Coluna MG 06 Novembro

Festival da Jabuticaba volta em Sabará
Evento tradicional na comercialização da gastronomia sabarense, mudas de jabuticaba, a fruta e seus produtos derivados como licor, geleia, sorvete, vinho e molhos (Arquivo)

Festival da Jabuticaba volta em Sabará

Depois de quase dois anos longe do público na forma presencial, e de quase um ano de uma edição exclusivamente virtual, a Prefeitura de Sabará realizará o seu tradicional Festival de Jabuticaba. Em parceria com a Associação dos Produtores de Derivados da Jabuticaba de Sabará – Asprodejas, o evento chega à sua 35ª edição. Neste ano, durante um mês, o público poderá participar do maior evento gastronômico da cidade, respeitando todos os protocolos de segurança contra a Covid-19. A tradicional festa da fruta que todos conhecem em Sabará acontece de 12 a 21 de novembro de 2021, no centro da cidade. (Folha de Sabará)

Papai Noel viaja de bicicleta

O Papai Noel Sul Mineiro continua a viagem de bicicleta com o objetivo de sensibilizar as pessoas a doarem alimentos para os são-lourencianos em situação de vulnerabilidade social e de insegurança alimentar. As doações podem ser realizadas até o próximo dia 20, em umas das lojas do Supermercado Carrossel para serem entregues às famílias cadastradas nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) em data próxima ao Natal. O Pedal do Noel integra as ações do 4º Natal das Águas do São Lourenço Convention & Visitors Bureau (SLCVB) com o apoio do Governo Municipal. (Jornal Panorama – Baependi)

Abertura de memorial Cine Brasil

O Memorial Cine Brasil, localizado à Praça Getúlio Vargas, em Caratinga, começou a ser construído no ano de 2018 e foi inaugurado no dia 20 de agosto de 2021. O espaço cultural já está aberto para visitações e tem recebido alunos de escolas do município. O espaço possui uma sala de 60 m², com 12 cadeiras que são originais do antigo Cine Brasil, possui elevador e banheiro para cadeirantes além do acervo catalogado. Um rico acervo composto por máquinas cinematográficas, totens plotados, plotagem nas paredes com a história do Cine Brasil em Caratinga, relíquias que pertenceram ao imóvel demolido, além de uma galeria de fotos. (Diário de Caratinga)

Sebrae auxilia em planejamento estratégico

Em mais uma ação integrada visando melhorias para o município, lideranças da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur) e da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel) de Ipatinga se reuniram esta semana com representantes da Feira de Arte e Artesanato (Feirarte) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O foco do encontro, foi a discussão e planejamento de ações a serem implementadas na Feira de Arte e Artesanato que é promovida nos fins de semana, na avenida Roberto Burle Marx, no Parque Ipanema. (Diário do Aço – Ipatinga)

Academias se tornam serviço essencial

Por unanimidade, a Câmara Municipal de Uberaba aprovou projeto que inclui as academias de ginástica, personal trainers e quadras poliesportivas na lista de serviços essenciais. A medida impede o fechamento de estabelecimentos no período de calamidade pública. O projeto de lei foi encaminhado pelo Executivo, atendendo à solicitação dos vereadores Luiz Carlos Donizete da Silva, Caio Godoi e Diego Fabiano de Oliveira. Os parlamentares, inicialmente, apresentaram uma proposição com o mesmo objetivo, mas foi considerada inconstitucional porque a medida é de competência do Executivo. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Linha do tempo da pandemia

O Museu Municipal de Uberlândia foi palco de homenagens aos profissionais da área da saúde nesta semana. O projeto 'Despedidas e Encontros', com acervo com fotos, máscaras e embalagens de vacinas retratam a pandemia de covid-19 no município. Profissionais da linha de frente puderam conhecer o espaço e receberam homenagens da banda municipal e Secretaria Municipal de Cultura. Foi em um ambiente com detalhes da pandemia, que a profissional de saúde, Nubia Cassia Castro, pode reviver lembranças marcantes da pandemia. Ela trabalhou nos pontos de testes rápidos da doença e agora atua como responsável pelo gerenciamento dos pontos de vacina. (Diário de Uberlândia)

Editais para artistas

A Prefeitura de Araguari, por meio da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (Faec), publicou, no último fim de semana, quatro novos editais referentes à Lei Federal 14.017, conhecida como Lei Aldir Blanc. Visando atender os artistas locais e organizações culturais, a Fundação propôs nos editais abertos um alinhamento com a retomada crescente das atividades culturais na cidade, uma vez que os números da covid-19 seguem em queda. A edição É_Fomento, edital de livre concorrência que busca produtos culturais oferecidos em formato audiovisual, vai distribuir R$112.500 em incentivos a propostas apresentadas por agentes culturais e organizações da cultura. (Gazeta do Triângulo - Araguari)

Faça o download do arquivo: