notícias do Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

Aumenta o volume da represa de Furnas

O volume útil do Lago de Furnas, que banha municípios como Capitólio, Pimenta e Formiga, nas regiões Sul e Centro-Oeste de Minas Gerais, subiu cerca de 3% após as últimas chuvas registradas nas cidades. De acordo com as informações divulgadas, o volume útil estava em 14,74% no dia 23 de setembro. Na última semana, chegou a 17,30%. O resultado implica em um aumento de 753,8 m para 754,3 m. Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), a margem aceitável é de 30%. Apesar disso, o crescimento já é um alívio para quem vive da agricultura familiar, piscicultura e do turismo. (Nova Imprensa – Formiga)

Pedal da Conscientização em Valadares

O Pedal de Conscientização Outubro Rosa e Novembro Azul ocorreu neste domingo, 30, em Governador Valadares. Segundo Paulo Marques, um dos organizadores do evento, foram realizadas 210 inscrições de participantes. O objetivo do evento, além de reunir ciclistas, foi promover uma ação de conscientização sobre a importância da realização de exames de câncer de mama e câncer de próstata. A concentração do evento se deu a partir das 7 horas, na Chácara Bela Vista, no bairro Capim, onde foi servido um café da manhã. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Início de mudanças no trânsito

Como parte do processo da obra de revitalização no Centro de Coronel Fabriciano, haverá uma série de intervenções e mudanças no trânsito municipal a partir da próxima quarta-feira, 03. Motoristas devem ficar atentos às alterações de sentido e bloqueio de algumas ruas. Usuários de ônibus também devem observar as mudanças, como em pontos de embarque e desembarque, e as novas rotas de trajeto do transporte público. A obra começará pelas ruas Pedro Nolasco, José Cornélio, Maria Matos e rotatória da Praça Louis Ensch, em frente à prefeitura. O investimento nesta fase será de R$2 milhões e são recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Celinho Sintrocel. A previsão é que tudo seja concluído antes do natal. (Diário do Aço – Ipatinga)

Centro de Memória da Usiminas

Como parte das comemorações de seus 59 anos de operação, a Usiminas entregou à população um novo equipamento cultural na cidade de Ipatinga. Instalado no prédio do Grande Hotel, o Centro de Memória é liberado para o público, de maneira interativa e com recursos de tecnologia, à história da indústria do aço, da própria Usiminas e do município. Além do acervo histórico, o local exibe importantes obras de alguns dos mais representativos nomes das artes moderna e contemporânea do país. São pinturas e esculturas assinadas, entre outros, por nomes como Amílcar de Castro, Tomie Ohtake e Bruno Giorgi, reunidas pela empresa ao longo de sua história e que antes tinham acesso restrito aos colaboradores. (Folha do Povo – Itatiaiuçu)

Cai o número de inscritos no Enem

Em Juiz de Fora, 10.641 candidatos se preparam para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 21 e 28 de novembro. Destes, 10.094 se inscreveram para a prova impressa e 547 para a versão digital, ambas aplicadas nas mesmas datas. O número representa apenas 54,9% dos candidatos inscritos na edição do ano anterior, em 2020, no qual o total foi de 19.350 participantes na cidade. A redução a quase metade dos candidatos segue a disposição nacional, visto que em 2021 o Enem teve o menor número de inscrições em 16 anos. Tal queda atingiu de forma acentuada um perfil específico. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Concurso Nacional de Presépios

A Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) recebe, até 03 de dezembro, inscrições para a 49ª edição do Concurso de Presépios. Pessoas do Brasil inteiro podem se inscrever, gratuitamente, no concurso que visa incentivar a produção de presépios artísticos para preservar este modo de expressão da arte e religiosidade populares. Para participar, é necessário entregar o formulário de inscrição, os documentos solicitados, descritos em edital no site da fundação, e o presépio na Casa do Rosário da FAOP. (O Liberal – Ouro Preto)

Movimento na rodoviária

Com a campanha de vacinação acelerada e a redução dos diagnósticos de covid-19, muitas pessoas estão se sentindo mais seguras para viajar. Por isso, o movimento no Terminal Rodoviário Carlos Alberto de Mattos, em Caratinga, vem aumentando gradativamente. A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos é a responsável pela administração da rodoviária. O secretário José Carlos de Souza destaca que a movimentação tem se intensificado nos últimos meses. “Temos percebido que existe o aumento significativo de fluxo de pessoas, principalmente a partir do mês de maio, quando se evidenciou o aumento muito grande da vacinação e a redução dos casos de covid-19”. (Diário de Caratinga)

Faça o download do arquivo:

Arquivos