Consórcios intermunicipais se encontram em Valadares

Coluna MG 27 Novembro

Consórcios intermunicipais se encontram em Valadares
O evento tem como objetivo promover o fortalecimento dos consórcios, através do debate e da troca de informações (Diário do Rio Doce - Governador Valadares)

Encontro dos consórcios intermunicipais

Ocorreu na semana que passou o 12º Encontro de Consórcios Intermunicipais de Minas Gerais. O evento é sendo realizado na Universidade Vale do Rio Doce (Univale) e reúne representantes de diversas cidades, propondo o fortalecimento dos consórcios por meio de debates e troca de experiências nas áreas da saúde, meio ambiente e turismo. Participaram do encontro secretários executivos, prefeitos de cidades do Vale do Rio Doce, Jequitinhonha e Sul da Bahia, secretários municipais de Saúde, assessorias e técnicos dos Consórcios Intermunicipais de Saúde de Minas Gerais, além do cônsul da Eslováquia, Renato Werner.  (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Previsão para obras

A prefeitura de Araguari, por meio da Secretaria Municipal de Obras, divulgou que deu início às obras de asfaltamento na Avenida das Codornas, que em certo ponto faz ligação com a BR-050 – rodovia federal. Neste momento, serviços já estão sendo realizados no local, visando concluir a obra dentro da previsão estipulada. De acordo com a pasta de obras, a entrega do resultado final está estimada para acontecer no mês de março de 2022. A obra, que deve ser entregue em março do ano que vem caso tudo corra como planejado, trará mais desenvolvimento para a cidade no campo da mobilidade urbana. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

Investimento em usinas de fosfato

A Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras de fosfatos e potássio combinados, entra em uma etapa pioneira na produção de concentrado fosfático. Com aporte de US$12 milhões em equipamentos e mudanças de rotas de processo, o projeto Recuperação em Massa visa elevar o ganho na produção das unidades de Tapira e Catalão e diminuir o custo do concentrado fosfático por tonelada. Uma das tecnologias inéditas na indústria brasileira de fosfato é um analisador online dos processos de britagem e flotação, capaz de proporcionar aos operadores informações precisas e em tempo real para tomada de decisão, processos que antes levavam algumas horas para serem analisados. (Correio de Araxá)

Operações no Agro Shopping

Com o  objetivo de fomentar o agronegócio, um novo conceito de shopping será inaugurado nos próximos dias, em Uberlândia. Após receber investimentos da ordem de R$220 milhões, o Agro Shopping Uberlândia, espaço dedicado prioritariamente à cadeia produtiva do segmento, começará a operar com 70% de sua capacidade a partir do próximo dia 11.  A inauguração será simultânea com a AgroFeira, que, entre 11 e 19 de dezembro, reúne dezenas de expositores de produtos e serviços ligados ao agronegócio e programações especiais para os visitantes do evento, garantindo boas-vindas ao empreendimento que irá abrigar mais 1.600 comércios nos mais de 180 mil metros quadrados do espaço. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)

PJF aguarda nota técnica

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) ainda aguarda posicionamento oficial do Ministério da Saúde a respeito da aplicação da segunda dose para quem recebeu a primeira dose da vacina Janssen, da farmacêutica Johnson & Johnson. Conforme a Secretaria de Saúde, até esta semana, o órgão federal não havia emitido nota técnica ou documento normativo indicando a segunda aplicação do imunizante. Segundo a pasta municipal, a Vigilância Epidemiológica aguarda publicação do documento para elaborar um calendário do novo esquema completo da Janssen, inclusive com dose de reforço. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Blitz do Crea-Mg

Cerca de 150 obras e empresas, em Montes Claros, passaram pela fiscalização realizada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG). A ação, que foi iniciada no último dia 22, conta com uma equipe de dez fiscais que vai verificar atividades relacionadas à engenharia, à agronomia e às geociências. Esta é a segunda blitz realizada, este ano, pelo Crea-MG na cidade. Na primeira ação, realizada em agosto, foram verificados 191 empreendimentos e expedidos 111 autos de infração. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Municípios definem sobre congada

Itamogi e São Tomás de Aquino tiveram nesta semana definições sobre a realização da Festa da Congada que tradicionalmente acontece no final de ano. Em virtude das restrições da pandemia da covid-19, no ano passado as festividades foram canceladas nos dois municípios. Com o avanço da vacinação, a Prefeitura de São Tomás resolveu voltar a promover o evento na Praça do Rosário. Já em Itamogi, as lideranças da cidade decidiram por cancelar os festejos em mais este ano. São Sebastião do Paraíso optaram, em conjunto entre a Prefeitura e os representantes dos ternos de Congo e Moçambique, por não promover os desfiles e manter reduzidamente apenas a parte religiosa dos festejos. (Jornal do Sudoeste – São Sebastião do Paraíso)