Codanorte implanta 62 ecopontos no Norte de Minas

Coluna MG 26 Novembro

Codanorte implanta 62 ecopontos no Norte de Minas
62 municípios do Norte de Minas vão receber pontos para recolhimento de resíduos eletroeletrônicos (Reprodução GNM)

Rede de Notícias do Sindijori NG

Codanorte implanta 62 ecopontos

Começaram na última semana as inaugurações dos Ecopontos para o depósito adequado de resíduos eletroeletrônicos em 62 municípios do Norte de Minas. Todo esse resíduo coletado nos mais de 120 Ecopontos espalhados na região será armazenado na Central de Logística Reversa de Montes Claros, que foi inaugurada este ano, pelo Codanorte (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável), Abree e Ministério do Meio Ambiente. Entre novembro e dezembro estão sendo instalados ecopontos em Monte Azul, Cristália, Catuti, Capitão Enéas, Nova Porteirinha, Josenópolis, Padre Carvalho, Grão Mogol, Botumirim e Francisco Sá. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Prefeitura  libera trecho de avenida

A Prefeitura de Araguari, com o apoio da Polícia Militar, realizou uma operação para demolir um muro na avenida das Codornas, que impedia a criação de uma nova entrada para a cidade, local que em determinada região é ponto de ligação com a BR-050 (rodovia federal). Essa operação só foi possível graças a uma Ordem Judicial, dando à prefeitura essa autorização. De acordo com o prefeito Renato Carvalho a operação ajudará a dar mais mobilidade ao trânsito da cidade. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

Trabalhadores encerram campanha

Em assembleia convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Timóteo e Coronel Fabriciano (Metasita), os funcionários da Aperam South America decidiram aprovar a última proposta apresentada pela empresa. De 563 trabalhadores participantes, 460 votaram a favor de encerrar a campanha salarial 2022/2023. A votação foi realizada na sede do sindicato, e ocorreu em quatro sessões. O secretário do Metasita, Kléber William de Sousa, informou que a pauta de reivindicações foi entregue à Aperam em setembro. (Diário do Aço – Ipatinga)

Voluntários recebem homenagem

Celebrando o Dia do Doador Voluntário de Sangue, o Hemocentro Regional de Juiz de Fora realizou cerimônia para homenagear voluntários que completaram 50 doações. Um gesto simples, rápido e necessário. A cada doação, uma pessoa destina, no máximo, 450 ml de sangue, e esse ato pode ser responsável por salvar até quatro vidas. Se considerarmos o número total de homenageados neste ano, que foram 23, a importância do gesto se agiganta. Cerca de 4.600 pessoas foram beneficiadas por voluntários. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Prefeitura promove campanha

Com objetivo de aprimorar as ações realizadas no município em prol da defesa e proteção à mulher, a Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promoverá a campanha “16 Dias de Ativismo Contra a Violência de Gênero”. O evento se encerra no dia 5 de dezembro (segunda-feira). A programação inclui café com prosa, debate com a comunidade e blitz educativa com entrega de panfletos informativos, voltados para a temática. (Folha de Sabará – Sabará)

Coletivo Arruaça apresenta espetáculo

O Coletivo Arruaça, grupo de teatro de rua de Ouro Preto, estreará sua mais recente criação. O espetáculo, fruto do Fundo Municipal de Cultura de Ouro Preto, retrata a fictícia cidade de Sant’Ana dos Aços, lugar em que o sonho foi proibido no passado e agora enfrenta um embate da privatização desse “recurso natural”. Figuras como o coronel Sucinto, seus funcionários Faísca e Fumaça, a professora Alegria e Maria, anciã da cidade, se encontram em um mundo onírico cheio de poesia que discute o direito ao ato mais natural à vida: o sonhar. (O Liberal – Ouro Preto)

Defesa Civil promove panfletagem educativa

Durante essa semana, profissionais da Defesa Civil Municipal, da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Assistência Social e do CRAS, estão realizando panfletagem educativa, marcando o lançamento da campanha de prevenção aos riscos que surgem com o período chuvoso. O tema da campanha em Santa Bárbara do Leste é: “Cidade Prevenida, População Protegida”. Os profissionais envolvidos na ação realizaram panfletagem nas ruas e conversaram com moradores sobre as medidas preventivas que devem ser adotadas durante o período chuvoso. (Diário de Caratinga – Caratinga)

Chuvas causam estragos em Teófilo Otoni

As fortes chuvas que duraram mais de duas horas causaram grandes estragos em diversos bairros da cidade. Ruas ficaram alagadas, alguns estabelecimentos comerciais e muitas residências foram inundadas por água e lama, algumas famílias tiveram suas casas, móveis e utensílios domésticos danificados em decorrência do deslizamento de barrancos. Muitas famílias estão em áreas de risco e a defesa civil já está atuando nos pontos mais críticos. Em virtude do intenso volume de chuva houve nos últimos dois dias em Teófilo Otoni, a equipe do governo municipal se reuniu para levantamento das demandas prioritárias, atuarem nos principais pontos que já são crônicos há anos, como a região na Unipac que todo ano alaga. (Diário Tribuna - Teófilo Otoni)