Coluna MG 21 Novembro

Festival em JF une gastronomia, futebol e lazer
Praça Cívica da UFJF será palco do “Deguste Copa” entre os dias 24 e 28 de novembro (Fernando Priamo/ Arquivo TM)

Festival em JF une gastronomia, futebol e lazer

Do dia 24 ao dia 28 de novembro, acontece o festival gastronômico Deguste Copa, na Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento conta com programação especial diária, de meio-dia a 20h, começando quinta-feira (24), no dia da estreia do Brasil na Copa do Mundo do Catar, contra a Sérvia, e encerrando na segunda-feira (24), quando acontece a segunda partida da Seleção no Mundial, contra a Suíça. O local vai passar os jogos em um telão e terá shows durante os intervalos e brincadeiras voltadas para o público infantil. Além disso, são diversos restaurantes e mais de dez cervejarias presentes no evento. Essa é a primeira edição do Deguste Copa, que vai unir gastronomia, futebol e lazer na cidade. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Alcoa inaugura planta de filtração

Foi inaugurada a planta do filtro prensa na unidade da Alcoa de Poços de Caldas. Uma data histórica para os 57 anos de operação da Alcoa no município. A inauguração marca o início de uma nova era de inovação, tecnologia e sustentabilidade da Unidade, mudando o sistema de disposição de resíduo de líquido para seco. A obra de implantação do projeto Filtro Prensa durou cerca de 15 meses e gerou, no pico, mais de 500 empregos indiretos. Outros 20 profissionais foram contratados para trabalhar diretamente na operação do Filtro Prensa. (Poços Com – Poços de Caldas)

Parceria ajuda hospital em Uberaba

A Secretaria Municipal de Saúde reuniu-se com a Diretoria do Hospital da Criança e a Sociedade Educacional Uberabense / Uniube/ MPHU, para selar parceria no intuito de fazer um diagnóstico da atual situação do Hospital da Criança. Na reunião, foi definida a criação de um Conselho Gestor Deliberativo com a premissa de que a Sociedade Educacional Uberabense / Uniube/ MPHU, o Hospital Regional e a Secretaria de Saúde deem apoio ao Hospital da Criança, para que, por meio de um diagnóstico gerencial, técnico assistencial, administrativo-financeiro, seja aprimorado o sistema de gestão, com o objetivo da melhoria do atendimento e da satisfação e segurança de pacientes, usuários e funcionários. (Jornal de Uberaba – Uberaba)

Araxá atinge marca de castração

Marca histórica para a causa animal na região. A Prefeitura de Araxá atingiu o número de 5.000 castrações realizadas no Município no período de 16 meses. O projeto CastrAção, iniciado em julho de 2021, promoveu quatro mutirões para que cães e gatos de protetores independentes e de famílias de baixa renda pudessem passar pelo procedimento gratuitamente. A atual etapa acontece até o próximo dia 30 de novembro e conta com a parceria da Associação dos Municípios da Microrregião do Planalto de Araxá (Ampla). O projeto é promovido com recursos próprios da Prefeitura de Araxá, sendo que a primeira etapa realizada no ano passado também contou com uma emenda parlamentar do deputado federal Fred Costa. (Correio de Araxá – Araxá)

Caratinga conquista oito medalhas

A Escola Estadual Sinfrônio Fernandes, em Caratinga, comemora os excelentes resultados conquistados na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética, voltada a alunos do 8o e 9o ano do Ensino Fundamental. Ao todo foram oito medalhas, sendo três de bronze, quatro de prata e uma de ouro. O trabalho de preparação dos alunos foi realizado pelo professor de Ciências, Emanuel Dias. Ele destaca como foi apresentar a proposta para os estudantes. (Diário de Caratinga)

IPHAN entrega restauração de Santuário

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizou a inauguração civil do Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Ouro Preto. A igreja ficou fechada por nove anos para restauração de seus bens estruturais e artísticos. A programação teve início com a cerimônia de homenagem ao Aleijadinho e aposição da coroa de flores no túmulo do Antônio Francisco Lisboa, mestre do barroco mineiro. (O Liberal – Ouro Preto)

Atendimentos no Dia de Diabetes

Milhares de pessoas participaram na manhã de sábado (19), de ações na praça Doutor Carlos em comemoração ao Dia Mundial da Diabetes, com medição de glicemia, pressão arterial, da massa corporal, além de receberem orientações nutricionais e fazer exame de vista. O evento foi organizado por uma empresa multinacional produtora de insulina para diabéticos e que tem uma unidade em Montes Claros. O Dia Mundial da Diabetes é comemorado desde 1991, em 14 de novembro, data de aniversário de Sir Frederick Banting, co-descobridor da insulina, juntamente com Charles Best. O tema adotado para as campanhas dos anos de 2021 a 2023 é Acesso aos Cuidados da Diabetes. Como o dia 14 foi durante a semana os organizadores decidiram no sábado. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)