Coluna MG 19 setembro

Galpão comemora 40 anos com turnê
As cidades de Corinto, Curvelo, Cordisburgo e Sete Lagoas, recebem, pela primeira vez, o espetáculo “De Tempo Somos” (Ariane Lazario)

Galpão comemora 40 anos com turnê

Uma das companhias de teatro mais importantes do Brasil, o Grupo Galpão, que celebra seus 40 anos, ganha as ruas, espaços culturais e praças de cidades mineiras com “De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão”, espetáculo apresentado como um sarau de músicas e poesias, com direção das atrizes Lydia Del Picchia e Simone Ordones. No dia 20 de setembro, o Grupo Galpão chega a Corinto; no dia 21 de setembro, Curvelo recebe o espetáculo, na Praça da Estação. Dia 23 de setembro será a vez de Cordisburgo. A turnê Sertão de Minas se encerra na cidade de Sete Lagoas, no dia 24 de setembro, às 19h, na Praça da Feirinha. Todas as apresentações são gratuitas. (Diário de Sete Lagoas)

Ladainha regulariza imóveis

A Prefeitura de Ladainha realizou solenidade, na Câmara Municipal, para a entrega de Títulos de Regularização Fundiária a moradores do bairro da Liberdade, um momento de extrema importância para os beneficiários que esperavam há anos para terem a situação regularizada, e hoje puderam realizar um sonho. Antes eles tinham a posse dos imóveis, hoje têm o registro de propriedade, e a alegria estava estampada no rosto de cada um. Desde que foi instaurada a Comissão de Regularização Fundiária Urbana de Ladainha, em 2021, a advogada Gleice Santos Oliveira está na coordenação da equipe, e hoje comemora a conclusão da primeira etapa dos trabalhos. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

Wenceslau Braz no ‘Caminho da Fé’

A Prefeitura de Wenceslau Braz, através do Departamento de Cultura e Turismo, está divulgando na cidade informações sobre o Caminho da Fé – Caminho de Aparecida, na qual o município faz parte. A iniciativa integra as atividades da 9ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais Caminhos de Religiosidade, projeto idealizado pelo Iepha MG – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, que tem como objetivo divulgar e difundir o patrimônio. Neste ano o tema escolhido foi: Caminhos Gerais, itinerários e rotas do Patrimônio Cultural Mineiro. (Jornal Panorama – São Lourenço)

Uberaba tem 100% de led

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), entrega e executa diversas obras de iluminação pública com instalação de luzes em led. Este trabalho é executado pela Concip, que presta serviços de iluminação em todas as vias públicas e praças, visando ao desenvolvimento, modernização, extensão, eficientização energética, operação, manutenção do sistema e segurança. São mais de R$ 25 milhões em investimentos na iluminação pública municipal, mais de 17.000 pontos de luz entre modernização e obras novas, assim como mais de 90 vias atendidas entre ruas e avenidas, e mais de 400 obras especiais para melhorar a iluminação de praças, parques, entre outros. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Asja anuncia fábrica em Sabará

A empresa de energia Asja anunciou a destinação de recursos no valor de R$ 152 milhões para a construção de uma nova planta de alta tecnologia em Sabará, que irá transformar resíduos urbanos em biometano. Com esse investimento, a atuação da empresa, instalada em 2017, no município, será ampliada, com uma produção prevista de 80.000 metros cúbicos diários do produto, além da geração de 24 empregos permanentes. O biometano é um gás natural renovável, que pode ser usado em diversas aplicações, desde mobilidade urbana até indústrias de grande porte. (Jornal Sabará Notícias)

Poços a “capital do saneamento” no país

Teve início nesta segunda-feira, 18, em Poços de Caldas, o 51º Congresso Nacional da Associação dos Serviços Municipais de Saneamento – Assemae. O evento acontece no Cenacon e a abertura será às 19h. Até o próximo dia 22, o município será palco das discussões sobre o saneamento no país. O evento conta com a presença de autoridades do setor no Brasil que estarão discutindo as dificuldades, os desafios, as soluções, as inovações, após o Marco Regulatório do Saneamento instituído em 2020.. (Jornal Poços Com – Poços de Caldas)

Itabirito investe em ambulâncias

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Saúde, investiu cerca de R$ 1,3 milhão na aquisição de quatro novas ambulâncias para ampliar o atendimento à população local. A entrega dos veículos ocorreu na primeira quinzena de setembro. “Trata-se de um importante investimento na saúde. Esses veículos reforçam a frota de ambulâncias do município de Itabirito a fim de garantir a prestação de um atendimento qualificado aos pacientes que necessitarem desse tipo de transporte”, destaca o prefeito Orlando Caldeira. (O Liberal – Ouro Preto)