Chuvas ligam alerta para barragens em Minas Gerais

Coluna MG 24 Dezembro

Chuvas ligam alerta para barragens em Minas Gerais
Estruturas em Barão de Cocais, Itatiaiuçu e Ouro Preto, na região Central, apresentam situação preocupante, segundo agência reguladora (Washington Alves/DC)

Principais destaques dos jornais integrantes da Rede Sindijori MG

Chuvas ligam alerta para barragens

Com as chuvas que predominam sobre o Estado de Minas Gerais nos últimos dias, a Defesa Civil de Minas Gerais tem avaliado criteriosamente as medidas de monitoramento de barragens de minério. Diante dos temporais que têm atingido as cidades pelo País, dentro de um recorte nacional, a Agência Nacional de Mineração (ANM) já identificou 75 barragens de mineração com nível de emergência.  Delas, 20 estão em nível de alerta, sendo 12 situadas somente em Minas Gerais. Deste grupo, a situação mais preocupante é a das barragens situadas nos municípios de Barão de Cocais, Itatiaiuçu e Ouro Preto, na região Central do Estado. Nas três cidades, as estruturas estão classificadas em nível três, que é o mais agravante na mineração. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)

Fórum de Baependi bate recorde

No período de janeiro a novembro deste ano, o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais registrou números importantes e significativos da atuação da Comarca de Baependi. Diante os dados, o número de sentenças, decisões e despachos foram expressivos, um trabalho de resiliência realizado pelos servidores do Poder Judiciário. Os serviços realizados envolvem casos cíveis, criminais e infracionais, em diversos assuntos. Os resultados desse período mostram que a Comarca de Baependi realizou 1.937 sentenças, 2.373 decisões e 8.709 despachos. (Jornal Panorama – São Lourenço)

Mata do Carrinho será revitalizada

O Memorial Chico Xavier foi palco da assinatura da Ordem de Serviço para a Revitalização da Mata do Carrinho. A empresa Quatro Construções MCGF tem prazo de oito meses para a execução das obras, com valor global de R$1.830.212, 53. Os serviços, de acordo com o secretário de Meio Ambiente (Semam), Edno César da Silveira, deverão ter início em janeiro de 2023. A fiscalização da revitalização fica a cargo da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb). A prefeita Elisa Araújo lembrou que a revitalização da Mata, criada em 1998, é uma das obras mais aguardadas pela população de Uberaba, que não tem acesso ao Parque há mais de 20 anos. (Jornal de Uberaba – Uberaba)

Previdência de servidores alterada

Em sessão extraordinária a Câmara Municipal de Uberlândia aprovou, em primeira discussão, uma emenda à Lei Orgânica do Município que promove alterações no regime de previdência social dos servidores municipais. A mudança estabelece novas regras para aposentadoria, pensão e outros benefícios concedidos por meio do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Uberlândia (Ipremu). O projeto de lei, de autoria do prefeito Odelmo Leão, foi aprovado com 18 votos favoráveis e oito contrários. (Diário de Uberlândia – Uberlândia)

Acid busca melhorias no Centro Industrial

As falhas no fornecimento de energia no Centro Industrial Jovelino Rabello, em Divinópolis, é problema recorrente, que afeta a produtividade das indústrias, além de vários prejuízos como queima/defeitos em equipamentos, dispensa dos funcionários do turno de trabalho e uma série de transtornos. Desde 2019, a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis (Acid) tem sido porta-voz dos empresários da região, que, há anos, convivem com o problema. Várias reuniões foram realizadas com a Cemig, inclusive com a presença de empresários, em busca de avanços. (Portal Agora – Divinópolis)

Prefeitura inaugura obra de escola

O prefeito Márcio Elias e o vice-prefeito Sandro Adriano, acompanhados da secretária municipal de Educação Carla Ervilha da Silva Araújo Oliveira, e do secretário de Obras Welisson Abrantes Martins entregaram para a população de Inhapim a obra de reforma e revitalização da escola municipal Tia Odaísa Fernandes de Melo Marques. Para melhor entender a importância da realização desta obra é preciso retornar ao ano de 2021, quando o prefeito Marcinho vendo a necessidade de se reformar e modernizar o edifício do Lar da Criança, local que por anos abriga a escola municipal Tia Odaísa, viu-se esbarrado em promover um grande volume de investimento em um imóvel locado, que não pertencia ao rol de patrimônio do município. (Diário de Caratinga – Caratinga)

Prefeito de Poté eleito no Consórcio

O Consórcio Intermunicipal de Saúde Entre os Vales do Mucuri e Jequitinhonha (CIS-EVMJ) realizou eleição para o biênio 2023/2024, sendo reeleito por aclamação o prefeito de Poté, Nêgo Sampaio como presidente. Também compõem o Conselho Diretor o prefeito de Carlos Chagas, José Amadeu Nanayoski Tavares como vice-presidente, e o prefeito de Ouro Verde de Minas, Marcelo Adriano Xavier Vasconcelos como secretário. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)