Casos de Aids aumentam em Montes Claros

Coluna MG 03 Dezembro

Casos de Aids aumentam em Montes Claros
Movimentos comemoraram o Dia Mundial de Combate à Aids com uma blitz educativa em Montes Claros (Gazeta Norte Mineira)

Casos de Aids aumentam em MoC

Cresceu a quantidade de pessoas contaminadas com HIV em Montes Claros, segundo dados do ‘Dezembro Vermelho’, realizado na quinta-feira (1º), quando se comemorou o Dia Mundial de Combate à Aids, com uma blitz educativa organizada pelo Grupo de Apoio à Prevenção e aos Portadores de Aids e o Movimento Lgbtq+ dos Gerais (MGG), que chama a atenção justamente para as desigualdades e o preconceito ainda existentes quando o assunto é o HIV/AIDS. Os dados analíticos apontaram 69 novos casos de HIV em 2021, enquanto entre janeiro e outubro deste ano foram 65 novos casos. No mesmo período do ano passado, foram 62. Crescimento de 4,8% no mesmo período. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Igor Eto recebe título em Serra

O secretário de Governo do Estado de Minas Gerais, Igor Eto, esteve na semana que passou na cidade de Serra dos Aimorés para uma visita oficial. Ele visitou obras realizadas no município com recursos de emendas do deputado estadual Carlos Pimenta. Ao receber o Título de Cidadão Honorário de Serra dos Aimorés, outorgado pela Câmara Municipal, por indicação do vereador Kilmer Gonzaga, Igor Eto disse que o primeiro mandato de Romeu Zema serviu para por as finanças estaduais em ordem, mas que agora, com tudo saneado, o Governador iniciará um processo de realização de obras para beneficiar todo o povo mineiro. (Jornal Em Tempo – Nanuque)

Hospital lança “Salva Mais Corações”

O Hospital Santa Lúcia de Poços de Caldas, o Hospital do Coração, por meio da Fundação do Coração Doutor Aun lançou o Projeto Salva Mais Corações. O projeto pioneiro em todo Brasil é gratuito e visa atender pacientes do SUS que foram submetidos a cirurgia cardíaca. De acordo com o idealizador do projeto, o diretor do Hospital Santa Lúcia,  Aun Assad Netto, o Salva Mais Corações acolhe o paciente desde o momento em que é indicada a cirurgia cardíaca até a recuperação no pós-operatório. (Poços Com – Poços de Caldas)

Prefeitura e Fiemg debatem melhorias

O prefeito de Pouso Alegre, Cel Dimas, se reuniu com o Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe Nogueira. Acompanhado do Controlador Geral do Município, Hamilton Magalhães e do Secretário de Gestão Estratégica e Desenvolvimento Econômico, José Carlos Costa e do Presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias da Construção Civil do Sul de Minas, Nakle Mohallen, o Chefe do poder executivo levou demandas de Pouso Alegre em busca de melhorias. (Jornal Diário Online – Pouso Alegre)

Mineiros ganham Prêmio Fiscal

Dois projetos de autores de Minas Gerais subiram no pódio do Prêmio Nacional de Educação Fiscal. O administrador Alessandro Silva Souza, de Santa Luzia, ficou com o primeiro lugar na categoria Tecnologia e a Escola Estadual Loren Rios Feres, de Araxá, liderada pela professora Silvéria Rita de Oliveira dos Anjos, alcançou a terceira colocação, na categoria Escolas. A solenidade de entrega das premiações foi em Brasília. Excepcionalmente, por causa da pandemia de covid-19, o evento reuniu, simultaneamente, as edições de 2020 e 2021/2022. Os mineiros premiados concorreram pela edição 2020. (Folha de Sabará – Sabará)

Infestação de mosquito preocupa cidade

O índice de infestação do mosquito Aedes aegypti em Sete Lagoas chega a 3,9% de, muito acima do preconizado pelo Ministério de Saúde, que é de menos de 1%. Para piorar, há bairros em que a infestação pelo mosquito supera a casa de 4%. O número deixa cidade em alerta contra a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. O levantamento é feito pela Secretaria Municipal de Saúde - por meio do Centro de Controle das Arbovirosese e foi feito na segunda quinzena de outubro. Foi o terceiro levantamento anual para monitorar o Índice de Infestação Predial (IIP) do mosquito Aedes aegypti (LIRAa) em Sete Lagoas. (Sete Dias – Sete Lagoas)

Parque recebe decoração e luzes de Natal

Para celebrar o início das festividades alusivas ao Natal, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), promoveu a inauguração das luzes e decoração de Natal no Parque do Sabiá. No quiosque multiuso (próximo à portaria do bairro Santa Mônica), terá a apresentação especial do músico Nicolau Sulzbeck, no show ‘Um Violino em Melodia’, com um repertório de músicas nacionais e internacionais. No total, são oito árvores de Natal (todas iluminadas), casinha de Natal, trenó, charrete decorada, além de diversos enfeites típicos desta época do ano, como boneco de neve, pequenos animais, anjos e velas, confeccionados em garrafas pet e metal, por profissionais da própria Futel. (Diário de Uberlândia – Uberlândia)

Câmara homenageia forças policais

Atendendo a uma proposição do vereador Cabo Valério, a Câmara Municipal de Varginha recebeu  integrantes das forças policiais envolvidas na operação contra a Organização Criminosa denominada “Novo Cangaço”. O episódio ocorreu em outubro de 2021 em Varginha e culminou com a morte de 26 pessoas que planejavam invadir e roubar a agência central do Banco do Brasil. Foram homenageados os representantes do BOPE – Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar de Minas Gerais; do GRR – Grupo de Resposta Rápida da Polícia Rodoviária Federal e do 24° Batalhão de Polícia Militar em Varginha. (Blog do Madeira – Varginha)

Divinópolis receberá o ICMS Turismo

Pela primeira vez na história, Divinópolis receberá o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do Turismo. Os benefícios de fazer parte deste auxílio vão além dos recursos recebidos e fornecerá a cidade uma estrutura para ter uma gestão consolidada de política pública voltada ao turismo local. Dessa forma, esse imposto atuará como motivador e catalisador de ações, visando estimular a formatação/implantação, por parte dos municípios, de programas e projetos voltados para o desenvolvimento turístico sustentável, em especial os que se relacionam com as políticas para o excursionismo dos governos estadual e federal. (Portal Agora – Divinópolis)