Coluna MG 19 Agosto

Frota sucateada em Timóteo
Ônibus quebrado na semana que passou na Avenida Acesita, bairro Primavera (PCReis/JBN)

Frota sucateada em Timóteo

Novas ocorrências envolvendo os veículos da concessionária de transporte coletivo de Timóteo viraram rotina e como sempre, a fiscalização do contrato da empresa de responsabilidade da Prefeitura de Timóteo continua sendo do tipo "vista grossa e de nem aí". É o que afirmam os passageiros que frequentemente completam o trajeto a pé. Na manhã da última quinta-feira (17), um dos sucatões da Autotrans/Saritur, deixou diversos trabalhadores, inclusive alguns da prefeitura, no meio do caminho, sem nenhuma satisfação e perspectiva de continuidade da viagem. (Jornal dos Vales)

Encontro ouve demandas sociais

As sequelas ambientais e sociais decorrentes do rompimento da barragem de Fundão, ocorrido há quase oito anos no município de Mariana, dominaram as discussões do “Encontro do Ministério Público com os Movimentos Sociais e a Sociedade Organizada”. O evento, organizado pela Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais do Ministério Público de Minas Gerais, reuniu representantes de diversos setores no Auditório da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce, em Governador Valadares. O encontro contou com falas contundentes de representantes dos povos tradicionais. (Diário do Rio Doce – Conselheiro Valadares)

Plano aprovado pelo CBH-Caratinga

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga (CBH-Caratinga) aprovou o Plano Diretor de Recursos Hídricos e o Enquadramento dos Corpos de Água em Classes (Enquadramento). O processo de levantamentos, modelagens de dados e consultas públicas foi coordenado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e apoiado pelos CBHs do Rio Doce. O plano é um documento dos Comitês da Bacia Hidrográfica do Rio Doce que diagnostica a realidade ambiental do território hídrico e define quais deverão ser as estratégias para solucionar os problemas identificados, em curto, médio e longo prazo. (Diário de Caratinga – Caratinga)

Caeté debateu Projeto Apolo

A Câmara Municipal realizou Audiência Pública com a Vale para discutir os benefícios e os impactos do projeto Apolo para o município de Caeté, bem como, a instalação da parada do trem na cidade. O engenheiro da Vale, Rafael Barbosa, fez uma apresentação geral sobre o empreendimento, ressaltando que o projeto Apolo foi remodelado para ser executado sem barragem e sem geração de rejeito, e com redução da área a ser impactada. Segundo Rafael, o projeto está na fase de análise do pedido de licenciamento prévio nos órgãos ambientais. (Jornal Opinião Caeté – Caeté)

Araxá promove atividades para pets

Uma manhã de diversão e conhecimento sobre o universo animal. A Prefeitura de Araxá foi parceira do evento, com diversas atividades interativas e gratuitas. A Vigilância em Saúde ofereceu atendimento veterinário, feirinha de adoção de cães, cadastro para castração e protetor, distribuição de roupinhas para pet, adestramento, distribuição de brindes, orientações sobre doenças transmitidas por insetos e divulgação da vacinação antirrábica. A iniciativa aconteceu no último sábado, 12, no estacionamento do Estádio Municipal Fausto Alvim. (Correio de Araxá – Araxá)

Sistema de bilhetagem eletrônica em JF

O transporte público de Juiz de Fora terá, a partir da próxima segunda-feira (21), um novo sistema de bilhetagem eletrônica funcionando em formato de teste em alguns ônibus da cidade. De acordo com a Astransp, nesta primeira fase, os testes do novo sistema começam de forma a acompanhar os pagamentos em dinheiro. A empresa ressaltou que a mudança inicial não trará impacto para o dia a dia dos passageiros do transporte público. A Via JF disse que a mudança é gradual, mas não informou quantos ônibus e quais linhas passarão a contar com o funcionamento dos novos validadores já na segunda-feira. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)