Coluna MG 11 Agosto

Caratinga assina termo do Bolsa Atleta
Os representantes do esporte em Caratinga foram recepcionados pelo prefeito Welington Moreira (Diário de Caratinga).

Caratinga assina termo do Bolsa Atleta

A solenidade de assinatura do termo de compromisso do Programa Bolsa Atleta foi realizada nesta semana, em Caratinga. Os representantes do esporte, selecionados em edital, foram recepcionados pelo prefeito Welington Moreira. O programa foi instituído através da lei municipal, com o objetivo de selecionar atletas, técnicos e equipes envolvidos nas práticas de esportes de alto rendimento, em diversas modalidades esportivas, ofertando bolsas para o fomento visando participações em eventos esportivos a nível regional, estadual, nacional e internacional. (Diário de Caratinga)

Menor índice de internações

Conforme o boletim epidemiológico de acompanhamento da covid-19, Ipatinga registrou, nesta semana, o menor nível de ocupação de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março de 2020. De um total de 63 vagas disponíveis, apenas 25 permanecem ocupados; o que representa 40%. Em nota, a Prefeitura Municipal informou que “o registro comprova o acerto das estratégias pontuais e permanentes que têm sido adotadas pela administração para reduzir gradativamente os efeitos da covid-19”. (Diário do Aço – Ipatinga)

Executivo não adere a projeto

Pauta de grandes debates nos últimos dias, a municipalização de escolas estaduais proposta pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, por meio do Projeto Mãos Dadas, não terá adesão do município de Ituiutaba. A decisão foi tomada pela prefeita, Leandra Guedes Ferreira, após estudos realizados pela equipe do Poder Executivo, bem como da realização de um debate na tarde da última segunda-feira, 10, na sede da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, com presença da chefe do Executivo, secretários municipais, profissionais de Educação, entre outros. (Folha da Região – Ituiutaba)

Pré-matrícula para aprovados na UFJF

A pré-matrícula para os aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021.2 para a Universidade Federal de Juiz de Fora se inicia a partir das 12h desta quinta-feira, 12. A lista dos classificados na segunda chamada foi divulgada nesta terça-feira, 10, pelo Ministério da Educação (MEC). A pré-matrícula é uma fase obrigatória para o ingresso e ficará aberta até segunda-feira, 16. Todo o processo de matrícula será realizado de forma online, com o encaminhamento da documentação ocorrendo entre os dias 23 e 26 de agosto. A decisão se dá em cumprimento às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Comitê de Monitoramento e Orientações de Conduta sobre coronavírus da UFJF, diante do quadro causado pela pandemia do coronavírus. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Pedido para revitalização de lagoa

A recuperação de lagoas em Montes Claros foi um dos assuntos debatidos durante a sessão ordinária realizada nesta semana, pela Câmara Municipal. Os parlamentares pediram a regulamentação no descarte de esgotos que estão caindo em córregos e lagos da cidade, como no das Melancias e Mangues. O vereador Daniel Dias denunciou o descarte irregular no córrego dos Mangues, onde resultou uma grande mortandade de peixes no local. Segundo ele, ainda não se sabe os motivos que causaram a morte de dezenas de peixes e por isso, pediu a Agência Municipal de Água e Saneamento Básico (Amasb) e à Secretaria Municipal de Meio Ambiente para investigar as possíveis causas. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Empresa vai fazer obra da ZPE por R$1,5 milhão

Após conseguir prorrogação até janeiro de 2022 para obras da ZPE Uberaba, Prefeitura já tem empresa vencedora para implantação da infraestrutura básica do empreendimento. A HCON Engenharia Ltda., de São Bernardo do Campo, venceu a licitação apresentando a menor proposta de preço para executar o serviço. O valor oferecido pelo contrato foi de R$1.551.820,34. Inicialmente, nove empresas estavam na concorrência. Duas foram inabilitadas na fase técnica e sete, habilitadas para seguir na disputa. A abertura dos envelopes com as propostas de preço ocorreu ontem. Representantes de três empresas participaram da sessão. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Conselho de Psicologia abre concurso

O Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG) anunciou a abertura de 430 vagas em concurso público para cargos de nível médio, técnico e superior. Em Uberlândia, serão ofertadas 29 vagas para níveis médio e superior, sendo 22 para o cargo de profissional de apoio técnico e sete vagas para psicólogo. As inscrições podem ser realizadas exclusivamente via internet, no site www.quadrix.org.br, até 13 de setembro. Os valores das taxas de inscrição variam entre R$40 e R$49. As fases do concurso serão realizadas em Belo Horizonte, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Pouso Alegre e Uberlândia.