Coluna MG 02 Dezembro

Gaeco realizou operação em Muriaé
Foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão, 9 mandados de bloqueios de imóveis e 17 mandados de sequestro de veículos (Gazeta de Muriaé)

Gaeco realizou operação em Muriaé

Cerca de 50 mandados judiciais foram cumpridos pelo Gaeco nesta semana nas prefeituras de Muriaé e Laranjal, em autarquias municipais e em residências de empresários suspeitos de participação em um grande esquema de lavagem de dinheiro na região da Zona da Mata Mineira. A operação "Metástase" se destina a apurar o envolvimento direto de um grande traficante de substâncias entorpecentes da região, também ligado à prática de homicídios, e terceiras pessoas capitaneadas por ele (inclusive agentes políticos), com empresas participantes de licitações e contratações em Muriaé, Laranjal e outros municípios da região, num contexto de lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas e de crimes perpetrados contra o patrimônio público. (Gazeta de Muriaé)

Sindijori MG recebe Prêmio

O presidente do Sindijori MG, Rodrigo Fernandes, recebeu na quinta-feira, em Belo Horizonte, do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de Minas Gerais - Sinapro, o Prêmio de Personalidade da Propaganda Mineira. “O Sindicato vem ganhando respeito no mercado publicitário mineiro porque agências, governos e todo o restante do mercado tem visto que reunimos os melhores veículos impressos e digitais e juntos somos uma força cada dia maior. Ontem diante das maiores Agências de Propaganda de Minas, da Secom Governo de Minas, Secom ALMG, dos maiores Jornais e Portais da Capital o nosso trabalho foi reconhecido. Sintam-se orgulhosos”, afirmou Rodrigo. (Rede Sindijori)

Museu de Araxá recebe exposição

O Museu Calmon Barreto e Memorial de Araxá realizou o lançamento da exposição Sensações de Mármore, do artista plástico Adoil José. O evento é aberto à comunidade e a mostra fica disponível para visitação gratuita até 29 de janeiro. Nas 12 peças expostas, entre 10 abstratas e 2 figurativas, Adoil, que foi um grande amigo de Calmon Barreto, retrata suas emoções. “Convivi com o Calmon durante 10 anos. Ele foi mais do que um professor. A exposição se chama ‘Sensações de Mármore’ porque representa os sentimentos. E os sentimentos retratados ali são os que eu senti no momento, enquanto eu fazia as esculturas”, explica. (Correio de Araxá – Araxá)

Sicoob destina R$ 40.000 para entidades

O Sicoob Credcooper realizou a entrega simbólica de 14 cheques para entidades de Caratinga e região. A arrecadação no valor de R$ 40.000, que possibilitou as doações foi fruto da Corrida da Cooperação, que aconteceu em julho. Vagner Ribeiro, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credcooper destaca que o cooperativismo está fundamentado em alguns pilares: “Temos o socioeconômico, o financeiro-econômico, onde precisamos subsistir dando resultados positivos e a cooperativa tem ido muito bem. O outro pilar é social e temos o pilar ambiental. Estamos inseridos em 11 comunidades, destas, 10 cidades por meio de 14 entidades receberão estas doações”. (Diário de Caratinga – Caratinga)

MG conquista 130 medalhas

O Brasil comemorou mais uma vitória na Copa do Mundo do Catar em seu segundo jogo no torneio, realizado na semana que passou. A partida foi disputada contra a Suíça, no estádio 974, e os adversários deram trabalho à “Amarelinha” em campo. Com o resultado, a pentacampeã mundial garantiu a sua vaga na fase de mata-mata do torneio. O Brasil foi a campo com dois desfalques importantes na partida contra a Suíça. Neymar e Danilo ainda se recuperam de suas respectivas lesões. Para o lugar deles, Tite selecionou Fred e Eder Militão. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Projeto “Arte no Ponto” chega a Itaúna

Através da Lei de Incentivo à cultura e contando com o patrocínio de grandes empresas como a Minerita Minérios Itaúna Ltda e Herculano Mineração Ltda, a Associação Universo Cultural e Assistencial traz uma grande novidade para Itaúna, o projeto Arte no Ponto. É ela uma exposição de artes que tem como objetivo produzir uma galeria a céu aberto, valorizar os artistas locais e levar a cultura e arte para toda a população itaunense. A galeria conta com 20 totens que estão instalados em pontos de ônibus. A cada mês serão inseridas novas imagens, trazendo para os artistas que participam da exposição, a oportunidade de divulgarem seus talentos através do projeto. (Integração – Itaúna)

Operação de micro-ônibus é ampliada

Após diversas tratativas para a realização de um acordo entre o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Coletivo Urbano (Sinttro) e Consórcio Via JF, a operação de micro-ônibus no transporte público de Juiz de Fora começou a ser expandida para outras linhas nesta semana. A medida, que está prevista no contrato de concessão realizado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) em 2016, foi questionada recentemente pelo Sinttro, que inclusive chegou a impedir a saída de veículos das garagens, no início de novembro, para protestar sobre a posição contrária à circulação de micro-ônibus sem cobrador na cidade. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)