Empresa conecta 2 usinas de energia solar em Passos

Coluna MG 17 Novembro

Empresa conecta 2 usinas de energia solar em Passos
Harmonia I e II, em Passos, podem alcançar, juntas, até 10.300 MWh de energia por ano ( Divulgação)

Empresa conecta 2 usinas em Passos

A AXS Energia, provedora de energia solar por assinatura, realizou nesta quinta-feira a conexão das usinas fotovoltaicas Harmonia I e II, localizadas em Passos. A ação dá continuidade ao processo de expansão da empresa em Minas e ao processo de ampliação do acesso à energia fotovoltaica no Brasil. As unidades tiveram investimento de R$25 milhões e possuem 11.648 módulos, instalados em 12,5 hectares, com potência de 5.205 kWp e capacidade de geração de 10.300 MWh de energia por ano. Essas são duas das 58 usinas da AXS Energia que serão conectadas até o final de 2023. (Folha da Manhã – Passos)

Governo assina concessão de rodovias

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), assinou os contratos de concessão de rodovias dos Lotes 1 (Triângulo Mineiro) e Lote 2 (Sul de Minas). O acordo foi selado com o Consórcio Infraestrutura MG, vencedor das duas licitações, que ficará responsável por executar obras e melhorias nas vias estaduais. A ação faz parte do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo de Minas. A iniciativa também prevê a modelagem de outros lotes, que abrangem aproximadamente 2,5 mil quilômetros, beneficiando diretamente mais de 5 milhões de pessoas. (Correio de Araxá – Araxá)

Epamig trabalha caracterização de queijo artesanal

Sete municípios da região do Vale do Suaçuí, no Rio Doce, acabaram de receber equipe da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) que visitou propriedades para realizar coleta de queijos artesanais locais que passarão por análises laboratoriais, com objetivo de receberem uma caracterização oficial. A viagem ocorreu em outubro. Segundo levantamento da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), há, no estado, mais de 7 mil estabelecimentos destinados à produção dos diversos tipos de queijos artesanais. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Plano Primeira Infância avança

Será realizada a segunda reunião para elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância, que acontece na sede da OAB de Juiz de Fora, às 9h. Na ocasião, será formado um comitê para dar início aos trabalhos técnicos e de análise de dados para elaboração do documento. Também serão apresentados os objetivos do Pacto Nacional da Primeira Infância. O encontro é organizado pela Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Juiz de Fora, que realizou o primeiro evento no dia 27 de outubro. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Conservação de ciclovias por empresas

A Prefeitura publicou um chamamento público para selecionar representantes da iniciativa privada para cuidarem da conservação da ciclovia da avenida João Pinheiro, localizada no centro e parte da zona oeste da cidade. A reforma ou manutenção, pelos adotantes, de áreas públicas será mediante termo de cooperação firmado com o Município, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Podem se inscrever pessoas jurídicas tais como empresas, clubes de recreação, culturais, esportivos, ou de serviços, associações de classe, sindicatos, associações de moradores e cooperativas legalmente constituídas. (Poços Com – Poços de Caldas)

Seplag-MG integra missão internacional

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) participou de missão internacional promovida pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (Consad) em países europeus. Durante a última semana, representantes de secretarias de Administração de todo o Brasil puderam aprofundar seus conhecimentos em gestão pública, por meio de visitas técnicas, workshops, palestras e diálogo com instituições consolidadas em todo o mundo. (Folha de Sabará – Sabará)

Câmara aprova regulamentação do serviço de mototáxi

A Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso aprovou em na sessão, projeto de lei que regulamenta a prestação do serviço de mototáxi no município. A proposição do Executivo estava na casa há 15 meses e foi pauta de várias reuniões com representantes do setor, com audiência pública e vários debates. Aprovado, foi encaminhada nesta quarta-feira,16, para sanção do prefeito Marcelo Morais. O projeto que regulamenta o serviço de mototáxi foi amplamente debatido. O presidente da Câmara, Lisandro José Monteiro determinou que fosse criada comissão especial para tratar do assunto. (Jornal do Sudoeste – São Sebastião do Paraíso)