Auxílio Gás vai beneficiar 21 mil pessoas em Uberaba

Coluna MG 11 Dezembro

Auxílio Gás vai beneficiar 21 mil pessoas em Uberaba
O valor que será creditado a cada um é de R$52, o que corresponde, em média, a 50% do valor do botijão de 13 quilos (Reprodução)

Auxílio Gás para 21 mil pessoas em Uberaba

O Governo Federal deve pagar, ainda neste mês, o Auxílio Gás às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. O benefício será pago a cerca de 5,58 milhões de beneficiários em todo o país. Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds), em Uberaba o programa deve beneficiar cerca de 21 mil famílias. O programa social foi lançado no dia 4 deste mês, em cerimônia que contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Cidadania, João Roma. O valor que será creditado a cada um é de R$52, o que corresponde, em média, a 50% do valor do botijão de 13 quilos. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Finalistas do Inova Minas

O Prêmio Inova Minas Gerais, instituído pelo Decreto 46.976 de 04 de abril de 2016 e tem como objetivo estimular os servidores, estagiários, bolsistas e empregados públicos no desenvolvimento de uma cultura de inovação por meio de premiação de ideias e iniciativas inovadoras. Pela primeira vez desde que foi criado, servidores lotados em Teófilo Otoni tiveram seu trabalho entre os finalistas do concurso. O farmacêutico bioquímico do Laboratório Macrorregional, Bruno Oliveira, e a enfermeira referência das zoonoses, Maryana Prates, são servidores da Secretaria Estadual de Saúde, lotados na Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni e submeteram o trabalho intitulado “Estruturação da Rede da Leishmaniose Tegumentar”, concorrendo na categoria “Iniciativas Implementadas de Sucesso”. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

Queda na produção industrial

A produção industrial de Minas Gerais recuou 3,9% em outubro de 2021 na comparação com setembro. A queda foi influenciada pelo desempenho negativo da indústria extrativa, especialmente o minério de ferro, e pelo setor de alimentos. Esta é a quinta taxa negativa consecutiva. Na comparação com outubro do ano passado, a produção industrial em Minas Gerais apresentou recuo de 4,5%. De acordo com o IBGE, houve avanço apenas em quatro das 13 atividades pesquisadas. As maiores altas foram nas atividades de metalurgia (12,8%) e na fabricação de máquinas e equipamentos (11,4%). (Diário do Comércio – Belo Horizonte)

Aprovação de orçamento

A Lei Orçamentária Anual (LOA) 2022 do município de Coronel Fabriciano está aprovada pelo Legislativo e já retornou ao Executivo para o planejamento final do próximo exercício. A maior parte do orçamento foi para a área de Saúde, com 26,5%, e Educação, com 23%. A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos aparece em terceiro lugar com um montante de cerca de R$72 milhões para diversos investimentos, entre eles a construção de um Centro de Especialidades Médicas. A peça orçamentária estima receita de R$401,2 milhões para o próximo exercício, num crescimento de 11% em relação ao orçamento deste ano, que foi de R$361,8 milhões. (Diário do Aço – Ipatinga)

UFU abre consulta pública

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) tem um conjunto de dados em sua posse que podem ser abertos, com o objetivo de disponibilizá-los à sociedade e, assim, ampliar suas ações de transparência e prestação de contas. Nesta semana , foi expedido pela Comissão do Plano de Dados Abertos o documento que pauta a Consulta Pública sobre Dados Abertos, visando a melhorar a transparência da instituição por meio da divulgação dos levantamentos no “Plano de Dados Abertos da Ufu”. Este documento já foi elaborado em 2018 e agora passa por uma atualização, tendo lançamento previsto para janeiro de 2022. (Gazeta do Pontal de Minas – Ituiutaba)

Projeto visa aumentar salários

Araguari tem sofrido com a falta de médicos em algumas especialidades e no atendimento à população da cidade. As autoridades do Executivo e Legislativo acreditam que o salário da classe está defasado quando comparado com a realidade de outros municípios próximos, como Cascalho Rico, que pagam melhor os médicos da rede pública. Assim, a discussão tem se estendido ao longo dos últimos meses e, nesta semana, a prefeitura de Araguari enviou um Projeto de Lei à Câmara Municipal de Vereadores que permite o aumento dos vencimentos de médicos que trabalham para a rede pública no âmbito da Saúde Municipal. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

Programa Jovem Ambiental

O vereador Pastor Moacir Santos, de Araxá, apresentou na Tribuna da Câmara Municipal o Projeto de Lei que institui o Programa Agente Jovem Ambiental. A proposta visa implementar uma política pública destinada à inclusão social e ambiental de jovens araxaenses de maior vulnerabilidade social. O Programa Agente Jovem Ambiental será mais um instrumento de promoção da inclusão social e ambiental de jovens da cidade de Araxá à participação cidadã desse público em projetos socioambientais sustentáveis, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, além do que melhorando a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente. (Correio de Araxá)