290 agências bancárias autuadas em Minas Gerais pelo Procon

Coluna MG 10 Dezembro

290 agências bancárias autuadas em Minas Gerais pelo Procon
Vinte e sete fiscais participaram do projeto, que envolveu a Divisão de Fiscalização das Relações de Consumo de oito Coordenadorias Regionais de Defesa do Consumidor (Diário do Rio Doce)

290 agências bancárias autuadas

O Procon-MG divulgou nesta semana o balanço das fiscalizações realizadas em agências bancárias no estado. De acordo com o órgão, foram fiscalizadas 338 agências em 105 cidades de Minas Gerias, 296 das quais foram autuadas. Ou seja, em quatro meses, fiscais identificaram com algum tipo irregularidade 88% dos bancos visitados. O problema encontrado com maior frequência foi a ausência de cadeira de rodas ou de cartaz indicativo da disponibilidade dela, com 185 ocorrências. Em seguida, a ausência de placa informativa da disponibilidade do Código de Defesa do Consumidor, com 107 ocorrências; ausência de atendimento prioritário ao idoso (90), ausência de cabines individuais nos caixas (79) e não entrega de senha para atendimento (76). (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Cidade arrecadou R$7 mi

Segundo o Portal da Transparência da municipalidade de Além Paraíba, o total líquido das Receitas Orçamentárias atingiu R$7.649.449,34 em novembro. As maiores fontes de receita foram o Fundo de Participação dos Municípios, FPM, Fundeb e o ICMS. Nos primeiros 11 meses do ano, a arrecadação alcançou R$84.991.931,57. A estimativa de arrecadação para este ano é de R$96.319.204,00. O acumulado em 2020 ficou em R$91.724.286,59. O acumulado em 2020 ficou em R$ 91.724.286,59. No mês de novembro, a Prefeitura Municipal de Além Paraíba recebeu R$ 1.645.252,97 a título de repasse do Fundeb. (Jornal Além Parahyba – Além Paraíba)

Desenvolvimento da indústria

Nesta sexta-feira, 10, foi realizado em Juiz de Fora o Encontro Empresarial em Defesa da Indústria do Vestuário, promovido pelo Sindicato da Indústria do Vestuário (Sindivest-JF). No evento, foi apresentado um estudo prospectivo do setor voltado para o fortalecimento e o crescimento das atividades econômicas no município e na região. Também foi exposto o projeto de APL (Arranjo Produtivo Local), que, conforme a presidente do sindicato, Mariângela Marcon, já está sendo trabalhado, em busca da consolidação do modelo e da certificação pelo Governo mineiro. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Festival AME Cultura

O Festival AME Cultura está sendo realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, do Estado de Minas Gerais. Terá início com uma live às 12 horas, e terá como objetivo destacar a cultura mineira por meio da música, artes cênicas, literatura, audiovisual, cultura popular, artes visuais e gestão cultural. E continua com atrações no site oficial (www.amecultura.com.br) e pelo canal da AME Cultura no YouTube, até o final do mês de dezembro. O Teatro Municipal Donato Leite Andrade, na cidade de Paraguaçu, será o palco das apresentações ao vivo e que serão transmitidas pelo canal da AME Cultura no YouTube. (Jornal MG Turismo – Belo Horizonte)

Agência UAI de Leopoldina é inaugurada

Foi realizada na semana que passou a cerimônia de inauguração da primeira Unidade de Atendimento Integrado do Programa UAI Compartilha em Minas Gerais, situada no Centro da cidade. O prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz esteve presente na ocasião, assim como o vice-governador de Minas, Paulo Brant, para prestigiar a cerimônia e celebração desta conquista para o Estado. A central da UAI em Leopoldina é a primeira agência de Minas Gerais que une todos os serviços estaduais e municipais de atendimento ao público totalmente informatizada. (Gazeta de Muriaé)

Turismo e geração de emprego

Cidades do sudoeste mineiro enxergam no aquecimento do turismo uma possibilidade de retomada da economia após o baque proporcionado por quase dois de pandemia. A covid-19 ainda assombra Minas Gerais e o mundo, mas o avanço da vacinação garante um alívio que pode ser observado no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado recentemente: O aumento na geração de empregos puxado por atrações turísticas. Quando analisada a região de Passos, que compreende 29 cidades, é possível ver uma alta em cidades como Capitólio, onde fica o Lago de Furnas, e São Roque de Minas, que abriga o Parque Nacional da Serra da Canastra. Capitólio, inclusive, lidera o saldo na geração de empregos na região em outubro, com 73 novos postos. (Nova Imprensa – Formiga)

Ouro Branco celebra emancipação

A cidade de Ouro Branco está em festa! Neste sábado, 12, a cidade comemora 68 anos de Emancipação Política. E para festejar o aniversário da cidade, a Prefeitura Municipal preparou uma programação que começa nesta quinta-feira, 09. As festividades acontecerão na Praça Santa Cruz e na Avenida Mariza, e contará shows e eventos culturais, rua de lazer, Casa do Papai Noel, luzes de Natal, entrega de escrituras no programa de regularização fundiária, assinatura de ordem de serviço de obras e muito mais. (Jornal Correio da Cidade – Conselheiro Lafaiete)