Faturamento da indústria mineira cai

Coluna MG

Faturamento da indústria mineira cai
As indústrias de Minas Gerais enfrentaram dificuldades para escoar a produção em janeiro com a logística afetada (Diário do Comércio)

COLUNA MG

Rede de Notícias do Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

 

Faturamento da indústria mineira cai

Como reflexo do comprometimento do escoamento da produção provocado pela intensidade das chuvas no início do ano, o faturamento da indústria mineira caiu 9,8% em janeiro frente a dezembro. Foi a maior queda para o mês desde o início da série histórica da pesquisa Index em 2004, realizada pela Fiemg. Os temporais interditaram rodovias e ferrovias e quase causaram um apagão logístico, afetando a cadeia de suprimentos. A maior retração no faturamento foi registrada na indústria de transformação (9,5%). O segmento extrativo apresentou recuo de 5,9%, com o impacto das chuvas na logística e na segurança das mineradoras. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)

 

Programa Ambulante Legal em SL

Bené, tradicional vendedor de balas e picolés das ruas de Sete Lagoas, há mais de 60 anos, é o símbolo do Programa Ambulante Legal, que está em fase final de implantação no município. O programa tem como objetivo criar condições para que comerciantes ambulantes, sem maiores burocracias, passarem a ter o reconhecimento e o apoio da Prefeitura Municipal para o exercício das suas atividades.  Agora estão sendo elaborados os instrumentos legais para o credenciamento dos comerciantes previamente cadastrados, para que possa ser realizada a entrega dos crachás, que deverá evitar também conflito com a ação dos fiscais do Município.  (Sete Dias – Sete Lagoas)

 

Escolas terão educação ambiental

O ano letivo de 2022 terá novidades na rede municipal de ensino em Uberlândia, o prefeito Odelmo Leão assinou um decreto municipal que institui a Política e o Sistema Municipal de Educação Ambiental. A partir deste ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação vai sistematizar a discussão sobre as questões ambientais por meio do programa. O tema já era abordado no processo de ensino e aprendizagem, mas foi organizado com a definição de eixos temáticos que todas as escolas trabalharão, aprofundando as questões ambientais ao longo do ano escolar. Os temas serão “A água”, “Fauna e flora silvestre e urbanização”, “Mudanças climáticas” e “Resíduos sólidos”. (Diário de Uberlândia – Uberlândia)

 

Espaço da Criança em Itaúna

Com presença de autoridades locais, secretários e servidores municipais, além de populares da comunidade itaunense, a Prefeitura de Itaúna inaugurou o “Espaço da Criança”, nas instalações do Centro de especialidades Médicas e Odontológicas Dr. Ovídio Nogueira Machado. O novo serviço terá um ambiente próprio e contará 4 médicos pediatras, que atenderão crianças de 0 a 14 anos, garantindo acompanhamento em todas as fases do desenvolvimento infantil. (Jornal Integração – Itaúna)

 

Câmara aprova verba para sáude

Durante a sessão da Câmara Municipal, os vereadores aprovaram mais de R$ 3.6 milhões para serem destinados ao atendimento de saúde gratuita em Muriaé, sendo que R$ 2 milhões são para o atendimento de urgência e emergência do Hospital São Paulo. Também foram discutidos e aprovados os projetos que instituem a assistência técnica pública para habitação de interesse social voltada à população de baixa renda e a Semana da Educação Digital em Muriaé, que reconhece o risco da atividade de atirador desportivo, juntamente ao colecionador e caçador, integrantes de entidades de desporto legalmente constituídas, dentre outros. (Gazeta de Muriaé)

 

Vacinação contra febre aftosa

Minas Gerais e mais dez estados estão na lista de enquadrados na nova estratégia de vacinação contra a febre aftosa neste ano. Conforme diretriz do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os órgãos de defesa agropecuária do país - que compõem o bloco IV do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para Aftosa - deverão, na primeira etapa, vacinar bovinos e bubalinos de zero a 24 meses. Já na segunda, serão imunizados animais de todas as idades. O objetivo é garantir a oferta de imunizantes. (Folha de Sabará-Sabará)

 

Atendimento para endometriose em JF

A endometriose é uma doença que afeta cerca de 10% da população feminina brasileira. Em Juiz de Fora, o Hospital Universitário da UFJF  possui um Ambulatório de Endometriose, onde mulheres são atendidas gratuitamente por uma equipe multidisciplinar, envolvendo várias especialidades médicas, além de nutrição, fisioterapia e psicologia. A doença se caracteriza pelo crescimento do revestimento do tecido interno do útero, o endométrio, em outros órgãos, como ovários, trompas, bexiga e intestinos. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

 

Carlos Chagas faz pedido no TJ

            O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, recebeu comitiva da Comarca de Carlos Chagas. Segundo o prefeito de Carlos Chagas, José Amadeu Nanayoski Tavares, o edifício do fórum da comarca necessita de algumas melhorias para que possa atender bem aos jurisdicionados e facilitar o trabalho dos magistrados, operadores do direito e servidores. Durante o encontro, o presidente Gilson Lemes e o juiz auxiliar da Presidência do TJMG Jair Francisco dos Santos informaram a todos que o início da reforma do prédio já está previsto para o começo do ano que vem. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

Faça do download no arquivo:

Arquivos