Coluna MG 25 Julho

Etanol ganha competitividade em Minas
Juiz de Fora ainda não conseguiu chegar à média estadual da paridade etanol x gasolina, que hoje está abaixo dos 70% (Felipe Couri)

Principais destaques dos jornais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

Etanol ganha competitividade em Minas

Nos últimos dias, o etanol vem ganhando maior competitividade nos postos de combustíveis de Minas Gerais. Na mais recente pesquisa semanal realizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o etanol mostrou-se como uma opção mais econômica em relação à gasolina comum no estado. No levantamento, feito entre os dias 16 e 22 de julho, o preço médio do litro de etanol foi apurado em R$ 3,68, enquanto o preço médio do litro da gasolina foi de R$ 5,33. Isso implica em uma paridade de 69%. Mas em Juiz de Fora a competitividade ainda não se refletiu nas bombas: o preço médio do litro do etanol é de R$ 4,15, e o preço médio do litro da gasolina comum, de R$ 5,52. Isso implica uma paridade de 75%. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

IV Festival de Queijo é sucesso

Como parte do IV Festival de Inverno de Caxambu 2023, o IV Festival de Queijo, Café e Cachaça teve mais uma edição marcante, reunindo cidadãos caxambuenses e visitantes para prestigiarem este delicioso evento que valoriza a produção local e tudo de melhor que ela tem a oferecer. O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal de Caxambu, sendo realizada até domingo, 23. O corredor de estandes que se formou no espaço foi preenchido pelo o público, que pôde conferir de perto todos os produtos expostos durante o festival. Entre as iguarias estavam licores, cachaças, queijos, doces, geleias, caldos, cafés entre muitos outros. (Jornal Panorama – São Lourenço)

Organizadores comemoram a Agrivales

A 4ª Agrivales, maior feira da agricultura familiar e do agronegócio do nordeste mineiro foi realizada no Expominas, em Teófilo Otoni, de 13 a 16 de julho de 2023, pelas entidades de classe e demais instituições de Teófilo Otoni, com uma vasta programação. O evento, idealizado pelo Sindcomércio tem o objetivo de divulgar os produtores da região, dando a eles a oportunidade de expor seus produtos como queijos, licores, doces, plantas e artesanatos, e contribui para os avanços desse setor da economia regional. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

Festival em Araxá resgata tradições

Araxá vai receber entre os dias 28 e 29 de julho um grande evento com os sabores, aromas, sons, cores e texturas de Minas Gerais. O Festival “Aqui tem Mineiridade” reinaugura o espaço de eventos da sede da Fundação Cultural Calmon Barreto e, na antiga estação de trens da cidade, convida araxaenses e turistas para uma viagem inesquecível. “Um trem carregado de delícias e recordações que só a gente entende, mas, mesmo assim, quer dividir com todo o mundo. Esse é um encontro com as tradições. O bolo de fubá assando no forno a lenha, o cafezinho coado na hora e o pão de queijo inconfundível”, comenta o organizador Carlos Alberto Ribeiro Sales, o Baca. (Correio de Araxá)

PRF realiza cinema rodoviário

A Polícia Rodoviária Federal completou 95 anos nesse dia 24 de julho. Na delegacia de Caratinga foi realizada uma ação de conscientização através do cinema rodoviário. De acordo o PRF Vander, o cinema rodoviário tem por objetivo fiscalizar os veículos e os condutores e passageiros são convidados a assistir vídeos educativos onde são passados alguns depoimentos da experiência prática dos colegas no trabalho do dia a dia. “Nós destacamos o uso do cinto de segurança, da cadeirinha para as crianças, a proibição de beber e dirigir, e a manutenção preventiva dos veículos”, disse Vander. (Diário de Caratinga)

Cemig troca de lâmpadas em Lafaiete

A Cemig está com uma nova inciativa do Programa de Eficiência Energética em Minas Gerais, o que representa uma boa oportunidade para aqueles que querem economizar energia. A ação permite que clientes residenciais de Conselheiro Lafaiete substituam, de forma gratuita, até cinco cinco lâmpadas antigas por outras de tecnologia LED. De acordo com o gerente de eficiência energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz, as lâmpadas de LED são mais adequadas para as residências porque apresentam durabilidade superior e maior eficiência. (Correio Online – Conselheiro Lafaiete)

Câmara aprova Casa de Apoio

A Câmara Municipal de Formiga aprovou o projeto 567/2023, que altera dispositivos da Lei 5165/2017, que viabiliza a abertura da Casa de Apoio, na cidade de Divinópolis. A proposta é de autoria do vereador Cabo Cunha. A aprovação ocorreu por unanimidade, após o assessor jurídico, Marcus Phillipe Vieira, emitir parecer favorável sobre a legalidade do projeto. Durante a discussão do projeto, alguns vereadores relembraram o desafio de familiares e amigos durante tratamentos de saúde e destacaram a importância do equipamento público para quem se desloca de Formiga para tratamento de saúde em Divinópolis. (Últimas Notícias – Formiga)

Arquivos