Empresa tenta outorga para construção de hidrelétrica no Rio Uberabinha

Coluna MG 23 Outubro

Empresa tenta outorga para construção de hidrelétrica no Rio Uberabinha
Bacia já tem duas pequenas centrais em operação, a Martins e a Malagone (Divulgação)

Outorga para hidrelétrica em novembro

Um projeto de construção de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) no curso do Rio Uberabinha, denominada PCH Machado, entre os municípios de Uberlândia e Tupaciguara foi indeferido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Araguari, em deliberação normativa de 12 de maio deste ano, e publicado no Diário Oficial de Minas Gerais em 22 de junho. Em novembro, uma nova reunião da CBH Araguari vai determinar se existe disponibilidade hídrica para a construção do empreendimento, para análise de recurso feito pela empresa Imagem Sistema de Informações Ltda, de São José dos Campos (SP), que pretende construir a PCH. (Diário de Uberlândia)

Araxá prepara cemitérios para Finados

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Araxá realiza a preparação dos dois cemitérios da cidade, Paineiras e São João Batista, para receber os visitantes no Dia de Finados, em que são homenageados entes queridos. O secretário Ricardo Alexandre da Silva (Kaká) diz que o serviço de limpeza e manutenção já vem sendo reforçado pela equipe nas últimas semanas. “Estamos fazendo a pintura do muro e meio-fio da calçada do Cemitério das Paineiras e estamos programando um mutirão de capina, limpeza e varrição nos dois cemitérios na semana que antecede o Dia de Finados”, afirmou. (Correio de Araxá)

Sacerdote toma posse

Tomou posse, no Santuário Nossa Senhora da Piedade, o padre Samuel Fidélis, recém-ordenado sacerdote. Ele exercia o ministério no Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu, no bairro da Graça, em Belo Horizonte. A celebração de início de ministério do padre Samuel foi presidida pelo arcebispo de BH, Dom Walmor, na Ermida da Padroeira de Minas. O sacerdote vai substituir o padre Henrique Zanola, que deverá seguir para nova missão em Betim. Além da função de presidir celebrações, padre Samuel também vai cuidar da parte de comunicação do Santuário de Nossa Senhora da Piedade. (Jornal Opinião – Caeté)

Secretário de Cultura visita Valadares

Na próxima terça-feira, 26, Governador Valadares vai receber a visita do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, que, juntamente com sua comitiva, vai participar do “Seminário Rumos da Economia Turística Cultural”. Na ocasião, serão apresentadas estratégias de fomento para o turismo e a cultura, além de discutir políticas públicas para o setor. O evento deve ocorrer no auditório do Parque Natural Municipal Emiliana Marques (Dona Sinhá), localizado no bairro Elvamar. A entrada será gratuita. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

AISI vai retomar terreno

A Associação de Integração Social de Itajubá (AISI), antiga proprietária da Faculdade de Medicina, informou ao Diretório Acadêmico Oito de Outubro que a partir de novembro vai retomar a posse do terreno e do prédio onde funciona o Albatroz, que é de propriedade da associação. Em carta enviada ao diretório, o presidente da AISI, Kleber Linclon Gomes, informa que a partir de novembro, o espaço denominado Albatroz e toda sua área terão a destinação mais adequada aos interesses e necessidades da AISI, o que não inclui as atividades recreativas e esportivas do Diretório. (O Sul de Minas – Itajubá)

Descarte irregular de seringas

Uma equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) localizou, nesta semana, um descarte irregular de seringas. O material estava espalhado no canto de uma rua no Bairro Morada Nova. De acordo com o SAAE, que é responsável pela coleta de resíduos no município, a origem das seringas é desconhecida e está em investigação. O descarte irregular desse tipo de lixo coloca em risco a saúde dos trabalhadores que atuam na coleta, pois o material pode estar infectado com sangue, urina, fezes, restos de medicação, substâncias tóxicas e inflamáveis. (Jornal Integração - Itaúna)

Recomposição da inflação para servidores

O projeto de lei que trata da Lei Orçamentária Anual (LOA) do município de Juiz de Fora para o exercício financeiro de 2022 prevê a recomposição salarial dos servidores da Prefeitura. De acordo com o orçamento elaborado pela equipe da prefeita Margarida Salomão, a peça traz as estimativas de reajuste para o funcionalismo com base nas perdas inflacionárias acumuladas pela categoria no ano de 2021, tendo como referência o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Poços na Gincana do Saber

Vencedora da final da Gincana do Saber em Poços, a dupla formada por Laura Assis Monteiro e Maria Sofia Motta, da Escola Municipal Professor Júlio Bonazzi, participará da etapa regional do projeto, no mês de novembro, na cidade de Paraguaçu. As alunas acertaram a maioria das perguntas sobre o livro Constituição em Miúdos, que proporciona ao jovem um contato com os temas abordados na Constituição Federal em linguagem simples e acessível. A Câmara de Poços realizou a etapa final da Gincana, na última semana, com a presença das seis duplas vencedoras da fase eliminatória. O segundo lugar ficou com o Colégio Cepoc e o terceiro com a Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo. (Jornal da Mantiqueira – Poços de Caldas)